domingo, 15 de abril de 2012

BENÇÃO E MALDIÇÃO (21)


“Bem-aventurados vós, os que agora chorais, porque haveis de rir” (Lucas 6:25)

         Amigo leitor tenho procurado explicar o que nosso Senhor está querendo dizer na frase: “Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir”. Gastei bom tempo procurando tirar toda e qualquer confusão promovida pelo engano do coração humano, mostrando o que não é o “choro” que nosso Senhor refere no texto em pauta. A alma que um dia foi achada num estado de pobreza perante Deus, sentindo a real fome por aquilo que é eterno, essa é a alma que realmente “chora”. Obviamente a pessoa que assim chora será desprezada pelo mundo, porquanto ela não encontra aqui neste vale nada e ninguém que possa lhe socorrer. Somente Deus pode lhe enxugar dos olhos do coração toda lágrima.
         Mas vou adiante para mostrar que o choro tratado por nosso Senhor tem um sentido ainda mais profundo. Há o choro que leva a alma ao pé da cruz rogando salvação; há o choro do pecador que clama pedindo perdão e que almeja pertencer para sempre a Deus; há o choro que parte de um coração arrependido, que o leva pela fé a conhecer o Salvador e Senhor, e que o faz pertencer para sempre a Deus sendo assim transferido da morte para a vida, das trevas para a maravilhosa luz.  Afirmo que aquele que um dia conheceu a salvação preciosa que há no Filho de Deus; aquele que sabe por experiência própria o que significa obter o socorro da livre misericórdia; que entende bem que foi tirado do lamaçal do pecado para ter agora seus pés firmados na Rocha dos séculos, tal pessoa sabe o que significa “chorar”. Seus olhos foram abertos para entender a realidade desta vida e podem ver que miséria é este mundo no qual esteve aprisionado sem que soubesse; foram abertos para vislumbrar os perigosos inimigos que lhe cercam e que a caminhada é longa até chegar ao lar celestial.
         Tomo aqui um tempo para explicar biblicamente que o verdadeiro crente realmente chora. Novamente volto a afirmar que não se trata de um choro promovido por circunstâncias e nem por meras emoções. Não vamos nos envolver com aquilo que é da natureza enganosa da carne, que busca satisfação em sentimentos transitórios. Vamos procurar por nossos pés firmados no sólido alicerce da palavra escrita e assim ficarmos firmes mesmo que haja sombras das dificuldades e adversidades desta vida ao nosso derredor.
         Dirijo-me aos leitores para afirmar que há um “choro” naquele que é genuinamente salvo por sentir aqui o fardo de estar ainda ausente de Deus. Veja bem, certamente temos nosso Deus conosco sempre, Ele nunca nos deixará nem nos abandonará (Hebreus 13:5), porquanto é o Fiel Pastor que cuida perfeitamente das Suas ovelhas que comprou com Seu Sangue, e é Ele nosso Guia até a morte (Salmo 48:14), além de podermos assegurar que é nosso socorro bem presente nas tribulações (Salmo 46:1). Quando estou falando a respeito de ainda estarmos ausentes de Deus quero expor o fato que ainda habitamos numa prisão temporária que é nosso corpo mortal, e tal verdade nos assegura que enquanto estivermos habitando neste corpo feito de barro, estamos ausentes do Senhor conforme diz Paulo em 2 Coríntios 5:6. Não procuremos criar idéias fantasiosas de vermos o Senhor neste nosso corpo mortal. Estamos ainda ausentes Dele e vivendo pela fé (Romanos 1:17).
         Falo aos leitores crentes, que enquanto estivermos habitando nesta tenda feita de barro, há um gemido no íntimo (Romanos 8:23), porque todo verdadeiro crente sabe o que significa o sofrimento que aqui enfrenta devido estar habitando num corpo pecaminoso. Todo verdadeiro crente sabe o que é angústia, sabe o que é dor, sabe o que é o peso desta vida, sabe o que significa passar pelas aflições deste tempo presente. Toda promessa mundana de uma vida melhor aqui em perfeita saúde, com a ausência dos problemas reais desta vida, não passa de ser engano do deus deste mundo que quer engambelar os corações incautos com promessas vãs. Aos santos a exortação é para que marchem triunfantes em direção à Nova Jerusalém aguardando a revelação que há de vir com promessas de coisas excelentes e infinitamente melhores do que toda riqueza e prazeres achados neste mundo, mas que não passam de ilusões da carne. Amado irmão, enquanto você aqui estiver, há de chorar no íntimo por estar habitando num corpo que lhe deixa provisoriamente ausente do Senhor.
         Caro leitor, aquele que é crente em Cristo sempre verá que o pecado de perto ainda lhe rodeia e realmente chora porque não chegou àquela situação de agradar de forma perfeita ao Senhor. Contemplamos essa verdade lendo o livro dos Salmos onde a maior parte desses salmos não passa de ser o justo sentindo a opressão desta vida aqui com perseguições advindas de todas as formas. Realmente dependemos da Graça de Deus para que não venhamos a cair e sabemos que estamos sustentados pelo nosso Senhor.
         Querido leitor, nosso Senhor nos ama e entende nossa triste situação em nossa passagem pelo Vale da sombra da morte. Ainda não chegamos ao lar eterno, então, certamente o choro há de nos acompanhar nesta vida para até mesmo dilacerar nossos corações com tudo aquilo que é o quadro real deste mundo. Aqui habita a dor, a angústia, o luto, a separação, a solidão, a perversidade, a miséria, a fome, etc. Não nos assombremos diante daquilo que a própria palavra de Deus nos mostra quanto à realidade desta vida transitória.
         Há um choro que dilacera o coração daquele em quem habita o Espírito de Deus. É o choro por estar presenciando a miséria deste mundo. Vemos aqui o que significa a semente do pecado por todo este planeta onde habitamos. Vemos a perversidade dos homens aparecendo em todas suas manifestações de assassínios, injustiças, mentiras; vemos a fome, as epidemias que assolam a humanidade etc. Vemos total desrespeito às leis de Deus e uma disposição de destruir tudo aquilo que é realmente bom e que foi deixado para o bem e segurança das pessoas. Realmente vemos que há guerras e rumores de guerras e não temos razão para não chorar. Os santos de Deus que passaram por esta vida souberam o que significa padecer. Vemos esse choro no coração do próprio Deus que manifesta seus sentimentos de compaixão ao contemplar toda raça humana mergulhada na miséria e no caos como resultado de obedecer ao pecado e desobedecer a Deus. No livro do profeta Jeremias, em várias partes vemos Deus chorando com seu coração como que rasgado emocionalmente em face da miséria dos homens.
         O fato é que o mundo procura encobrir a verdade de sua situação dramática com promessas de que tudo há de melhorar. O fato é que nada vai melhorar e não há nenhum programa deste mundo que possa trazer qualquer recurso de melhora para este reino de trevas. Sabemos que Deus há de destruir tudo isso e que haverá Novo Céu e Nova Terra onde para sempre habitará a verdadeira Justiça. Não procuremos encobrir as coisas; não tentemos mudar a situação; não sejamos induzidos a pensar que meros sorrisos externos hão de mudar a situação.
         Voltemos para a Palavra de Deus e procuremos resposta no próprio Deus e não no meio dos homens. O texto diz: “Bem-aventurados vós, os que agora chorais...” Eis a linguagem que parte dos lábios do próprio Deus, e firmemos nessa linguagem porque há segurança naquilo que fala o Fiel e verdadeiro Senhor.         Como é que o mundo encara aqueles que choram? O mundo vai rir, vai zombar, vai escarnecer, vai dizer que esses que choram são bobos que não pensam positivamente. Eles buscam tantos recursos para fazer esta vida bem agradável e festiva e sanar de uma vez com tudo aquilo que aparenta fracasso. Afinal, tem tantos lugares onde podem achar divertimentos e alegria!
         O Glorioso Salvador tem Suas mãos estendidas para socorrer aos aflitos e abatidos de espírito que anseiam a salvação. O trabalho do Salvador é triunfante porque agora Ele ainda está salvando perdidos pecadores. O evangelho bíblico alcança almas assim cujos corações têm sido trabalhados pelo Espírito de Deus e que não estão atrás de outra coisa senão de encontrarem o Deus Vivo e estarem certos que foram salvos com a eterna salvação. Se você é uma alma assim, Cristo está perto e pronto para lhe salvar. O Glorioso Filho de Deus conquistou na cruz do Calvário eterna e perfeita salvação para pecadores que ouvem Seu chamar.

Nenhum comentário: