domingo, 22 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (17)


 “E ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade” (Lucas 6:27).
         Prezado amigo, quero lhe convidar a examinar o que diz o verso 27 de Lucas 13 na última frase. Tratei anteriormente a respeito do que o Senhor Jesus disse nas frases anteriores deste mesmo verso: “Não sei donde vós sois” e “Apartai-vos de mim”. É o que Ele dirá na Sua posição de Juiz, posição que Ele assumirá naquele dia, porquanto Ele é o Varão escolhido por Deus o Pai para ser o Juiz, Naquele dia da manifestação da Sua ardente Ira; dia quando Ele irá demonstrar para toda criação o poder da Sua Ira; dia da Sua justa vingança; dia terrível, o famoso “Dia do Senhor”, conforme tantas vezes falam e anunciam os profetas.
         Eis que o Senhor, naquele dia irá abordar milhares e milhares de almas que estarão diante da porta fechada, batendo na porta e clamando para Deus abrir a porta, apelando para ver se Deus usará de misericórdia, instando pela compaixão de Deus, porém, será tarde demais. Ele não estará mais do lado de fora, não haverá mais o convite gracioso do Seu “Vinde a mim”. A porta estará trancada, e do lado de fora o dilúvio da Sua Ira, e Ele do lado de dentro dirá: “Não sei donde vós sois. Apartai-vos de mim vós todos os que praticais a iniqüidade”. Impressionante! E eu quero chamar sua atenção para esse texto. E eu espero que a Palavra de Deus, não a minha forma de pregar, mas a própria Palavra tenha chamado a sua atenção, pois o que os olhos humanos não podem enxergar deste lado, eis que o Senhor mostra, um pouco do que acontecerá na eternidade, e isso é glorioso, porque o amigo pode presenciar o Deus de misericórdia, o Deus de toda bondade abrindo um pouco o portal da eternidade, não totalmente, mas apenas o suficiente para enxergarmos o que virá após a morte. Mas eis Jesus mostrando o que vai acontecer lá na eternidade.
          Meu amigo, isso é para seu bem, isso é para que você seja acordado, é para que você veja a verdade como ela é. Por que essas mensagens? Por que eu não prego outras coisas que o povo quer ouvir? Por que não de bênçãos e prosperidades? Meu amigo, a mensagem relevante nas Escrituras é a mensagem do evangelho. A mensagem destacada na bíblia é a respeito da salvação do perdido, e a condenação do ímpio. Então, é meu dever pregar acerca desses coisas, porque, acima de tudo as almas precisam ser acordadas. Milhares estão dormindo em nossos dias, estão dormindo um perigoso sono do pecado, estão como que dormindo em cima de um vulcão que pode entrar em erupção a qualquer momento. É preciso que eu acorde essas almas para que elas vejam o perigo que lhes aguarda se não foram salvas, resgatadas mediante o sangue remidor, pois não há outro meio, não há outra solução.
Hoje quero finalizar a explicação do verso 27. Mas eu não estarei completando o meu trabalho em expor a Palavra de Deus como ela é se não mostrar o glorioso ensino que se encontra no final do verso 27. Jesus mostra o porquê do juízo, e está bem esclarecido ali: “...vós os que praticais a iniqüidade”. Eis aí a razão porque aquelas milhares de almas estarão atiradas para o desprezo; estarão sendo jogadas para a vergonha eterna, do lado de fora; Deus vai ordenar as joguem fora para as trevas exteriores. Ele diz que essas pessoas são praticantes da iniqüidade: “Todos os que praticais a iniqüidade”. Ele não vai dizer: “Apartai-vos de mim vós todos os que deixaram de freqüentar uma igreja”; Ele também não estará dizendo: “Vós todos que praticaram pecados mortais ou veniais”; Ele também não dirá: “Vós todos os que deixaram de orar ou não tiveram fé em mim”. Qual será a razão que o Senhor apresentará para os milhares de almas que serão atiradas fora para o lugar de desespero eterno? Qual a razão? A prática da iniqüidade. É mui simples a explicação do Senhor. É bem clara a Palavra de Deus, de tal maneira que nem precisa de explicação. Mas eu creio que é preciso expor em forma de pregação aquilo que o nosso Senhor tem falado no verso em pauta.
Quantos procuram se ocultar de suas responsabilidade de se humilharem! Procuram escapar de uma forma ou outra dessa responsabilidade individual. Por quê? Essas pessoas não vêem nelas nenhuma razão óbvia, do ponto de vista delas para ver qualquer conversão em suas vidas. Elas olharam para si mesmas e não viram nenhuma impureza; não viram qualquer sinal de pecados grosseiros. Estão convictas que estão na classe de seres humanos especiais que vieram ao mundo de um modo todo especial. No íntimo elas acham que não são descendentes de Adão. Vivem como se Deus as tratasse como não culpadas. Elas vivem assim, imaginando que são espécies diferentes de seres humanos, e que Deus não as vê tão culpadas assim, que não há tanto pecado assim. Elas entendem bem o que a bíblia afirma em Romanos 3:23: “Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Conhecem bem esse verso. Já leram e releram, ouviram muitas vezes, mas essas pessoas acham que elas não estão incluídas na palavra “todos”.
Elas contemplam a si mesmas com pessoas já preparadas de antemão para irem para o céu. Elas não enxergam qualquer pecado mortal que possa lhes jogar no castigo eterno. Se elas depararem com a poderosa doutrina da depravação humana, e da culpa de todos sem exceção, elas irão argumentar contra o que está escrito: Elas irão dizer: “Não cremos assim”. Essas pessoas crêem que são pecadoras porque já praticaram coisas erradas na vida, mentiram, desobedeceram, falaram palavras indignas, teve cogitações malignas em seus corações, mas elas consideram esses pecados de outrora como “águas passadas”, e nem lembram porque não foram tão feios. No íntimo elas acham que Deus nem sequer considerou o que elas fizeram. Colocaram um pano, um tapete por cima dessas sujeira.
Amigo, venho lhe dizer que o ambiente do mundo atual especialmente, esse ambiente favorece o enfeitar o ser humano com essa filosofia falsa, e é bem verdade que o coração humano gosta de ser chamado de “Bom coração”. O homem gosta de ouvir que é bom, religioso, filho de Deus, amado de Deus. Eis aí o porquê há tanto desprezo às Escrituras Sagradas em nossos dias. Estão pisoteando as escrituras, estão desprezando a autoridade soberana e relevante da Palavra. Muitos estão usando a bíblia como se fosse um amuleto religioso a fim de descobrir meios de como ter mais sortes nesta vida, como ter mais bênçãos vindas de Deus. Milhares focalizam a atenção nas passagens bíblicas que mais lhes interessam, como por exemplo: Salmo 91, 23, 37, João 3:16 bem como outras passagens consideradas belas, maravilhosas, mas passam por cima de passagens bíblicas tão relevantes as quais apontas seus pecados, porém direciona o bem eterno.
         Milhares querem que Deus faça e fale o que elas querem ouvir, meramente aquilo que é agradável às paixões terrenas. Milhares procuram como que silenciar as Escrituras e escolhem os pregadores que lhes convém. Por quê? É justamente pelo que a Palavra de Deus denuncia a corrupção humana em seu coração; mostra o terror do coração, aponta a terrível culpa do pecado que pesa e paira sobre cada ser humano, e em nada fala a respeito da existência de qualquer solidariedade no ser humano; que nada há de amor no coração humano como muitos imaginam.
         Enfim, a bíblia em nada lisonjeia o homem, nem lhe atira flores. O homem está pronto a fazer qualquer coisa a fim de mostrar que é alguém cujo coração possui traços de bondade, e que tem em si mesmo características de divindades. O que podemos ver é o homem tentando acumular méritos e mais méritos, sem perceber que Deus tem acumulado somente deméritos para eles. Eis a razão porque o ser humano está pronto a fazer tudo o que puder nas obrigações religiosas, como sacrifícios e mais sacrifícios, fazer penitências, pagar promessas. Além disso, Satanás, o esperto pai da mentira, procura salientar no coração humano que o homem tem direitos, porquanto o coração medita que trabalhou e fez alguma coisa para merecer algo de bom por parte de Deus. Aquele que trabalha vai querer o prêmio por causa do seu trabalha.
         Vê bem que eu não estou desmerecendo o homem do ponto de vista humano, pois eu também sou um ser humano, e olhando do nosso ponto de vista aqui não resta dúvida que este mundo está cheio de pessoas excelentes, honestas, sinceras em suas práticas religiosas. Conheço muitas pessoas excelentes, e aponto na bíblia pessoas assim. Nicodemos era um homem religioso, bem situado moralmente no meio dos judeus, era um líder religioso mui respeitado até que compareceu perante o Senhor e foi surpreendido com o ensino de que ele, Nicodemos precisa nascer de novo do contrário não poderia entrar no céu. Quem poderia imaginar que aquele homem precisava se tornar uma nova pessoa. Ele era tão bom, era um religioso ao pé da letra, mas ali estava a verdade da depravação total do homem, pois não há diferença para Deus.
Prezado amigo, saliento aqui que a Palavra de Deus ela é confrontadora, é por isso que muitos fogem do confronto bíblico, e a bíblia mostra a verdade acerca do homem como ele é por dentro e não por fora, na aparência. Nós olhamos o homem de que maneira? Na aparência, no rosto, na roupa, no cabelo e de outras maneiras, mas Deus não vê assim, Ele vê o homem no íntimo. Qual é a ordem de Deus aos pregadores? “Preguem a Palavra”, porquanto o meio dos pecadores ficarem sabendo a respeito deles é por meio da pregação fiel da palavra escrita. Então, voltando ao texto de Lucas 13:27, o que tem a ver esta frase de Jesus: “          Todos vós os que praticais a iniqüidade” com a doutrina da depravação total?        Está bem claro que Deus vê o homem por dentro, e o que ele é por dentro há de manifestar por fora, não resta dúvida. Na obra da salvação Deus trabalha com o homem por dentro, do contrário. Se tentarmos mudá-lo por fora, o homem será apenas como uma parede caiada. A prática da iniqüidade é o amor ao pecado no íntimo, a pessoa está associada ao pecado no coração, e tenta cobrir o mal do coração com artifícios até mesmo religiosos. Tem muitos usados pelo homem natural para se disfarçar, mas a verdade permanecerá como a verdade para sempre. A prática da iniqüidade está alojada no coração, e se não houve novo nascimento, obra esta que somente o Espírito de Deus pode realizar em tua vida, o amor a iniqüidade ainda está escondido no coração, e isso há de manifestar-se na prática. O que é “praticar a iniqüidade” conforme diz o Senhor no texto de Lucas 13:27?


Nenhum comentário: