quinta-feira, 19 de abril de 2012

BÊNÇÃO E MALDIÇÃO (25)



Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem” Lucas 6:22.
PERSEGUIDOS POR CAUSA DO FILHO DO HOMEM (introdução)
         Prezado leitor, tenho procurado expor aquilo que nosso Senhor está ensinando no que diz respeito às pessoas que recebem da parte de Deus as bênçãos eternais. Digo e afirmo que para Deus só têm dois grupos de pessoas neste mundo: Aquelas que foram abençoadas por Ele e as que foram amaldiçoadas por Ele. Não há meio termo, porquanto lidamos com o Deus de toda verdade, aquele que não pode mentir. Estejamos perante a autoridade do Seu Santo Livro com temor e tremor, sabedores que nosso destino é comparecer perante Sua face.
         Aqueles que são abençoados são vistos claramente no texto como as pessoas “pobres”. Enfatizei que não trata da pobreza conforme o mundo apresenta, mas sim daquela situação em que a pessoa descobre que sua condição diante de Deus é como se fosse de um mendigo. Ele percebe que está completamente distanciado da glória de Deus, do Reino de Deus, que nada possui das riquezas eternais e que nada pode fazer por si mesmo para alcançar essa glória eternal.
         Uma verdade sempre atrai outra verdade. Aquele que descobre sua real condição de um mendigo é alguém que, em vista de sua situação de um mendigo espiritual sente no íntimo a intensa fome da alma. Ele não tem sossego até que ouve o convite do evangelho, então achega-se à mesa do banquete da Graça e ali se alimenta do Pão da Vida para nunca mais ter fome. Cristo afirma na passagem que essa pessoa é alguém que realmente chora. Seu choro é porque conheceu que foi achado pela misericórdia de Deus, e habitando neste mundo tão cheio de mentiras, de pecado, ilusão e marcado pela dor, ele chora, mas continuamente recebe o consolo de Deus. Sua jornada de peregrinação findará quando chegar ao lar celeste e ali o Seu Deus que lhe salvou enxugará de seus olhos toda lágrima.
         A mensagem de hoje focalizará o último ponto que trata acerca daqueles que recebem de Deus a bênção da bem-aventurança. Encaremos o verso 22, porquanto ali nosso Senhor exibe uma verdade não somente reveladora como também confortadora para todos aqueles que foram alcançados pela Sua tão Grande Salvação e que ainda transitam neste mundo como peregrinos e forasteiros.
         De novo posso afirmar que o ensino do Senhor é totalmente contrário ao ensino apresentado em nossos dias através dos falsos mestres. Eles afirmam que aqueles que seguem a Cristo aqui neste mundo terão uma vida excelente, cheia de bênçãos e vantagens terrenas, e que o caminho dessas pessoas será adornado de flores, porque satanás e os demônios serão amarrados por meio da fé e da oração. Tais mensagens  não somente são confortantes para corações enganados como também atraem os desejos carnais dos homens, porque eles querem e estão dispostos até mesmo a gastar tudo o que têm para seguir um deus desse que fará deste mundo um verdadeiro encanto para viver. Posso seguramente afirmar que multidões vão aplaudir e seguir tais mestres.
         Minha expectativa é que o amigo leitor volte de coração para a Palavra de Deus a fim de não ser arrastado pelas lisonjas desses amantes do dinheiro. A mensagem clara e distinta da verdade salvadora tem chegado até você, meu amigo. Em nada tenho mudado aquilo que prego; em nada tenho procurado agradar gregos e troianos; as notas musicais da sinfonia desse santo evangelho têm chegado aos seus ouvidos com o doce som da graça. Por quê? Porque o que você precisa agora é desse encontro com aquele que veio ao mundo para salvar o homem dos seus pecados, dessa triste condição que o mantém algemado e pronto para ser lançado no castigo eterno.

         Vamos encarar a verdade bíblica como ela é sem adicionar nem subtrair absolutamente nada naquilo que nosso Senhor nos ensina. Digo e afirmo que a mensagem de nosso Senhor é justamente contrária ao que é pregado hoje no alvo de engambelar a multidão e arrancar seus bens. Vemos no verso 22 Cristo afirmando que aqueles que são salvos por Ele hão de sofrer perseguições neste mundo. Não há nenhuma promessa de um brilhante sol de prosperidade, mas sim de nuvens negras da maldade deste presente século; de ventos procelosos do inferno vindos contra aqueles que agora pertencem ao Reino do céu e não mais são escravos deste mundo. Nosso Senhor assegura um sofrer esperado. Ele não diz que talvez vá acontecer; Ele não diz acerca de uma possibilidade, mas afirma: “Bem-aventurados sois vós quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem...”
         Creio eu que fará muito bem aos leitores esclarecer o que nosso Senhor não está ensinando. É de preciosa importância que tiremos de nossa frente toda e qualquer confusão que o coração e o preconceito humano colocam como poeira, criando obstáculos na compreensão da verdade. Os homens têm a tendência de tomar a palavra de Deus para dizer aquilo que Deus não está dizendo, justamente por causa da inclinação natural dos homens pela mentira.
         O Senhor Jesus Cristo, Senhor da verdade; não está referindo ao sofrer que vem sobre as pessoas de forma justa e merecida. Muitos que se intitulam de “cristãos” são bombardeados nesta vida por sofrimentos que eles mesmos procuraram. Semearam vento e colheram tormentas. Por exemplo, uma mulher pode estar sofrendo separação no seu lar porque não aprendeu a respeitar e honrar seu marido. Sempre quis tomar a liderança e não submeter-se às decisões dele; sempre quis fazer a sua própria vontade, e eis que agora sofre sérias conseqüências. Esse é um sofrer merecido. Alguém pode estar sofrendo porque colhe agora resultados desastrosos de um viver por caminhos tortuosos. Sofre enfermidades terríveis porquanto procurou tais caminhos, tendo rejeitado os sábios conselhos vindos de Deus. Uma jovem pode agora estar sofrendo triste decepção na vida por ter confiado cegamente em um rapaz que aproveitou dela e lhe deixou grávida para seu desespero. Esta vida traz inúmeras lições de sofrimentos que homens e mulheres carregam sobre si, porque cultivaram e colheram. Cristo Jesus não está referindo a esse tipo de sofrimento.
         Cristo também não está referindo àquele tipo de sofrer que é espalhado neste mundo pela maldade e perversidade dos homens, como o caso de racismo e outras atitudes praticadas pelos homens, uns contra os outros. Também posso assegurar que nosso Senhor não está apresentando o sofrimento que é resultante da própria existência do pecado neste mundo. Milhares sofrem porque nasceram cegos; outros sofrem porque são aleijados; outros sofrem devido a muita pobreza. Este mundo é um palco de lutas e sofrimentos advindos do pecado, porém nosso Senhor em nada está referindo a toda essa desgraça tão conhecida e vista neste mundo. Posso até mesmo afirmar aqui que Ele não foi enviado ao mundo para dissipar esse quadro de miséria e de dor. O mundo é e será assim até que nosso Senhor retorne em glória a fim de por um ponto final nessa jornada cruel do pecado e de tudo aquilo que é resultado do mal.

 


           

Nenhum comentário: