quarta-feira, 25 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (20 de 20)


“Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós lançados fora” (verso 28)
         Prezado amigo, vê como esse Deus de compaixão avisa em Sua Palavra. Vê como Ele se coloca como um Guia, um orientador, e o mais glorioso é que Ele abre teus olhos a fim de que tu possas enxergar a verdade. Então, tendo tudo ao teu alcance para que tu sejas levado a conhecer o glorioso amor de Deus só me resta tentar, de todos os meios te persuadir a deixar o perigoso caminho da perdição onde tu te encontrar escorregando para o abismo. Eu sei que as hostes espirituais da maldade hão de usar de todos os seus nefandos meios para não te perder. Se que eles trabalham a todo vapor neste mundo maligno para sustentar o império das trevas que está sob o comando de satanás, e tu achas que eles vão dar pouca importância para ti? Jamais! Satanás é ladrão, salteador e cada ser humano representa muito na organização do seu reino de mentira em seu objetivo de querer ser igual a Deus.
         Só tem um meio para que tu escapes da ruína eterna que te espera nas trevas além – A porta estreita da salvação. Certamente tu não poderás escapar se negligenciares esta tão grande salvação a qual Deus providenciou por meio do Seu único e Bendito Filho. É verdade que o juízo virá e não tardará e se não escapares por meio daquilo que Deus providenciou é fato que tu cairás lá. O barco de tua vida poderá afundar a qualquer momento, o vendaval inimigo te empurra para lá e a tua chance de escapar é agora. E se tu permites que teu coração fique endurecido será ainda mais perigoso. Quem fala é o Deus Soberano, o Deus que afirma resistir ao soberbo. A tua rebelião não vai fazer nenhuma diferença em Deus, pois Ele continua sendo o mesmo Deus aquele que age com perfeita justiça. O homem é o que é perante a face do Rei Eterno, imortal e invisível, apenas um verme.
         Mas esse mesmo Rei, estende o Seu Cetro de Misericórdia para a alma que se achega perante o Seu Trono clamando por Sua Graça e Seu perdão, e Ele mesmo afirma que Ele se inclina para estender a Sua mão e socorrer a alma aflita e desesperada que clama pelo seu socorro. Tu perguntas: “Como é que eu posso ficar sabendo que Ele me aceitará assim, sendo eu tão pecador?” Meu amigo estou te conduzindo pelas estradas da bíblia! Eis o Salvador a chamar: “Vinde a mim!” Ele chama qualquer pessoa? Não! Ele chama os cansados e sobrecarregados. Somente a essas pessoas que Ele procura para dar-lhe descanso na alma. Pode estar certo que o Salvador Bendito é Fiel e Justo, e a porta da graça está aberta e que tu podes achegar agora mesmo diante desse tão Bendito Salvador o qual pode garantir tua eterna segurança porque o Sangue precioso já foi derramado para o cancelamento e remissão de todas as suas culpas.
         Muitos virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus” (verso 29)
         Amigo, agora encerrarei esta série de mensagens baseada em Lucas 13. Tem mais este verso 29 para ser explicado para então fechar as mensagens. A passagem sem dúvida tem mais  profundidade para ser transmitida, pois é um rio que jamais pode secar-se, estamos lidando com os tesouros eternos desse Deus. O amigo prestou atenção no verso 29? O verso é exatamente aquilo que foi lido para o qual quero chamar a atenção para o amigo que preocupa em saber e conhecer a verdade bíblica como ela é. Nosso Senhor vai mais longe ainda em procurar avivar nas mentes e nos corações daqueles ouvintes a verdade acerca do juízo eterno. Ele apresenta em palavras as cenas que irão desenrolar-se no grande episódio da eternidade, no grande Dia do Senhor. Aqueles homens em seus corações tão orgulhosos achavam que somente eles os judeus teriam acesso, teriam direito ao reino de Deus. Por quê?  Simplesmente porque tinham o nome de judeus, e descansavam nessa formalidade humana sem, contudo preocupar em ver exatamente o que Deus falava por meio de Sua Palavra, palavra que eles tinham em mãos, palavra que era lida todos os sábados nas Sinagogas. É assim o que acontece com muitos que descansam no nome de crentes, carregam o nome de “crentes” achando que somente pelo fato de terem esse nome já tem entrada no reino de Deus.
          Meu amigo, os judeus descansavam e refugiavam no nome “judeu”, mas diante deles estava o próprio Filho de Deus, Jesus o Messias prometido no Velho Testamento, aquele que os profetas haviam referido, mas os olhos cegados pela incredulidade, tapados pela dureza não conseguiam enxergar a verdade. Mas o Senhor, depois de mostrar no verso 28 que eles veriam os Patriarcas: Abraão, Isaque, Jacó no reino de Deus, eles fora, clamando em choro e angústia porque definitivamente não podiam ali entrar, porquanto Deus trancara a porta, assim como trancou a porta da arca de Noé no dilúvio. Deus havia trancado a porta, e aquele povo que ficou do lado de fora, nunca mais teria chance. A chance que tiveram antes foi jogada fora.
         Mas o Senhor vai mais adiante mostrando algo que jamais passara nos corações daquele povo judeu. Dê uma olhada no verso 29. Impressionante! Jesus mostra àqueles judeus que pessoas do mundo inteiro, de todas as nações estariam no Reino de Deus na mesma posição que os patriarca tinham! Impressionante! Isso era demais! Jesus já tinha chegado com a agulha da verdade e ferido seus corações, mas agora a agulha penetra mais ainda e a dor aumenta. Era demais para os orgulhosos e vaidosos judeus. Eis aí a razão que aquele povo nutria um verdadeiro ódio e desprezo por Cristo. Eles não gostavam do Senhor porque Cristo confrontava aquele povo com a verdade.          Eles estavam prontos a atacar o Senhor e até mesmo matá-lo; eles estavam prontos a crucificá-lo; eles estavam prontos para levar Jesus a um alto monte e jogar despenhadeiro abaixo para que Ele fosse esmigalhado. Aquela verdade era muito dura para ser ouvida. Como podia acontecer isso? Eles eram judeus, mas seriam jogados no castigo eterno enquanto pagãos do mundo inteiro, pessoas de todas as nações no reino de Deus assentados à mesa de Deus, tendo o mesmo privilégio, tendo a mesma honra que Moisés, Abraão, os profetas e outros mais tiveram.
         Tal verdade era para causar espanto. Jamais quiseram ouvir um discurso desse; jamais queriam que uma verdade dessa passasse pelos seus ouvidos e achegasse aos seus corações. Aumentou o ódio deles porque seus corações eram tomados pelo preconceito religioso. Eles tinham idéias preconcebidas e nada sabiam da depravação e da imundície de seus próprios corações. Eles criam firmemente que eles não eram tão pecadores como as outras pessoas que não pertenciam à mesma nação deles. Por isso que os judeus chamavam os outros povos de “cães”. O que eles faziam? Eles faziam aquilo que Jesus chama de proselitismo. Proselitismo é tomar uma pessoa de uma religião e passar para a sua religião. Os judeus faziam isso, eles pegavam pessoas de outras nações para que elas fizessem parte da religião deles. Isso é proselitismo. Jesus advertiu os fariseus quanto a essa prática, e disse para aqueles homens: “Vocês vão fazer proselitismo, vocês estão fazendo das pessoas herdeiras do inferno duas vezes”. Que coisa impressionante.
Mas eis aí a solene verdade, verdade que Cristo apresenta para eles sem nenhum medo em tom de advertência. Mas também, Jesus apresenta essas palavras como se fosse um convite ao arrependimento. Em outras palavras Cristo está lhes dizendo: “Olha, vai acontecer isso, mas agora tem chance de escape porque eu vim a este mundo para buscar pecadores. Eu sou a esperança de Israel, eu sou o Messias prometido, eu Sou aquele mencionado por Abraão, mencionado por Moisés, mencionado nos Salmos e também pelos profetas. Eu vim ao mundo em busca dos pecadores e eu irei até à cruz a fim de conquistar esses pecadores; darei a minha própria vida para resgatar esses pecadores porque eles são as minhas ovelhas, e eu hei de resgatá-las. Eu sei que sangue de touros e de bodes não tem nenhum poder para limpar pecados, mas meu sangue sim. Com o meu sangue derramado pagarei o preço de resgate desses pecadores e assim vou redimi-los para mim. Milhares do mundo inteiro, não somente dos judeus, mas também, de todas as nações hão de crer em mim para serem salvas, e a mensagem do evangelho será pregada e os escolhidos de meu Pai confiarão em meu sangue, prostrar-se-ão aos meus pés. E vocês judeus, vão ser levados pela incredulidade que domina seus corações agora? Vocês, judeus, estão perto do reino, mas sem salvação; estão perto da porta, mas estão cegos e ainda não viram a porta aberta. Vocês viram a mesa do banquete, mas não se assentaram porque não tem fome. Vocês estão à margem do rio da água da vida, mas não quiseram beber porque não tem sede. Seus corações hão de ficar ainda mais endurecidos contra a verdade salvadora, e serão perseguidores da verdade, daqueles que seguem a verdade.” Foi exatamente isso o que eles fizeram.
Meu prezado amigo, esta mensagem deve soar como um toque de alerta aos que se acham na mesma situação daqueles judeus. Deve ressoar para aqueles que estão carregando a mesma confiança carnal que os judeus tiveram, e assim vão prosseguindo embrutecidos pelo engano do pecado sem perceber as ciladas de satanás, nem as astúcias de seus próprios corações. Prosseguem assim. É exatamente isso o que vemos em nossos dias. Foi assim nos dias de profetas como Isaías e Jeremias, homens usados por Deus para alertar o povo quanto a falsa religiosidade praticada em nome do Senhor, quando em seus corações estavam afastados, e não conheciam o que realmente significa salvação. Eles falavam acerca de Jeová; eles oravam em Nome de Jeová, mas seus corações estavam longe do Deus Jeová.
         Meu amigo, vê como o Espírito Santo deixa bem claro a respeito do juízo eterno. Diante dessa verdade, será que tu queres ser apanhado na armadilha que tu mesmo preparaste para tua alma? Será que tu pretendes cair na cova que fizeste? O teu caminho não serve para Deus, pois Ele mesmo afirma que só conhece o caminho dos justos. Vê no verso a surpresa que haverá quando estiveres jogado no juízo sem haver da parte de Deus qualquer compaixão naquele dia. Esse Deus que agora está usando de compaixão para contigo. Meu amigo, o sofrimento é eterno, e além do fogo, haverá o desespero em saber que amigos e parentes teus estarão assentados participando do reino de Deus para sempre lá na Jerusalém Celestial, mas tu do lado de fora batendo em vão, inutilmente.
Creio que isso é algo digno de ser considerado; isso deve fazer parte do mais íntimo de teus pensamentos; isso deveria ser recebido como uma boa notícia para ti. Alguém que medita em realidades eternas está meditando em coisas sábias, porquanto a bíblia afirma que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Tu não ficarás louco por causa disso. Deus chama de “louco” aquele que continua no engano do coração sem perceber que essa falsa impressão de que tudo está bem é que lhe levará à perdição. É loucura saber que Deus está oferecendo o melhor para pecadores tão indignos, para pecadores do mundo inteiro, e ainda assim no íntimo resolver não querer essa salvação por desejar viver no pecado. Naquele dia, o resultado da misericórdia desse Deus será visto pelos anjos e até mesmo por aqueles que estarão no Lago de Fogo.
Pessoas do mundo inteiro; pessoas do norte e do sul, do oriente e do ocidente estarão participando do regozijo eterno. Pessoas do Brasil, Japão, Rússia, EUA, da Índia, Indonésia, etc., enfim, pessoas do mundo inteiro, tribos nações estarão entrando no céu. E esta preciosa salvação que agora tu rejeitas está sendo levada ao mundo inteiro. E Deus tem aqueles que são chamados de Seus escolhidos. Os céus encherão de remidos do mundo inteiro para se congratularem ali para juntos adorar ao que é Bendito eternamente. E quando a tua festa terminar aqui, iniciará a festa celeste. Essas pessoas de todas as línguas terão ali uma só linguagem no paraíso de Deus a Nova Jerusalém.
E tu, meu amigo, que esperas? Quantos, talvez olhem para ti como se tu fosses um herdeiro de Deus. Será que tu darás uma surpresa no inferno? Com pessoas vindo encontrar contigo, dizendo: “Ah! Tu também és um dos nossos, e nós pensávamos que tu eras um crente, porque tu eras um freqüentador da igreja, tu oravas bonito, mas eis que também és um dos nossos”. Prezado amigo, chegou o momento para que confrontes a tua vida espiritual à luz da Palavra. Não é hora para que tu penses em tua esposa, esposo, filho, pai, amigo, etc.. Pensa em tua alma. Ela já foi lavada e redimida pelo sangue do Cordeiro? Se tu és uma nova criatura cujo viver mostra crescimento e santidade evidenciados no ódio pela iniqüidade e num prazer e amor por aquilo que é puro, então tu mostras que tu és nova criatura. Não fiques baseando em tua religião, naquilo que o homem diz. Vê o alicerce de tua vida espiritual, se é a Rocha firme e inabalável da palavra.
Espero que ao pregar nesta passagem de Lucas 13 eu tenha sido bem claro aos ouvidos dos leitores. Gastei tempo para preparar, meditei e orei para levar aos ouvintes um comentário correto a respeito da passagem. O mais importante é levar o leitor a perscrutar sua alma. Creio que o meu tempo não foi usado em vão ao pregar todo conselho de Deus. Quanto aos frutos, deixo com meu Deus, pois ele afirma que a palavra não volta vazia. Ela tem uma função especial que é glorificar o Deus vivo. Se tem alguém andando pela estrada perigosa, cujo nome é “Caminho largo” eu devo convidá-lo a deixar esse caminho logo porque sua situação é de extremo perigo, e Deus aponta sua responsabilidade de converter a Cristo. Não vou lhe oferecer saúde, nem prosperidade, pois não é isso o que o amigo precisa. Deus afirma aos que querem lhe seguir que primeiramente virão os perigos deste mundo maligno. As Glórias eternais estão ainda porvir. Corre pela fé e entra pela porta estreita.

Nenhum comentário: