quinta-feira, 12 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (8)



 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”(Lucas 13:24)
“A PORTA ESTREITA”
Prezado leitor, essa fé apresentada pelas Escrituras Sagradas, é a mesma fé que Zaqueu teve. Ele se esforçou. Aquela alma aflita se viu livre quando encontrou com o Mestre. Mateus também deixou tudo para servir ao Senhor. O ladrão na cruz esforçou-se para vencer a dureza do seu coração rebelde e a fé fez com que aquele homem pudesse contemplar a face do Salvador Bendito ali ao seu lado, e pedisse que lembrasse dele quando entrasse no Seu reino. Quem opera a fé é o Espírito de Deus. Quem ensina a fé é a Palavra de Deus.
  E agora vamos até à realidade de sua própria vida. Vamos ver o esforçar da fé. É fé verdadeira meu amigo, se você deseja o Salvador; se o seu anseio é conhecer a Cristo e a obra conquistada por Ele na cruz do Calvário. É verdadeiro esforço da fé se você quer se ver livre do jugo do pecado e da maldição da lei. É verdadeiro esforço da fé, se o maior desejo de sua alma é ter paz com Deus, mediante o sangue remidor. O esforço é uma obra da fé, se for do seu querer as glórias celestiais. Se isto está ocorrendo em sua vida, aleluia! É Deus quem está operando isto em você. Ele está lhe atraindo com cordas do seu imenso amor. Ele está lhe dando a visão da fé para que você enxergue a glória de Cristo. Nesse caso, o seu esforço não é em vão. A fé encontra o descanso no Salvador.
  A fé meu amigo, é a vitória de Deus que está ao seu alcance. E ela é revestida de glória. Ela é triunfante porque pelo poder de Deus, pode vencer toda rebelião de Satanás, do mundo e da carne, e põe seus pés sobre a Rocha do Santo. O Autor da fé é Cristo. É ele mesmo quem admira a fé. Você se achega a Ele como cansado, oprimido, cheio de angústia, e o Rei da Glória dirá: “A tua fé te salvou”. Pode ira agora a Ele por meio da verdadeira fé. O semblante do Rei eterno não é de ódio, é sim de compaixão e de alegria. Ele tem prazer em salvar. Ele é fiel e Justo, e perante o trono Dele, pecadores arrependidos podem chegar.
Prezado amigo, passamos juntos um bom tempo procurando examinar e entender o que a Bíblia diz a respeito desta palavra usada por Cristo, “esforçai-vos”, no versículo 24 de Lucas 13. Agora passemos para o assunto sobre a porta estreita. Pra mim esse é um assunto vibrante, maravilhoso o leitor atento, não terá dificuldade alguma para entender isso, porque o Espírito de Deus vai lhe ensinar. Jesus não somente ordena para o pecador se esforçar, mas ele aponta o lugar para onde o pecador deve correr e achar a salvação eterna. Que lugar é este? A porta estreita.
É isso aí amigo, quando o Senhor Jesus Cristo lançava o convite ao pecador, o glorioso Autor da Salvação, que veio ao mundo para redimir pecadores, quando ele apresentava o caminho da salvação, ele apresentava o caminho da salvação como um lugar difícil. Um lugar onde os homens naturalmente não querem ir. Jesus nunca tornou as coisas fáceis para os homens. Não! Ele nunca procurou facilitar o caminho. Ele nunca apresentou o caminho para o céu, adornando o caminho para agradar aos olhos humanos. Não! Cristo nunca procurou lisonjear a natureza carnal. Nunca procurou jogar flores na natureza carnal. Ele nunca ficou impressionado com a fé que alguns aparentavam ter. Não! O Senhor conhecia como conhece a natureza humana. Ele sabia da natureza humana que é enganosa, ardilosa e corrupta.
  Amigo, a mensagem da porta estreita é a mensagem verdadeiramente bíblica. É a pregação fiel. Sempre foi. Deus nunca mudou a mensagem. Ele nunca mudou a mensagem a fim atrair os homens. Essa mensagem da porta estreita foi a mensagem dos apóstolos, e deve ser a mensagem proclamada por todos aqueles que Deus tem chamado para pregar; por todo aquele que tem esse privilégio de proclamar os mistérios do evangelho. Todos que pregam o evangelho devem pregar sobre a porta estreita. Eu sei que essa mensagem não é a mensagem que agrada o homem, que a multidão vai gostar de ouvir. Ninguém vai correr para ligar o rádio para ouvir esta mensagem, ninguém vai correr para uma igreja a fim ouvir essa mensagem. Não é isso que atrai o povão. Não é a mensagem popular. Não é também fácil de ser pregada; e não é qualquer um que tem a autorização de pregar esta mensagem. Eu vejo aí e ouço também muitos correndo para o rádio e para os púlpitos e proclamam: “Assim diz o Senhor”, quando Deus não enviou essas pessoas. Ele diz: “Eu não dei autorização para estas pessoas pregarem. Por que estão indo pregar? Eles estão indo pregar aquilo que eles mesmos querem pregar. Eu não mandei”.
  Então amigo, é perigo ir pregar quando Deus não mandou enviou. É perigo abrir a boca para pregar uma mensagem que Deus não lhe autorizou pregar. E a mensagem da porta estreita amigo, é a mensagem dos mistérios de Deus. E Deus não confere os seus mistérios, os seus tesouros a qualquer um. Hoje em dia há tanto escândalo com o nome do evangelho. E por que há tanto escândalo? Por que há tanta confusão com o evangelho hoje? A razão é que não pregam mais sobre a porta estreita. Hoje, pregadores e mais pregadores, estão falando de uma meia verdade. E uma meia verdade é pior do que mentira, porque engana mais. A porta da salvação é a porta estreita. Esta é a mensagem eternal, Deus não mudou e jamais vai mudar. Ele é imutável. Sua Palavra também é imutável. Nós estamos lidando com coisas imutáveis. Sua verdade, e a verdade sempre será imutável. E a verdade de Deus permanece inabalável, inalterada. Deus não nos ordenou que agrademos aos homens, mas sim a Ele. Ele quer que sejamos fiéis a Ele; Ele quer que sejamos honestos na pregação.
  A Palavra de Deus também é suficiente. Não precisamos adicionar nada. Não precisamos de novas revelações. Não precisamos de sonhos e fantasias. A Palavra de Deus é pura e cristalina, e não precisa que o homem adicione suas idéias, e suas tradições. Esses homens vão prestar contas a Deus. Brincar com a autoridade do Livro Santo é profanação. É invadir terreno sagrado. É ter Satanás, o Pai da Mentira como professor. Deus vela pelo cumprimento da sua Palavra. Jeremias 1:12.
  Mas eu quero agora, depois dessa palavra de advertência, chamar o amigo para voltar ao texto lido em Lucas 13. O que é porta estreita? A resposta é evidente. É que porta estreita é o caminho da salvação. Mas por que é chamada de porta estreita? Por que Cristo diz ali porta estreita? É meu dever esclarecer. Jesus diz porta estreita, primeiramente porque é algo individual. É um de cada vez. Sim. Não é assim o caminho largo. No caminho largo passam as multidões. As multidões vão juntas pelo caminho largo. É fácil de transitar. É uma avenida bem larga, e a multidão está contente neste caminho. Homens, mulheres, jovens, meninos e meninas se enveredaram por esse caminho. Estão sentindo prazer nesse caminho. É fácil de andar. Eles não vêem perigo algum, porque os olhos estão fechados; é tudo escuro à frente deles. Mas não precisa esforço algum, para seguir o caminho da perdição. Por quê? O homem já nasce nele. Já segue voluntariamente o curso deste mundo. Não há resistência por parte do homem para andar no caminho largo. Não há combate não há luta. Ele segue normalmente. Fácil. Não tem compromisso com Deus. Não há compromisso de santidade e justiça. Não há compromisso de obediência à Palavra de Deus. Mas o caminho largo é o caminho para o abismo de terror. E Satanás é o anjo desta multidão; ele é o deus desta multidão. Mas no caminho estreito é o contrário. São poucos os que entram ali, e entra um de cada vez. O que significa isso? É que a responsabilidade é individual.
  Então vamos à aplicação. Senhora, você não pode salvar seu marido. Não! Busque a sua salvação. Corra para o livramento de sua alma. Não tente segurar na mão de seu marido pensando que ele vai junto com a senhora. Dirijo-me também ao senhor. Você não pode salvar sua esposa. Corra para o livramento de sua alma homem. Deus é poderoso para operar livramento na vida da sua esposa. Ele também é poderoso para operar livramento na vida de seus filhos. Mas é você que deve correr e buscar salvação para sua alma. Jovem! Corra para o seu livramento. Não fique confiando na fé que seu pai tem para você ser salvo. A salvação do seu pai não garante a sua salvação. Se seu pai tem uma herança no céu, essa herança não é sua. Seus pais podem levar você à igreja, mas não podem lhe levar para o céu. Seus pais podem lhe ensinar versos bíblicos, mas não podem lhe dar fé. Não! Seus pais podem lhe ensinar cânticos cristãos, mas não podem abrir sua boca a fim de que você possa louvar a Deus. O louvor é reflexo de um coração salvo. É algo que vem do Espírito, e não de uma emoção. Adão foi salvo porque aceitou redenção pelo sangue do Cordeiro. Eva também foi salva. Abel, filho deles, teve que apelar para a provisão de um cordeiro que foi morto em seu lugar. E assim, Abel obteve a salvação de sua alma. Ele não segurou na fé que seu pai teve. Não! Caim, entretanto, rejeitou a oferta do amor de Deus. Por quê? Porque ele preferiu seguir o caminho da desobediência.                    Quantas e quantas pessoas partem para o abismo de terror. Por quê? Porque relutaram. Ficaram olhando os amigo, os parentes, as multidões e tomaram uma decisão de continuar na perdição, no caminho que estão. Amigo é bom que você saiba que Deus trata individualmente. O ladrão na cruz teve que escolher a salvação de sua alma em Cristo, e rejeitou seu colega. Sim. Até aquele momento, os dois estavam juntos. Foram presos juntos. Juntos foram sentenciados a morte. Mais eis o que aconteceu ali. Um milagre. Um foi para o paraíso, salvo. O outro desceu para o abismo de terror e trevas. O inferno. O que há de ser com você meu amigo? Já pensou nisto? Já avaliou o estado de sua alma.
  Quero acrescentar outra lição. É que os homens procurarão atrapalhar a sua fé. Eles vão fazer de tudo para atrapalhar a sua fé. Sim. Não há obstáculos para seguir o caminho largo. Você não vai achar ninguém impedindo de você andar no pecador. Ninguém vai lhe atrapalhar. Mas, seguir a Cristo custa rejeição, perseguição, afronta, desdém, zombaria. Esta é uma razão pela qual Jesus chamou essa porta de porta estreita. Não há neste mundo qualquer incentivo a seguir a Cristo. Não há. Portanto, amigo, ao esforçar-se para correr em direção ao caminho estreito pela fé, você vai estar sozinho. Será você e Deus. Os anjos no céu estarão prontos, assistindo esse milagroso evento. Os remidos aqui estarão orando por você, mas o encontro é você sozinho. É sua alma e Deus. Ninguém vai poder explicar isso.
  A história de Saulo cabe bem aqui. Enquanto perseguia a igreja e matava e aprisionava os crente, projetando meios de exterminar o povo de Deus, Saulo estava cercado de amigos, colegas, companheiros, pessoas que gostavam dele e o admiravam. Mas depois do encontro com Cristo tudo mudou. E Saulo teve que experimentar o que nunca havia experimentado antes. Agora, onde estavam seus amigos? Onde estavam seus colegas? Passaram a ser seus perseguidores. E prezado amigo, isso não significa que os homens vão lhe perseguir para matar. Pode ser. Mas simplesmente eles não vão querer seguir o caminho santo. Eles irão numa direção contrária a sua. Eles não vão querer ser discípulos de Cristo. Talvez vão dizer: pode continuar seu caminho. É um caminho bonito, mas eu não vou com você.
  Eis aí uma explicação do que é a porta estreita da salvação. O Grande Deus é poderoso para salvar multidões, mas Ele vai fazer isso individualmente. A obra da fé é Deus agindo no coração do indivíduo. E não será algo que o mundo vai entender. Quem poderá contar os feitos do Senhor na salvação de uma alma. Abel passou a ser motivo do ódio de Caim, seu irmão. Enoque andou com Deus sozinho neste mundo. Noé e sua família, sozinhos, tiveram que enfrentar a oposição do mundo contra a mensagem do juízo do dilúvio. Rute, aquela moabita, teve que deixar tudo, abandonando seus amigos, parentes, para seguir o Deus de Noemi, sua sogra.
  Meu amigo, você quer também entrar pela porta estreita? É desejo de sua alma? Então, focalize bem o seu olhar para o Grande e Bendito Salvador. Olhe firmemente para Jesus o Autor da Fé, desvie seus olhos do mundo. Desvie seus ouvidos do vozerio deste mundo que odeia a Cristo. O mundo não quer a paz com Deus. O mundo quer permanecer em paz com o pecado, e é perigoso isso. O juízo virá, e não tardará. Portanto, vá firme em direção ao Salvador e Senhor, pois aquele que pode lhe salvar é o único que provou o seu infinito amor pelo perdido.
  Ninguém mais lhe ama meu amigo. Ninguém mais pode lhe livrar. Conhecer a Cristo, o Grande Senhor Salvador e Redentor, é o maior bem que você pode obter. É o maior tesouro para a sua alma. É a maior riqueza que você pode adquirir. E isso será transformado em plenitude de alegria. Então agora, pela fé, aquela fé que direciona à porta estreita, corra agora a Cristo, Deus Bendito Salvador Glorioso, e ele está agora pronto para salvar. Ele é o Salvador e Senhor e Ele está agora chamando pecadores e dizendo: “Vinde a mim”. É seu desejo ser salvo agora? Se é, aleluia. É obra de Deus em sua vida.

Nenhum comentário: