terça-feira, 3 de abril de 2012

BENÇÃO E MALDIÇÃO (8)



Então, olhando Ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.” Lucas 6:20
A GRANDE PROMESSA AOS POBRES (continuação)
Amigo leitor, deu para entender o que significa ser pobre conforme a linguagem usada pelo Senhor Jesus em Lucas 6:20? É para essas pessoas que o Deus da bíblia se dirige; é para elas que o evangelho é proclamado e elas têm ouvidos abertos para escutar as boas novas; foi para essas pessoas que Jesus veio ao mundo e se entregou ali na cruz e é nelas que Deus realiza o maior milagre lhes concedendo salvação eterna. O Grande Deus abriu a porta do céu para essas almas humilhadas e abre-lhes os olhos do entendimento para que vejam as maravilhas da Graça em Cristo. O convite “Vinde a mim” do Salvador é para essas pessoas, pois elas estão realmente cansadas e oprimidas neste mundo onde peregrinam.
Meu amigo, eis aí a verdade do evangelho. Estou certo que a verdadeira mensagem da genuína boa nova é muito humilhante para corações orgulhosos que se ergueram nesta vida e não percebem que é para seu próprio prejuízo. Quão importante é que você agora se curve perante o Deus da verdade em profunda atitude de humilhação, na expectativa de que Deus venha a usar de compaixão em seu favor. Ele é o Deus daqueles que tremem perante a Palavra Dele (Isaías 66:2). O Deus Soberano e Glorioso no céu e na terra pode tornar o pobre pecador em alguém completamente rico.
Vou lhe mostrar o que foi que Ele fez para que isso pudesse de fato acontecer. Paulo diz em 2 Coríntios 8:9, que o Senhor, sendo rico se fez pobre. O glorioso e Sublime Senhor, Majestade Santa, Todo Poderoso, dono absoluto do céu e da terra, totalmente suficiente em Si mesmo, aquele que de nada precisa e que não tem que dar conta a qualquer pessoa, esse Deus desceu do céu e veio aqui na terra tomando a posição de homem, posição inferior a dos anjos. Mais do que isso, ao chegar à posição de homem se humilhou assumindo a postura de um escravo a fim de se entregar ali na cruz do Calvário enfrentando a mais vergonhosa morte daquele tempo que era a morte de cruz (Filipenses 2:7), com qual objetivo? Para salvar perdidos pecadores e torná-los assim em ricos herdeiros de Deus.
Quem poderá explicar essa história tão encantadora? Os anjos estão impressionados com a tão grande obra realizada pelo Filho de Deus, e Deus há de exibir lá no céu as maravilhas da tão grande salvação enchendo a cidade celestial de homens que antes estavam caídos na miséria do pecado e que foram erguidos para a sublime posição de Filhos de Deus.
Será que você meu amigo, diante dessa tão poderosa verdade, ainda prefere transigir com o pecado neste mundo? Será que é tão louco em desprezar tanta misericórdia e amor a fim de apenas agradar suas paixões num mundo que está fadado à destruição? Será que diante de tantos fatos você continuará desprezando e atirando fora como se fosse lixo o convite para a salvação que o Senhor faz aos pecadores? Vai continuar se escondendo nos esconderijos mundanos? Vai viver como minhoca, escondendo na terra, sem querer ver a luz? Está lutando para adquirir aquilo que inevitavelmente há de deixar? Quer ajuntar tesouros aqui, a fim de gastar com seus prazeres mundanos? Que loucura!
Minha expectativa é que haja alguém que entendendo tal verdade seja levado pelo Espírito aos pés do Salvador e Senhor para sua salvação eterna. Satanás tem inventado outro salvador; ele tem anunciado outro evangelho, o qual em nada parece com o evangelho pregado pelos santos apóstolos e pelos grandes homens de Deus no transcorrer da história da igreja. Mas, a verdade é que a mensagem eterna continua e agora está perante você, meu amigo. Arrependido, creia no Senhor Jesus para sua salvação eterna.
Mas, ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação” Lucas 6:24
OS RICOS (Introdução)
Amigo leitor, depois de ter mostrado o que significa ser “pobre de espírito” conforme a linguagem usada por Cristo, creio que inevitavelmente segue-se a necessidade de explicar o outro lado do ensino de nosso Senhor. Se há aqueles que são chamados de “pobres”, há também aqueles que são chamados de “ricos”. Devemos dar louvores ao nosso Deus pela clareza e equilíbrio da sua Palavra. Devemos também, achegar perante as Escrituras com atitude humilde sabendo que o Espírito da verdade é o Grande Professor. Temos que aprender Dele. Seus ensinos são perfeitos e Sua linguagem em nada deve ser comparada à linguagem dos homens.
“Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação” (verso 24). É meu dever agora esclarecer às mentes dos leitores o que significa o ser “rico” conforme as palavras ditas por nosso Senhor no texto lido. Primeiramente devo definir o estado de riqueza da alma. É obvio que o Senhor está referindo ao homem no coração, porquanto Deus vê o homem no coração e não no que ele é por fora.
Realmente, a alma é vista como rica aos olhos de Deus quando se acha numa posição de orgulho, atitude posta pelo comando do pecado no coração. Se Cristo não reina, tem outro que ocupa o lugar de rei absoluto no coração do homem, que o controla. Não há meio termo no terreno espiritual. É o trabalho de o pecado reinar no coração do pecador ainda não salvo. Tal ensino é visto no cap. 6 de Romanos onde vemos uma exposição clara desse fato. Ali Paulo mostra que o pecado está assentado no trono do coração de cada ser humano que ainda não foi salvo. O pecado é comparado a um rei que assume a direção do viver natural do ser humano e utiliza todos os membros de seu corpo para cumprir todos os propósitos do pecado nesta vida.
A bíblia é um livro prático, pois mostra aquilo que é ensinado na vida prática de todos os homens. Se a pessoa foi salva, Cristo reina e orienta a vida dessa pessoa e seu corpo é utilizado para glorificar a Deus,          Observemos o que Paulo diz aos crentes em Romanos 6:12 “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal para obedecerdes as suas concupiscências”. Porém, se não foi arrancado do poder tirano do pecado, fatalmente está prestando serviço à iniqüidade e não consegue escapar dessa situação por si própria. Falando sobre a velha vida em que os crentes viviam Paulo diz no verso 19: “... Assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza, e da maldade para a maldade...”.  Percebe-se a triste situação do homem enquanto nesta vida está servindo ao pecado.
Amigo leitor, riqueza na alma é uma situação em que a pessoa está sob o controle do pecado de tal maneira que não enxerga sua miséria perante o Deus Vivo e Verdadeiro. O reinado do pecado faz com que a pessoa sinta-se bem sem ver qualquer perigo.  Está afastado do seu coração qualquer temor a Deus. Ela não se vê necessitada de salvação, porquanto não enxerga qualquer perigo eterno à frente. O reino do pecado é algo terrível. O pecado é a maior tragédia de todo universo. Até mesmo Lúcifer que agora é o diabo, não passa de ser um escravo do pecado fazendo voluntariamente aquilo que o pecado quer. Ele foi criado sem pecado, até que um dia se dispôs a obedecer ao pecado e desobedecer a Deus, e eis aí o resultado - o pecado tornou-lhe o diabo.
Mas Cristo Jesus veio ao mundo para libertar pecadores das algemas do pecado, e torná-los servos de Deus, servindo a justiça: “...e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça” Romanos 6:18. Então, diante dessas maravilhosas notícias da graça, não tem um gesto que mais admira os céus do que a humilhação perante Deus. O Deus que é riquíssimo em misericórdia (Efésios 2:4) comunica-Se com pecadores arrependidos! Ele deixa Seu assento de glória a fim de revelar seu amor, perdão, bondade, ternura e aceitação à alma arrependida!

Nenhum comentário: