segunda-feira, 2 de abril de 2012


BENÇÃO E MALDIÇÃO (7)
Então, olhando Ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.” Lucas 6:20
A GRANDE PROMESSA AOS POBRES:
         Prezado leitor, devo continuar ministrando a Palavra de Deus ao seu coração no intuito de mostrar o que verdadeiramente significa ser POBRE, conforme a linguagem usada por nosso Senhor nesta passagem tão rica de ensino para nosso crescimento espiritual. Na mensagem anterior pudemos ver como é que o próprio Deus encara uma pessoa que é descrita como alguém espiritualmente pobre. O que mais importa para os ouvidos da fé é que Deus está falando, e tal fato traz conforto para a alma que busca descanso na palavra de Deus. Deus está afirmando que aquele que é pobre conforme a pobreza avaliada pelo padrão celestial e não terreno, tal pessoa é alguém bem-aventurado. Então, se você consegue enxergar as coisas pelos padrões eternos e não pelo sistema mundano, aleluia! Você é alguém visitado pela misericórdia do alto! O Deus da bíblia é o seu Deus que se revelou a você; a mensagem Dele pode ser recebida e entendida em seu coração; a mensagem santa do evangelho cabe muito bem em seu coração. Esse Deus que se revelou tem preciosidades para lhe contar, e Ele afirma que tem riquezas eternas para você.
         Se voltarmos nossos olhos para o texto lido de Lucas 6, facilmente descobriremos no verso 20 uma preciosa e bendita promessa que o Senhor dá aos que são chamados de pobres. Ele afirma o seguinte no final do verso: “... porque vosso é o reino de Deus”. Creio que pude apresentar com clareza o que significa ser POBRE conforme a linguagem bíblica. e que as almas que vão a Cristo em busca de salvação são exatamente  as “pobres de espírito”.
         Após ter mostrado a desejada notícia de que essas almas são chamadas de bem-aventuradas, eis que agora, sem dúvida, apreciaremos chegar ao entendimento do que significa essa promessa dada por nosso Mestre: “... porque vosso é o Reino de Deus”.
Amigo leitor se tem uma razão que pode levar alguém a sentir profunda alegria no seu coração, é a de saber que ele é uma pessoa pertencente a Deus; que agora é um herdeiro do Reino de Deus; que é a mais rica de todas as criaturas existentes em todo esse vastíssimo universo. A promessa do Reino não está em nada vinculada ao reino deste mundo enganador e passageiro, e a pessoa percebe que toda ilusão foi dissipada e este presente século mau perde seu brilho porquanto agora foi tudo esclarecido, a verdade veio à tona e lhe libertou de toda escravidão onde satanás mantém milhões entretidos.  O reino do salvo é agora o Reino de Deus. Enquanto aqui estiver vivendo há de cumprir com seus deveres de representar esse reino celestial e brilhar pelo seu Deus no meio da escuridão do pecado. Ele há de trabalhar e com suas mãos buscar seu sustento e o sustento dos seus queridos. Também há de ser um exemplo de obediência e respeito às autoridades, porquanto seguirá à risca o sistema celestial de vida. Mas está ciente e consciente que seu reino não é o daqui, e que este sistema mundano de vida nem tem possibilidade de ser comparado com uma vírgula sequer das glórias e maravilhas do seu lugar eterno para onde está caminhando.
Meu amigo estamos diante da mais gloriosa mensagem de toda Escritura, a mensagem que todos precisam ouvir; o evangelho santo e puro. É a tão grande salvação de Deus aos pecadores. O Grande Deus veio chamar os caídos, perdidos, sem rumo. Cristo Jesus se entregou a Si mesmo para resgatar esses pecadores e fazer deles herdeiros do Reino de Deus.
É essa a mensagem que você almejava ouvir? Estamos diante do Deus que não pode mentir. Ele tem salvado milhões e são muitíssimos aqueles que agora reinam com Ele na Glória. Que oportunidade você tem agora para humildemente reconhecer seus pecados e confessar a Cristo como seu Senhor e Salvador. Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.
Amigo leitor, pelo novo nascimento a pessoa que foi achada pobre de espírito tornou-se filho de Deus. É agora não uma mera criatura, mas sim filho nascido legitimamente na família de Deus; não adotado numa nova família como no sistema brasileiro, mas sim um legítimo filho espiritual que possui a natureza de Deus implantada pelo Espírito Santo em seu coração. Sem dúvida, esta é uma verdade sublime que encanta e enche os corações daqueles que são salvos, e estou plenamente certo que seu coração ficará deslumbrado com essas belas notícias. Como alguém que agora é pertencente ao Reino de Deus, não como um anjo, mas sim como um filho, essa pessoa que foi achada pelas misericórdias e que foi transformada pela atuação da Graça de Deus tornou-se um príncipe de Deus neste mundo. Que posição de honras e privilégios tem aquele que foi salvo pelo poder da atuante Graça! Não há linguagem humana que possa explicar tal verdade que foi registrada na palavra de Deus e que é implantada nos corações dos salvos, que somente ouvidos espirituais podem discernir, e somente aqueles que têm o Espírito Santo como Professor podem aprender.
Isso significa que a salvação outorgada por Deus ao pecador não é uma mera salvação, mas sim algo infinitamente maior do que aquilo que podemos entender em nossa extrema limitação. Eis aí a notícia de Deus para aqueles que forem achados como pobres. Meu amigo, Deus se dirige aos que são espiritualmente pobres a fim de que pela salvação essas pessoas tornem-se as mais bem-aventuradas criaturas existentes em todo universo. É essa a mensagem que o Senhor está transmitindo nessa exuberante passagem de Lucas 6 e que harmoniza com toda estrutura bíblica. Todos os genuínos crentes devem buscar conhecer essas verdades, porquanto elas trazem não somente edificação para a fé, como também impulsiona nossos passos no andar da vida cristã. Um dia os discípulos chegaram para o Senhor Jesus, completamente entusiasmados com os êxitos obtidos no ministério de evangelização. Eles haviam feito tantas coisas em nome do Senhor, mas o Senhor falou-lhes ao coração para que eles se alegrassem, não porque os espíritos lhe submetiam, mas sim porque os nomes deles estavam arrolados no céu  (Lucas 10:20).
Você, amigo, foi achado pela tão rica misericórdia de um Deus que salva pecadores da tão miserável situação de extrema pobreza espiritual? Foi um dia achado em seus trapos e abraçado por Deus, feito por Ele uma nova criatura? Se de fato aconteceu isso em sua vida, eis o que o Senhor fala no verso lido de Lucas que você é agora possuidor da verdadeira e eterna felicidade; é agora alguém que desfruta da paz com Deus; é alguém que possui a perfeita justiça do Filho de Deus, pois foi justificado (Romanos 5:1); foi purificado de toda iniqüidade que antes lhe colocava como um impuro diante de Deus; é agora alguém que foi tirado das trevas e anda na luz, podendo desfrutar da comunhão com Deus e com o povo de Deus porque se tornou filho de Deus; você é alguém que está seguro para sempre, pois sabe que caminha não mais para o abismo, mas sim para a sua morada eternal na Nova Jerusalém.
Amigo, entendeu o que significa ser pobre conforme a linguagem usada pelo Senhor Jesus em Lucas 6:20? É para essas pessoas que o Deus da bíblia se dirige; é para elas que o evangelho é proclamado e elas têm ouvidos abertos para escutar as Boas Novas. Foi para essas pessoas que Jesus veio ao mundo e se entregou ali na cruz; é com elas que Deus realiza o maior milagre concedendo-lhes salvação eterna. O Grande Deus abriu a porta do céu para essas pessoas e abre os olhos do entendimento para que elas vejam as maravilhas da Graça. O convite “Vinde a mim” do Salvador é para essas pessoas, pois elas estão realmente cansadas e oprimidas neste mundo onde peregrinam.

Nenhum comentário: