sexta-feira, 20 de abril de 2012

BÊNÇÃO E MALDIÇÃO (26)



Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem” Lucas 6:22.
PERSEGUIDOS POR CAUSA DO FILHO DO HOMEM (continuação)
         Uma vez tendo dissipado toda concepção errônea a respeito daquilo que nosso Senhor nos ensina no texto no tocante ao sofrimento enfrentado pelo Seu povo, resta que agora a verdade seja conhecida e publicada. Primeiramente argumento aqui que jamais devemos nos afastar de todo ensino ministrado pelo Filho de Deus no contexto. Ao estudarmos a Palavra de Deus, não estamos como cegos tateando no escuro procurando adivinhar aquilo que almejamos pegar. A Palavra de Deus fala por ela mesma. É claramente perceptível que nosso Senhor oferece um contraste entre a vida Celestial, isto é o Reino de Deus, com a vida deste mundo, que é o reino terreno. A verdade é que há um completo contraste entre o reino invisível e o reino visível.
         Minha expectativa é que o leitor não tenha perdido a linha de raciocínio que o texto nos mostra. Aquela pessoa que foi achada por Deus como uma pessoa “pobre” e que foi salva pela tão Grande Salvação, essa pessoa se torna alguém rico, herdeiro do Reino do céu. É a gloriosa verdade do evangelho, que exibe a poderosa salvação e todos os seus benefícios eternos, que acompanham essa tão grande obra redentora, que agora é entregue aos perdidos pecadores, os quais arrependidos desejam ser salvos.
         Seguindo a ordem, aquele que foi achado como pobre será alguém que tem “fome” da verdadeira e eterna alimentação oferecida por nosso Senhor. Prosseguindo, essa pessoa “chora” porque descobriu que foi achada pela misericórdia e que Deus usou de compaixão em seu favor. Chora porque agora é o que é não porque tenha qualquer merecimento, mas por causa da gloriosa Graça que lhe alcançou, salvou e fez uma pessoa herdeira de Deus.
         Vamos tentar aqui montar em nossas mentes um quadro dessa pessoa, para que descubramos por que ela aqui sofre perseguição. Ao possuir o reino de Deus e dos céus e não daqui deste mundo, passando eventualmente a rejeitar este estilo de vida daqui; ao experimentar a fome verdadeira que é desconhecida deste mundo, aliás, algo que é um verdadeiro mistério e loucura para o entendimento dos homens mundanos; ao passar a ser uma pessoa que chora no íntimo ao ver a situação do homem, longe de Deus, no pecado; ao mostrar uma maneira santa e justa no viver revelando ser nova criatura, o que vai resultar diante de tudo isso? Porventura, tal pessoa será bem-vinda a esta sociedade mundana? Será que tal pessoa será querida e bem-vinda neste reino passageiro? Será que essa pessoa terá um lugar de repouso entre os homens?
         A resposta obvia é um absoluto não! Haverá uma completa e total rejeição por parte dos homens contra esse tipo de pessoa. Ela não pode ser enquadrada no esquema desta vida daqui; ela não se adaptará ao sistema mundano deste presente século mau. Realmente, olhando do ponto de vista bíblico, ela é uma pessoa “pobre” no meio dos “ricos”; ela é uma pessoa que tem “fome”, habitando no meio daqueles que estão “fartos”; ela é uma pessoa que “chora”, peregrinando no meio daqueles que agora estão “rindo”.
         A reação normal do mundo contra esse tipo de pessoa será manifesta por meio de perseguição. Isso é inevitável. É de se esperar que isso fatalmente aconteça. Infelizmente muitos genuínos crentes não entendem porque essas coisas fazem parte de suas vidas. Muitos ficam escandalizados diante de tantos obstáculos que encontram no caminho estreito, no qual passaram agora a trilhar.
         Amado leitor, se você é um crente, deve lembrar que o Senhor comunica perfeitamente conosco por meio da Sua Palavra. Todo nosso problema é porque ignoramos a verdade revelada, por isso que sofremos desnecessariamente.
         Continuo o assunto com estas interrogações: Por que essa perseguição? Por que aqueles que agora foram achados pela misericórdia de Deus são discriminados neste mundo? Por que são odiados e muitas vezes forçados a abandonar a fé? Por que essa perseguição não tem sequer explicação e surge de modo assustador, devastador e implacável por parte dos homens contra os santos de Deus? A única resposta correta aparece da boca do próprio Deus e pode ser vista somente nas próprias páginas das Sagradas Escrituras. No verso lido o que é que o Senhor Jesus diz? “Bem-aventurados sois quando os homens vos perseguirem por causa do Filho do Homem”.
         Eis a verdade estabelecida através dos lábios do próprio Filho de Deus. Por que um genuíno crente sofre perseguição neste mundo? Por causa do Nome de Jesus; porque aquela pessoa foi identificada com o Filho de Deus; porque aquela pessoa agora foi salva e libertada do império das trevas, para pertencer ao Glorioso Filho do Deus Vivo; porque foi tirada da triste escravidão onde estava, para agora em liberdade servir ao Deus Vivo e Verdadeiro.
         Cristo em Mateus usa outras palavras para mostrar a mesma verdade. Ali no Sermão do Monte Ele afirma que os Bem-aventurados hão de sofrer perseguição por causa da Justiça. É a mesma coisa. Aquele que foi salvo está agora coberto com a justiça de Deus e essa justiça celestial é odiada e repudiada pelo sistema mundano que tem sua própria justiça. Em João 15 Cristo usa outras palavras para mostrar o que o mundo fará contra aqueles que agora lhe pertencem. Ele diz no verso 20: “Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que o seu Senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa”. Ainda no verso 21 Ele deixa mais esclarecido: “Tudo isso, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou”. Está bem registrado na palavra o motivo porque o mundo age como age contra os santos de Deus.
         Passo agora a mostrar biblicamente a respeito do ódio mortal que este mundo maligno manifesta contra Deus e contra Seu Cristo. É bem verdade que hoje falam muito de Jesus; é bem verdade que hoje pronunciam muito esse Nome que parece até mesmo sinal de magia para milhares de corações incautos; é bem verdade que se atrevem até mesmo a cantar o que eles chamam de louvores ao Nome de Jesus e espalharam esse Nome por todos os lugares, em Shows e festas pagãs; é bem verdade que todos ligaram o Nome de Jesus com tudo aquilo que é festa mundana e que não passa de ser manifestações das paixões da carne e dos olhos. Mas, claramente vemos que esse é o Cristo do mundo, idealizado e formulado por raciocínios malignos e falazes que estão prontos para solapar e manchar de uma vez por todas a mensagem pura e cristalina do Evangelho Bendito, conforme pronunciam as Sagradas Letras.
         É necessário que preguemos com toda ousadia para desmascarar toda sutileza e esperteza do maligno pai da mentira que usa os homens em seus projetos. Seu alvo é implantar neste mundo um reino ateu e diabólico a fim de que apresente a todas as nações o Cristo que será adorado e admirado no mundo inteiro, mas que não passará de ser uma imitação de Satanás. A mensagem santa do evangelho é a luz que penetra em densas trevas do pecado e afugenta a escuridão, porquanto as trevas não podem prevalecer contra a luz, e tal verdade é aterradora para Satanás e os homens que lhe seguem.


Nenhum comentário: