quinta-feira, 5 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (2)


Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão (Lucas 13:24)
Caro leitor voltemos, então, para o verso 24 de Lucas 13. Qual foi a resposta imediata do Senhor para aquele homem? Ele respondeu-lhe: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Junto com aquele homem havia muitas pessoas ali perto. Jesus não somente voltou para aquele homem, mas Ele conhecendo a curiosidade natural de todos, e disse: “Esforçai-vos”. Oh, meu amigo, deixe estas palavras penetrarem no mais profundo do seu coração. Elas são profundas. Elas são palavras ditas pelo Senhor. É Deus quem as transmite. Que é que JESUS esta querendo dizer? Que é que JESUS está querendo mostrar? Que é que Ele está querendo ensinar? Uma só coisa: responsabilidade. Cada ser humano é responsável. O Espírito de Deus pode usar estas palavras inspiradas a fim de lhe acordar, meu amigo. Assim como você é acordado durante a noite, 3 horas, 1 hora da manhã, para tomar um remédio, ou para ir ao médico quando sente fortes dores. Não é assim? O sono vai embora porque a dor afugenta o sono. A Palavra de Deus faz a mesma coisa. O poderoso Espírito da Glória, Ele pode pegar estas palavras, e usá-las para abrir seus olhos, a fim de que o amigo veja o sério perigo que está à sua frente. De outra maneira você não verá! Além do mais, você poderá ver que só há uma escolha: ou a vida eterna ou a morte eterna. Não há vários caminhos. Não existe isso de que vários caminhos levam a Deus. Não! Só há dois caminhos: o que conduz à vida e o que conduz à morte. Ou a misericórdia de Deus, ou então, o abismo de terror. Ou a Graça de Deus ou o triste Juízo.
Prezado amigo, você, bem como eu, estamos caminhando para a morada eterna, para a casa eterna, e não haverá retorno amigo, não! Haverá choro aqui, mas choro não traz aquele que morre de volta. Por isso é forte o apelo de Deus: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Por que o Senhor diz no texto, esforçai-vos? Por quê? Que é que JESUS quer dizer ali: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”, será que o nosso Senhor, Deus da Verdade, está ensinando que a salvação é através das obras do esforço humano, daquilo que o homem tem que fazer cada dia para ver se conquista um lugar nos céus? Respondo aqui categoricamente: “NÃO”! Glória ao Senhor!
  Meu amigo, não há divergência na Bíblia. A Palavra de Deus não está ensinando salvação pelas obras humanas. Não! Nunca foi ensinado isto na Bíblia. Pelo contrário, no texto o Grande Salvador aponta o que mesmo? Será que Ele diz “esforçai-vos para serdes salvos pela igreja”? Não! “Esforçai-vos para serdes salvos pelo batismo”? Não! “Esforçai-vos para serdes salvos pela moralidade humana”? Também não! O Senhor não está falando sobre isso. Ele não está apresentando a doutrina da salvação pelas obras, pelos métodos humanos. Os homens apresentam e procuram outros meios. Os falsos profetas, eles pregam outros meios, como fazem em nossos dias. Mas a verdade bíblica permanece. A salvação pertence somente a Deus. A ninguém mais. “Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso”. A Glória é e será tão-somente Daquele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Nós estamos lidando com o Deus de toda a verdade.
Mas o amigo deve ter esta pergunta em seu coração. Por que é que Jesus diz aí: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”? A resposta é bem clara e ela é convincente para o coração faminto pela verdade. Vai convencer o pecador que deseja a salvação. O Senhor Jesus está apontando exatamente o caminho da salvação que Deus preparou. Jesus está realmente mostrando aquilo que a Bíblia em toda a sua extensão. Ele não mudou a mensagem. A mensagem da salvação é singular. É uma só mensagem. Ele diz: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”, e com isso amigo, Ele está então apresentando a responsabilidade de cada indivíduo, e além do mais, além de apresentar a responsabilidade de cada indivíduo, ele aponta um lugar de escape. Qual é o lugar de escape? Eis aí: a porta estreita. Oh quantos estão enganados! Oh quantos vão acordar tarde demais! Por quê? Exatamente nesses últimos dias, Satanás está agindo de uma maneira bem esperta, como ele sempre agiu, mas ele tem usado de muito mais sutileza, para apresentar outras portas.          Satanás tem usado os homens para produzirem, fabricarem outros meios de salvação. O que ele quer? Ele quer manter as almas prisioneiras em suas garras, escravizadas no seu império das trevas, mas é bom ressaltar aqui: mesmo com o terrível ataque à verdade da Salvação pela graça; mesmo Satanás levantando seus profetas malignos, os quais de todas as maneiras tentam corromper a graça de Deus, tentando mudar a verdade de Deus em mentira, tentando tornar a verdade em libertinagem, a verdade não vai mudar. Ela é o que é. É a verdade eterna.
Amigo, a história da salvação é a velha história. E ela é sempre a mesma. E eu quero contar-lhe esta velha história. Ninguém pode remover a Rocha dos Séculos. Ela enche o mundo inteira. Deus não amolda a verdade à situação corrente. Não! Deus não procura se adaptar à situação atual. O mundo é o que é. O mundo não mudou. É o mesmo mundo. O homem é o mesmo. O pecado é o mesmo. Satanás é o mesmo. Deus não procura ajustar a salvação Dele aos gostos do homem. Hoje os homens têm feito isso. Ele dizem: “Vamos mudar o método. Vamos dar uma mensagem que o homem gosta de ouvir”. Deus não faz isso. A mensagem é a mesma. Os homens nunca vão gostar da verdade porque eles amam a mentira, e eles estão prontos a ouvir a mentira, e querem servir a mentira.
  Meu amigo ouvinte, Deus não democratizou a salvação. Não! Deus não reformulou aquilo que Ele mesmo chama de Salvação eterna. A história da redenção dos pecadores é a mesma história desde a queda. O homem pode mudar como sempre mudou. Cada geração mostra o homem em um aspecto mais maligno do que ele sempre foi. A história pode mudar e cada geração mostra o rumo deste mundo para onde está indo. Os costumes mudam como sempre vão mudar. O conhecimento vai avançar, porque a Bíblia diz que a ciência vai multiplicar mesmo. A religião pode mudar, como tem mudado, mas a verdade da salvação eterna é imutável. Ninguém poder arranhar isso. Esta salvação eternal, foi planejada pelo Deus tri uno. O Pai, o Filho e o Espírito. Foi planejada na eternidade. Deus não pediu a orientação dos anjos, nem a orientação de homem algum. Foi o conselho de Deus. Foi o decreto de Deus. Foi Deus quem planejou.
  Amigo leitor, eis aí a verdade bendita, eis aí a verdade imutável. Portanto, o que resta agora é que eu, pregador do evangelho, pregue a verdade como ela é. Eu sei que a multidão não vai gostar, mas Deus tem aqueles que Ele chama pela gloriosa mensagem, e aqueles que são salvos vão amar a mensagem da verdade, vão apreciar a doutrina bíblica, e vão querer seguir o Senhor do jeito que a bíblia ordena. Meu desejo é que através desta série de mensagens em Lucas 13 o nome do Senhor venha se glorificado, e que Sua Palavra poderosa venha prosperar num mundo tão cercado pela mentira.

Nenhum comentário: