segunda-feira, 16 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (12)



 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”(Lucas 13:24)
Caro amigo, o Deus de amor e de tão rica misericórdia, que lhe provê das maravilhas dele e que deseja o seu bem eterno. Aquele tudo fez e está lhe mostrando que é tudo dele, e que Ele, Deus, tem o poder de tomar, assim como Ele tem o poder de dar. Olhe em todas as direções, e veja que é tudo dele. Do Senhor é a terra e a sua plenitude. Meu amigo, nada você tem. Essa imensa casa da criação de Deus, casa que os nossos olhos não podem alcançar pertence ao glorioso Senhor. Volte os olhos para o texto de Lucas 13, pois quem está falando não é um mero homem, mas sim o Senhor da Criação, e Ele adverte com mui terno amor. Muitos procurarão entrar e não poderão.
  Se você meu amigo está enquadrado neste grupo de milhares, que serão acordados tarde demais. Mas Ele, com a poderosíssima força de sua graça, usa sua maravilhosa e rica palavra para abrir os seus olhos espirituais, para que veja a grave e desesperadora situação na qual se encontra o perdido, para que você possa correr para buscar socorro e livramento para sua alma. Que grande oportunidade você tem agora para conhecer o tempo da visitação de Deus. Ai de você, se quer permanecer nessa falsa impressão de bem-estar que fatalmente lhe levará à perdição. Tudo agora lhe favorece. Toda providência Ele tomou para lhe trazer ao arrependimento. Veja a história do Calvário e o preço da redenção. Deus entregou o melhor dele para trazer ao perdido uma verdadeira libertação, a fim de tirar o pecador do medo e da vergonha que há de vir. Então, pode estar certo, que há redenção no sangue vertido, pode estar certo que o Deus de toda bondade tem riquezas, não esse tesouro ilusório que Satã oferece, e que se desvanece com o tempo, como o gelo, e não traz uma satisfação duradoura. A porta estreita está plenamente aberta para sua entrada. O Salvador diz ‘Vinde a mim’, mas Ele chama cansados e oprimidos. Ele convida aquele que sabe que carrega o peso do pecado. Vá aos pés do Rei agora, pois tem lugar no reino dele para a alma arrependida. Ele veio ao mundo buscar e salvar o perdido, e não importa o tamanho do pecado, ou a quantia exorbitante de suas iniqüidades, a sua confiança e a sua ida a Cristo é o que importa.
Quando o dono da casa…” (Lucas 13:25). O amigo que está lendo esta mensagem vai perceber que há um progresso nesta mensagem. Sim. Ao passar para o versículo 25, nós vemos que Jesus Cristo amplia o que Ele estava querendo falar para aquele interrogador. Quero convidá-lo, então, para pôr seus olhos nesta porção da Palavra inspirada. O homem havia chegado a Jesus e havia perguntado ao Senhor: “São poucos os que são salvos”? Dá impressão de que o Senhor Jesus Cristo não queria dar uma resposta para o homem. Mas ele alonga a resposta, Ele vai passo a passo para mostrar que tudo aquilo que Ele tem falado é uma resposta da interrogação daquele homem. E o Senhor iniciara no versículo 24 uma lição impressionante a respeito da responsabilidade do homem em se humilhar, deixar o caminho largo que lhe levará à perdição eterna, e correr pela fé para o caminho estreito. Está bem claro no versículo 24. E já passei por aquele versículo um bom tempo.
  No versículo 25, vemos o Senhor mostrando a razão porque deve haver por parte do pecado esse esforço para correr imediatamente ao lugar de escape, que é a porta estreita. Já falei sobre o que Ele apresenta no final do versículo 24. “Muitos procurarão...” , mas no versículo 25, o Senhor Jesus vai mais longe ainda. O que acontece ali? O Senhor está ali diante de homens e mulheres que conheciam o Velho Testamento. Não era só aquele homem que chegou para Jesus e fez aquela pergunta. Havia muitas pessoas ao redor de Cristo, talvez milhares de pessoas. E o Senhor estava diante de pessoas que já sabiam a história do Novo Testamento. E aquele povo judeu se gloriava em sua religião judaica. Aquele povo achava que por serem descendentes de Abraão, já eram automaticamente herdeiros do céu. Eles desprezavam outras nações. Eles achavam que todos os judeus já eram, naturalmente, herdeiros do céu. Eles vangloriavam disso. Mas Cristo procura desmanchar toda aquela arrogante confiança. E Jesus mostra-lhes o perigo eterno que lhes aguardava, caso não houvesse conversão sincera partindo de um coração quebrantado, humilhado, e que corresse para o Senhor em busca de salvação.
  Analisemos, então, o versículo 25. Logo no começo, vemos o Senhor apresentando o fato de que há um Senhor, há um Deus. Absoluto. O dono de todas as coisas. O dono da casa como ele diz no versículo: “Quando o dono da casa...”. Então o que nós vemos ali? Nós vemos um Senhor absoluto. Ele vai levantar. Aquele que abriu a porta do arrependimento. Aquele que tem livre direito de manter a porta aberta, ou de fechar a porta. É impressionante isto. Nós temos um Senhor aí. Mas quero, junto com o amigo atento na Palavra, averiguar as maravilhas deste tão importante versículo. Vai chegar o momento quando o Soberano Senhor há de fechar a porta. Ele vai chegar e trancar a porta que ele havia aberto.
  A pergunta que vai abrir nossa mensagem agora é a seguinte: Quando é que Deus fecha a porta? Quando é que Deus chega e fecha a porta para alguém? Quando? Deus tem duas maneiras de responder tal pergunta. Nós encontramos a resposta na Palavra dele, na própria Bíblia. A primeira resposta, é que Deus vai fechar a porta de uma vez para sempre, para o mundo inteiro, quando o Senhor voltar. Enquanto o Senhor não assentar-se no trono como um juiz, a porta está aberta no mundo. Podemos pregar o evangelho. Podemos ir para todos os lugares. Mas vai chegar o dia em que ele vai voltar em glória, aí a porta será fechada definitivamente. A segunda resposta, é que Deus fecha a porta para cada indivíduo, quando a morte vem. Vamos, pois tratar dessas duas respostas para discernir biblicamente quando o dono da casa fecha a porta, como o Senhor fala no verso 25, este verso que estamos tratando.
  Prezado amigo, o Rei da Glória há de voltar. Esse talvez seja o ensino mais destacado na Bíblia. Por que o Grande Deus ressalta tanto o ensino da Segunda Vinda? Sem dúvida alguma, é para que os pecadores sejam alertados do seu justo juízo. Juízo que está marcado em sua agenda. E Ele adverte os pecadores que sua volta gloriosa não é mais para trazer redenção ao pecador. Isso Ele está fazendo agora. Ele já veio um dia, morreu na cruz, foi sepultado, ressuscitou, está vivo agora, assentado como Advogado ao lado do Pai, intercedendo pelo seu povo, salvando perdidos. Mas Ele virá um dia para buscar o seu povo, povo já conquistado pelo sangue, mas o Rei virá em juízo para dizer aos salvos: “Vinde, benditos de meu Pai”, e para dizer aos perdidos: “Ide, malditos, para o fogo eterno”. Oh meu amigo, isso é sério. O salvo pode aguardar, com ansiosa expectativa, aquele momento triunfante para contemplar a face daquele que tanto lhe amou, e que foi preparar-lhe lugar no céu.
  Mas quero agora aplicar-me nesta mensagem, para tornar claro ao leitor, que finda-se seu tempo aqui, quando a morte chega. Quantos estão preocupados, e estão perguntando quando vai ser o final do mundo. A mente humana deseja investigar o que está fora do seu alcance. Meu amigo, o perigo não se encontra em saber se passaremos ou não este ano. Isso não representa perigo algum. O perigo maior está diante do pecador não salvo. Deus não tem nenhuma promessa de que Ele há de deixar que você ou eu vivamos neste mundo um minuto, ou um segundo a mais. Se nós chegamos até onde estamos, é misericórdia. Daí para frente é tudo imprevisível. O que nos aguarda é o fim. Nosso andar neste mundo é de peregrinos.
  Será que tal verdade não ocupa teu coração. Medita nestes fatos. Isso deveria ser notícia de primeira página para sua vida. Mas não é. Satanás faz de tudo para impedir que os homens pensem e meditem nestas verdades. O que ocorreu, por exemplo, com o grupo Mamonas Assassinas, deveria alertar cada pecador, pois a próxima vítima cairá fatalmente diante do furor da morte. Lembre-se que a morte trabalha incansavelmente para o inferno, e o inferno nunca diz ‘basta’. Isto significa que cabe mais gente lá. Então, o que resta dizer, é que a maior preocupação do homem deveria ser o seu  bem-estar eterno. Sua pergunta que perscrutaria sua alma deveria ser: Onde estarei na eternidade?
  Jesus chegou à cidade de Cafarnaum. Ali Ele havia feito tantos milagres, mas o povo não se arrependeu, e aí Ele perguntou: “Oh Cafarnaum, porventura tu poderás subir até os céus”? Noutras palavras Ele estava como que perguntando: “Será que vocês, moradores de Cafarnaum, conseguirão subir aos céus”? Aí Ele responde que fatalmente eles não iriam subir. Então, no mesmo versículo Ele responde: “Descerás ao inferno”. O grande Deus avisa solenemente em Lucas 13:25, que o dono da casa levantará a qualquer momento e há de fechar a porta de tua existência terrena. Ele vai levantar e ao fechar a porta, Ele vai pôr um ponto final em tua jornada neste mundo enganoso. Por que então viver preocupado com o que vai acontecer a partir do próximo ano, ou mesmo no decorrer deste ano? Isso não importa. Isso não vem ao caso agora. O que Deus está ordenando é o  arrependimento, é a conversão agora.
  Lembra bem o peso do pecado no homem vai lançar o homem no abismo de terror eterno, e há algo no homem que o atrai como imã para baixo. Nada o segura aqui neste mundo. Nem o dinheiro, nem a saúde, nem a casa, nem os negócios, nem os amigos, nem a religião, nada disso segura o homem aqui. Nada mesmo. A casa de sua habitação temporária, que é o teu corpo é feita de barro. E facilmente essa casa pode ser desmanchada. Olha como alguém pode morrer a qualquer momento, até com saúde. Morte num acidente, por uma bala perdida. É assim o mundo. Nossa casa aqui é feita de barro. Nosso corpo é frágil. O pecado é um poder terrível. O pecado é como o chumbo, cujo peso  força para baixo. O homem é mais frágil do que qualquer animal que existe. Olha como um animal vive fora no tempo, na chuva, e não pegam enfermidades como nós pegamos. Não é verdade?
  Mas lembre-se que a preocupação de Deus não é com os animais. Eles são neste ponto mais felizes do que os homens. Eles morrem, e pronto. Acabou. Eles estão livres para sempre do tormento que o pecado trouxe para este mundo. A Bíblia diz que a criação geme, e a criação não é culpada. O boi, a vaca, o cavalo, todos os animais, eles não são culpados. Não. Somos nós os terríveis culpados pelo mal que a criação de Deus sofre.
  Mas a porta está aberta meu amigo e o grande Deus, Salvador diz ao perdido: “Eu Sou a Porta. Se alguém entrar por mim será salvo”. João 10. Portanto amigo, aproveite agora, pois tudo lhe favorece. Aquele que mais tarde se assentará como Juiz, hoje é o grande Redentor e perfeito Mediador. Lembre-se, não haverá desculpas naquele dia. Todas as  desculpas serão como farrapos naquele dia. Lembre também, não estão sendo anotadas as  ignorâncias. “Ah eu não sabia! Ninguém me avisou! Eu não tive tempo de ir à igreja!” Deus afirma que o homem é culpado. Deus não leva em conta os enganos dos falsos profetas que a milhares e milhares enganam, e ludibriam as almas, prometendo mundos e fundos, em nome do evangelho, e em nome de Jesus. Deus não leva em conta isso. Os falsos profetas vão enfrentar a face do Deus Glorioso.
  Mas amigo, estou me dirigindo a você! A verdade permanece inabalável, e a misericórdia está aí, a dizer ao pecador: Vem, vem ó alma. O banquete está pronto. A porta está aberta. Vem que a salvação é de graça. Vem que a salvação diz que aquele que tiver fome e sede de justiça será farto. Eis aí o banquete de Deus, o banquete da salvação que Cristo preparou. Quando a porta for fechada, então, o bater teu será em vão. Chore agora, pedindo socorro e livramento do Alto, pois naquele dia o choro será ignorado. Agora Deus ouve o choro do arrependido, mas naquele dia Ele não ouvirá. Quem convida não é o homem, mas sim o Deus Vivo. Ou será que você prefere dar ouvidos ao maligno que se veste de anjo, bem disfarçado, procurando assim, te manter preso no engano? Você deve saber que a obediência ao Pai da mentira é algo espontâneo da parte do homem, e eles fazem isso com todo o entusiasmo no coração.
  Ó meu amigo, da mesma maneira que você segue tão prazerosamente o destruidor de almas, siga, a partir de agora, aquele que é o verdadeiro amigo, fiel, justo Senhor. A Bíblia é bem clara ao dizer que aquele que Nele crê não será envergonhado. É fato que o caminho para o céu é um caminho estreito, um caminho difícil, um caminho de renúncia, de sofrimento e lutas, mas há um gozo e alegria que o mundo não pode dar. Ah sim! E o próprio Bom Pastor afirma que Ele guia suas ovelhas pelo Vale da Sombra da Morte, e no final tudo será glorioso para sempre.
  Curve diante dessa bendita verdade salvadora, pois não há notícia melhor que eu possa dar. A alma não se satisfaz com os manjares deste mundo, tudo que os olhos podem ver, que atrai as paixões dos olhos, da carne, e atrai a soberba da vida, tudo isso vai passar. Por que pôr os olhos naquilo que não pode agarrar e ter consigo para sempre? Eu estou tentando ser útil aqui, e quero procurar ao máximo ser zeloso na pregação da verdade, porquanto, somente a verdade liberta o pecador.
  Humilha  agora diante da cruz do Salvador, reconhecendo que somente no sangue há perfeita redenção, há perfeita provisão de Deus para o pecador que se arrepende.  Hoje mesmo peçe a Ele para ser o seu Salvador. Ele está perto de todo aquele que o invoca. Foi assim com todos os que foram salvos, e Deus não vai agir diferente com você. Quem salvou Saulo no caminho de Damasco, pode salvar agora mesmo o perdido Agora mesmo, clame a Ele, em arrependimento, em sincero coração de fé, e o Espírito de Deus pode agir em sua vida agora, dar-lhe confiança, coragem, e abrir a boca para clamar ao Salvador e dizer: “Ó Jesus, tem misericórdia de minha alma. Salva minha pobre alma agora do castigo merecido e me dê vida eterna”.

Nenhum comentário: