quarta-feira, 18 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (14)



Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós do lado de fora começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta. Ele vos responderá: Não sei de onde sois. Então direis: comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas” Lucas 13:25,26.

O JUIZO: “Quando o dono da casa...”
         Caro leitor, forte é o brado das Escrituras, a respeito do juízo vindouro, da ira divina que aguarda o pecador impenitente, que não se curva perante a face do grande e bendito salvador. Poderosa é a voz de Deus, e a Bíblia compara a voz de juízo daquele que é santo, com o barulho das águas do mar. Amigo, mais perto que tu te achegas da eternidade, mas surdo tu ficas e não consegues escutar qualquer coisa que se refere ao juízo. Mas o que me importa na qualidade de pregador, é pregar a respeito do triunfante amor, o amor conquistador desse glorioso Deus. É preciso dizer a respeito do juízo vindouro, é preciso acordar os que estão dormindo o sono perigoso do pecado e é preciso dizer a cada pecador, que o pecado fornece uma paz perigosíssima. Por isso a bíblia ordena “...desperta, tu que dormes...”, mas em meio aos avisos de terrores é que a notícia do amor de Deus torna-se uma notícia maravilhosa e gloriosa para o coração desesperado, para um coração aflito que já olhou para todas as direções e não achou socorro e livramento para sua alma.
         Amigo, quando a fome é intensa a comida torna-se preciosa e apetitosa. Tu que estás longe da salvação eterna, a porta está aberta e é preciso que tu saibas que o coração do grande Deus de amor acolhedor, de amor que te perdoa completamente, de amor que apaga todas as transgressões e que afirma: nunca, jamais, lembrar de todos os pecados que ele trata. Aqui neste mundo não tem meios para ilustrar o glorioso amor de Deus em Cristo para uma alma aflita e desesperada e para um pecador arrependido, mas o Espírito de Deus ele trabalha com essa função de levar o conhecimento do amor de Cristo que excede todo entendimento e que é como uma porta aberta para o coração aflito e desesperado. Portanto, tu que estás do lado de fora diante dos terrores eternos, sem esperança, sem um lar na eternidade, desamparado, absolutamente certo de teus pecados, Cristo Jesus o glorioso filho Ele já se entregou na cruz pagando ali o preço da redenção de uma alma, tudo está pronto para a maior festa e os anjos festejam quando um pecador se arrepende e o mundo entristece, porque perdeu um dos seus.
         Portanto, caia aos pés do Rei imortal e invisível. O semblante Dele é como o orvalho da manhã; o trono no qual Ele está assentado é trono de misericórdia e tem lugar para ti. Mesmo que a bíblia te trate como inimigo de Deus, mas esse maravilhoso Jesus pode te reconciliar te dar verdadeira paz, uma paz que o mundo não compreende, então, esta notícia é preciosa para tua alma, o dono da casa ainda está assentado ele ainda não se levantou para fechar a porta, é esta a maior ênfase desta mensagem.
Vem amigo, com o teu coração aberto, lembra que o sumo professor é o Espírito e ele é o único que pode levar a verdade ao mais profundo do coração, ninguém pode ensinar a palavra de Deus, a verdade sublime sem a ajuda e orientação do espírito, agora irei contemplar o versículo 26, neste verso Cristo mostra a reação, o que os pecadores vão apresentar de argumento quando estiverem diante da terrível realidade da porta fechada e eles batendo em vão, batendo à toa, inutilmente. Frisei anteriormente que o dono da casa ainda não se levantou para fechar a porta, mas a verdade é que a porta será fechada inevitavelmente e pude ser bem claro que a porta fecha com a morte do indivíduo, não tem salvação após a morte, eu sei que a porta será fechada definitivamente para o mundo inteiro quando o Rei glorioso descer em poder e glória lá dos céus.
Mas o Senhor prossegue como vemos na passagem lida, mostrando o que irá acontecer quando milhares de almas estiverem no sofrimento eterno procurando em vão, inutilmente o socorro de Deus. Jesus está falando com aqueles homens que puderam vê-lo e presenciar os seus milagres, ele foi bem claro em dizer-lhes: “vocês vão estar com muitas desculpas naquele dia, mas será tudo inútil”.  O que estas pessoas vão alegar? Olhe bem o versículo 26 e irás entender “...comíamos e bebíamos na tua presença e ensinavas em nossas ruas...”. Parecia que suas razões iriam convencer. Eles estavam plenamente certos que pelo fato de que Jesus esteve no meio deles era automaticamente o ingresso certo para que eles pudessem ser aceitos no reino de Deus, mas Jesus em sua eterna bondade procura dissipar toda aquela confiança vaidosa e vã que o homem tinha, a fim de livrá-lo dos perigos vindouros.
Aquelas pessoas eram religiosas; como havia dito antes eles eram judeus; haviam nascido em um ambiente religioso, a nação judaica era a mais achegada as escrituras do velho testamento e eles examinavam todos os dias, em João 5 Jesus disse para os judeus que eles examinavam as escrituras e na realidade não havia entre as nações naquele tempo um povo mais perto da verdade que o povo judeu, eles se até mesmo se orgulhavam de varias coisas, mas especialmente porque eram descendentes de Abraão; gabavam em dizer que eram discípulos de Moisés, orgulhavam de possuírem a lei Deus, guardavam a lei, mas especialmente aqueles costumes externos, na aparência, que a lei exigia, como por exemplo, eles eram rigorosos em guardar o sábado, eles eram rigorosos em comer certas carnes proibidas pela lei.
Aquele povo chegou a achar que o único povo que verdadeiramente Deus amava era o povo judeu, o resto, as outras nações eram desprezadas por eles, eles consideravam como cães e menosprezavam os outros povos. Mas o senhor procura lançar fora toda aquela fé falsa e para isso o Mestre não hesita em falar-lhes francamente, Ele não ficou adulando suas almas; Ele não ficou procurando tirar dinheiro delas; Ele não ficou procurando meios para conseguir aplausos deles. Diante do Senhor estavam almas eternas. Aquelas pessoas estavam se apoiando num falso alicerce que iria desmoronar logo no abismo eterno, se o alicerce daquelas pessoas não era o alicerce bíblico o fundamento da fé era falso. Eles estavam como que dormindo, eles achavam que por não cometerem sérios pecados como outros cometiam seriam recebidos no reino de Deus como Moisés e outros. Eles na aparência eram religiosos, mas era algo somente por fora e nada tinha a ver com a mudança efetuada por Deus no coração. O Senhor realmente amava aquele povo, por isso, cumpria o dever do amor e sabe qual o dever do amor?        Falar a verdade. Então amigo, a mensagem do Senhor nesta passagem é uma mensagem revestida de grande glória, de imensa compaixão, grande ternura e profunda misericórdia. Ele Jesus, como Deus, já estava vendo a ruína daquelas almas, Ele já estava vendo como aquelas almas andavam neste mundo tranqüilas, despreocupadas, contentes porque tinham o que comer, onde morar, com que vestir e estavam contentes na religiosidade delas e não percebiam que estavam escorregando no tempo em direção ao juízo simplesmente porque não haviam nascido de novo, não haviam entrado na porta estreita. Vê meu amigo o argumento do Mestre Ele estava dizendo ali no versículo 26: acordem, acordem agora, batam na porta da misericórdia de Deus agora, porque vocês vão bater na porta um dia e ela vai estar fechada, aí não tem mais jeito, aí será tarde demais. Jesus está como que dizendo: um dia vou fechar a porta, um dia Eu vou me levantar, Eu sou o Juiz, vou trancar a porta com a morte de cada um, mas Ele diz: Eis-me aqui, Eu sou a porta se alguém entrar por mim será salvo e ela está aberta.
Esta verdade é aplicada para as multidões que andam despreocupadas hoje, que andam tranqüilas. A natureza humana é assim, ela é terrivelmente enganadora e tenta fabricar seu próprio meio de salvação; ela ignora o meio de Deus e estabelece outro meio. As desculpas apresentadas pelo povo judeu são apenas reflexos do coração depravado e maligno do ser humano e todos os homens que estão andando no pecado dão as mesmas desculpas e procuram se encobrir de justiça própria, adulando a si mesmos. O homem foi sempre assim, nunca mudou e nem vai mudar, mesmo no sofrimento eterno. Mas o Senhor Jesus nunca se deixou levar pela natureza humana e nunca foi ludibriado pelo homem, Ele sabia perfeitamente o que é o ser humano, Ele conhecia a corrupção natural do ser humano, conhecia a tendência pecaminosa do homem, sua depravação total, Ele pregava a verdade. Muitos O abandonavam, até mesmo alguns discípulos, não agüentavam muitos discursos que Ele trazia. Quantos hoje estão agindo do mesmo jeito que aqueles judeus agiram! Muitos confiam em sua justiça própria e essas pessoas não percebem que estão confiando erradamente, não percebem as astutas ciladas do diabo. Pensam que são mais espertas que o anjo que se disfarça bem, acham que podem manipular Satanás, não percebem que ele procura encher seus corações de uma religiosidade enganosa, elas procuram fazer algumas coisas que sua religião manda. Elas estão acumulando justiça própria, e acumular justiça própria é a mesma coisa que acumular lixo.
Meu desejo é que esta passagem de Lucas 13 venha tirar toda confiança inútil que se acha em teu coração, aquele povo não fazia nada de errado aos olhos humanos, aos olhos humanos eram pessoas adaptadas ao reino celeste, eram pessoas que muitos pastores, hoje, gostariam de tê-las em suas igrejas, elas dariam o dízimo, seriam freqüentes nos cultos, sabiam orar bonito, mas não eram salvas. Essas pessoas eram até religiosas que muitas hoje. Mas eis que Jesus está convidando estas pessoas para correrem para porta de escape, afim de serem livres do juízo eterno. Será que é diferente em nossos dias? Absolutamente, o homem é o mesmo, em qualquer lugar do mundo, não existe ser humano diferente, todos pertencem a uma só família, cujo pai é o Adão pecador.
Quanto Deus adverte o pecador desse grande perigo da falsa confiança, a surpresa para tais pessoas quando estiverem no juízo será terrível; elas irão descobrir que estavam cegas, que contavam com a vitória, mas agora estão derrotadas. Como podemos detectar tais pessoas hoje? Dá para descobri-las? Simples, porque as escrituras descobrem os fatos ocultos no coração, a bíblia descobre o homem escondido no coração, elas abrem o coração e mostra o homem lá dentro; revela os fato que nem mesmo o homem pode vê-los.
A tua situação é a mesma daqueles homens e mulheres que estavam descendo para o juízo e não percebiam? A tua situação é mesma daqueles que achavam que estavam subindo, mas estavam escorregando para o abismo? Quantos estão confiantes em sua igreja, acham que o zelo religioso os levará aos céus. Quantos confiam no batismo, estão certos de que pelo fato de terem passados pela água, seus pecados foram tirados ali, seus pecados ficaram na água do batistério. Outros confiam em sua tradição herdadas de seus pais, e seguem as mesmas pisadas. Que perigoso laço do mal! Aqueles judeus possuíam a mesma confiança. Quantos confiam em suas atividades religiosas, porque cantam, aprenderam a orar, aprenderam a jejuar, e fazem até mesmo melhor do que outros fazem. Outros confiam em seu conhecimento bíblico, porque são peritos no manuseio do livro santo, e falam até com veemência de certas doutrinas. Outros confiam em grandes nomes de líderes evangélicos, como os judeus confiavam em Moisés, ou Abraão, como os muçulmanos confiam em Maomé.
Venha aos pés da verdade bíblica porque você poderá ser pego desprevenido a qualquer instante. A confiança vã traz certa paz, mas é uma confiança perigosa, pois é um fundamento sem qualquer base, porquanto ela não te assegura calma, nem descanso quanto à obra expiatória de Cristo. Pelo contrário, tu irás depender sempre de teus esforços, pois tu acharás que se não fizeres alguma coisa para Deus tu não serás aceito. Joga fora esses trapos de justiça própria, pois nada tem de valor para Deus. Talvez nunca houve homem mais religioso do Saulo de Tarso, e ele mesmo descreve a sua religiosidade em Filipenses 3, o que ele era e o que fazia em Nome de Deus, mas quando conheceu a justiça de Cristo, ele jogou fora tudo aquilo considerando como esterco. Ele jogou tudo fora como Bartimeu tomou sua capa e a jogou longe e correu para Jesus.
Tu queres escapar da Ira vindoura, da negra escuridão do juízo de Deus? Queres ser um dos herdeiros dos céus? Cai agora mesmo aos pés do Salvador.

           

Nenhum comentário: