sábado, 14 de abril de 2012

BENÇÃO E MALDIÇÃO (20)


Bem-aventurados vós, os que agora chorais, porque haveis de rir” (Lucas 6:25)

OS QUE CHORAM  (continuação)
        Caro leitor, aquele que é crente em Cristo sempre verá que o pecado de perto ainda lhe rodeia e realmente chora porque não chegou àquela situação de agradar de forma perfeita ao Senhor. Contemplamos essa verdade lendo o livro dos Salmos onde a maior parte desses salmos não passa de ser o justo sentindo a opressão desta vida aqui com perseguições advindas de todas as formas. Realmente dependemos da Graça de Deus para que não venhamos a cair e sabemos que estamos sustentados pelo nosso Senhor.
         Querido leitor, nosso Senhor nos ama e entende nossa triste situação em nossa passagem pelo Vale da sombra da morte. Ainda não chegamos ao lar eterno, então, certamente o choro há de nos acompanhar nesta vida para até mesmo dilacerar nossos corações com tudo aquilo que é o quadro real deste mundo. Aqui habita a dor, a angústia, o luto, a separação, a solidão, a perversidade, a miséria, a fome, etc. Não nos assombremos diante daquilo que a própria palavra de Deus nos mostra quanto à realidade desta vida transitória.
         Há um choro que dilacera o coração daquele em quem habita o Espírito de Deus. É o choro por estar presenciando a miséria deste mundo. Vemos aqui o que significa a semente do pecado por todo este planeta onde habitamos. Vemos a perversidade dos homens aparecendo em todas suas manifestações de assassínios, injustiças, mentiras; vemos a fome, as epidemias que assolam a humanidade etc. Vemos total desrespeito às leis de Deus e uma disposição de destruir tudo aquilo que é realmente bom e que foi deixado para o bem e segurança das pessoas. Realmente vemos que há guerras e rumores de guerras e não temos razão para não chorar. Os santos de Deus que passaram por esta vida souberam o que significa padecer. Vemos esse choro no coração do próprio Deus que manifesta seus sentimentos de compaixão ao contemplar toda raça humana mergulhada na miséria e no caos como resultado de obedecer ao pecado e desobedecer a Deus. No livro do profeta Jeremias, em várias partes vemos Deus chorando com seu coração como que rasgado emocionalmente em face da miséria dos homens.
         O fato é que o mundo procura encobrir a verdade de sua situação dramática com promessas de que tudo há de melhorar. O fato é que nada vai melhorar e não há nenhum programa deste mundo que possa trazer qualquer recurso de melhora para este reino de trevas. Sabemos que Deus há de destruir tudo isso e que haverá Novo Céu e Nova Terra onde para sempre habitará a verdadeira Justiça. Não procuremos encobrir as coisas; não tentemos mudar a situação; não sejamos induzidos a pensar que meros sorrisos externos hão de mudar a situação.
         Voltemos para a Palavra de Deus e procuremos resposta no próprio Deus e não no meio dos homens. O texto diz: “Bem-aventurados vós, os que agora chorais...” Eis a linguagem que parte dos lábios do próprio Deus, e firmemos nessa linguagem porque há segurança naquilo que fala o Fiel e verdadeiro Senhor.         Como é que o mundo encara aqueles que choram? O mundo vai rir, vai zombar, vai escarnecer, vai dizer que esses que choram são bobos que não pensam positivamente. Eles buscam tantos recursos para fazer esta vida bem agradável e festiva e sanar de uma vez com tudo aquilo que aparenta fracasso. Afinal, tem tantos lugares onde podem achar divertimentos e alegria!
         O Glorioso Salvador tem Suas mãos estendidas para socorrer aos aflitos e abatidos de espírito que anseiam a salvação. O trabalho do Salvador é triunfante porque agora Ele ainda está salvando perdidos pecadores. O evangelho bíblico alcança almas assim cujos corações têm sido trabalhados pelo Espírito de Deus e que não estão atrás de outra coisa senão de encontrarem o Deus Vivo e estarem certos que foram salvos com a eterna salvação. Se você é uma alma assim, Cristo está perto e pronto para lhe salvar. O Glorioso Filho de Deus conquistou na cruz do Calvário eterna e perfeita salvação para pecadores que ouvem Seu chamar.
         Prezado leitor, o mundo promove meios a fim de que as multidões fiquem ocupadas e entretidas. Há tantas soluções para viver a vida de maneira que desapareçam os problemas! O mundo sempre há de censurar a vida cristã dizendo que a bíblia é um livro que deixa o homem triste, perturbado e até mesmo doido. Mas quando os olhos da fé estão fitos no Deus invisível, terão prazer em discernir a voz do Senhor e somente alegrarão no Senhor que é fonte de toda felicidade. O que Nosso Senhor disse aos Seus discípulos?  No mundo tereis aflições...” Ele nada mencionou de prosperidades. Ele em nada procurou manipular as mentes; Ele em nada procurou passar para aos corações de seus discípulos uma falsa idéia de pensamentos positivos; Ele não retirou a verdade nem uma vez sequer a respeito da situação maligna deste mundo e da liderança pervertida do príncipe deste mundo. O que importa aqui é sabermos o que Deus diz a respeito daqueles que choram. Deus os chama de “bem aventurados”: “Bem-aventurados vós, os que agora chorais...”.
         Você leitor pode perceber que o padrão da vida do salvo é totalmente contrário ao padrão deste mundo? Enquanto o mundo há de chamar os salvos de “pobres coitados”, Deus chama Seu povo de “bem aventurados”. Você é um crente em Cristo? Um dia você soube no íntimo o que significa “chorar” em busca da salvação? Dia a dia você tem experimentado o “choro” que parte de um coração santo que ama a Deus e que quer se conformar em ser igual a Deus, mas que sente terrível dificuldade de viver assim em razão de ainda estar habitando neste corpo mortal? Você sabe bem no íntimo que longe está da perfeição que agrada a Deus, mas chora por querer ser semelhante em santidade a Cristo. Se for essa a verdade registrada no seu íntimo, pode regozijar-se agora, alegrando-se no Senhor, porque você é uma pessoa realmente feliz com a felicidade que vem de Deus e do Seu Reino.
         Finalizo a mensagem a respeito desse assunto, mostrando a promessa do Senhor Jesus aos que agora choram: “... Porque haveis de rir”. Verdadeiramente não há nenhuma promessa de qualquer riso aqui nesta vida. Devemos saber que neste palco de dores e de gemidos só pode haver motivos de choro e angústia; ainda não chegamos ao nosso lar eterno; ainda não nos adentramos ao nosso lugar de perfeição; ainda não nos tornamos semelhantes ao Filho de Deus; ainda deparamos com o fato que Cristo Jesus não voltou para por um ponto final no reinado de mentiras e perversidades de satanás sobre este mundo. Como podemos rir aqui? Como podemos aqui cantar o verdadeiro cântico de nosso lar eternal? Mas, mesmo nesse ambiente de tristeza e dor, há um consolo no “choro”. Nosso Senhor não retira o choro, porém traz consolação em meio às adversidades.
         Quando Cristo prometeu o Espírito Santo aos Seus discípulos para descer e habitar nos salvos, Ele intitulou o Espírito Santo de “o Consolador” tendo em vista exatamente esse ministério de consolar Seu povo. Mesmo no meio do choro haverá sempre no coração do salvo o riso da vitória contra o mal, porquanto aquele que é crente é chamado de “mais do que vencedor”. Haverá sempre o sorriso em face do triunfo final. Aquele que é salvo por Jesus sabe bem que o mal jamais poderá triunfar contra o bem; que as trevas jamais triunfarão contra a luz; que a jornada do pecado e da dor terá um ponto final e que caminhamos sim para uma eternidade de um novo céu e de uma nova terra onde para sempre habitarão a perfeita justiça e que para sempre haverá na face dos santos o sorriso por causa das glórias eternais.
                                      Mas as sombras deste vale, de uma vez se desfarão
                                      Com a vinda mui gloriosa do Senhor da criação
                                      Eia, pois, ó vós remidos! Escutai-O a repetir:
                                      Há sim sombras neste vale, mas há glória no porvir!


Nenhum comentário: