quarta-feira, 11 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (8)



 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”(Lucas 13:24)
  Prezado leitor, voltemos nossos olhos para essa passagem tão impressionante de Lucas cap. 13, quando Jesus está ali tentando responder a pergunta feita por aquele homem. Ele queria saber quantas pessoas seriam salvas. Já preguei anteriormente e nas mensagens pregadas, procurei deixar bem claro para aquele que realmente se aplicou para entender. Procurei explicar o significado da palavra “esforçar”. O que Jesus Cristo quer dizer quando ele fala no versículo “esforçai-vos”. Ali ele aponta a responsabilidade de cada pecador, de cada ser humano. Noutras palavras, todos os pecadores, não importa a idade, nem a cultura, nem a situação em que ele está, todos são responsáveis em se humilhar perante o Senhor. A ordem vem dos céus, da Majestade Celeste para todos os homens.
Meu amigo, é meu desejo que Deus tome estas mensagens, e que ele venha usá-las a fim de que você seja, de uma maneira gloriosa, direcionado a Jesus Cristo Salvador. Oh sim, se você for salvo, esse será o prêmio maior, a recompensa maior que eu terei. Compensará todo o esforço gasto aqui. Mas, o maior propósito da pregação é a Glória de Deus, e se ele não salvar ninguém dos meus leitores, terei prazer em saber que ele foi glorificado. Mas eu estou plenamente certo de que a pregação do evangelho da glória de Cristo tem um efeito poderoso de operar genuína fé no coração de pecadores, daqueles que têm fome e sede da justiça.         Amigo leitor reitero aqui que a poderosa Palavra de Deus não volta vazia. Não! O Grande Deus afirma isso. Ele diz que a Palavra que sair da boca Dele, não há de voltar vazia. Deus vela pelo cumprimento da Sua Palavra. E damos glória a ele por isso. Ele honra a Sua Palavra. A Palavra de Deus é fogo, por isso queima os corações. A Palavra de também é martelo, por isso é poderosa para ir e quebrar a dureza e a obstinação do coração do homem. A Palavra de Deus também é espada, a Espada do Espírito, portanto ela corta. Ela corta o orgulho, a vaidade, e põe no pó a arrogância do pecador. A Palavra de Deus também é aterrorizante para todos aqueles que andam na prática do pecado, que vivem gostando do pecado, que vivem e andam no caminho largo. A Palavra de Deus é um terror, e essas pessoas não vão gostar de ouvir a Palavra de Deus. Elas vão fugir da Palavra de Deus. Elas vão ficar longe dos lugares onde pregam a Palavra da Verdade. Mas, por outro lado, a Palavra de Deus faz bem aos que andam retamente (Miquéias 2:7). Sim amigo.
  Eu tenho mais um argumento para explicar o que significa a palavra esforçar, e depois desse argumento, eu findarei pondo um ponto final na explicação desta palavra usada pelo Senhor da Glória ali no texto de Lucas 13:24. Eu espero aqui que o amigo vai entender. Depois disso, passarei a explicar o lugar de escape. A porta estreita. No meu último argumento sobre a palavra esforçar, digo e afirmo com todo o respaldo bíblico, com a posição bíblica, que o esforço apresentado por Jesus Cristo ali, na realidade é a obra da fé. É a evidência da fé. É a fé bíblica em pleno exercício. É um pecador mostrando aquilo que só o Espírito de Deus pode operar no seu coração. É isso que ele quer dizer ali com a palavra esforçar.
  É a fé. Não é a fé natural. A fé natural é do mundo. A fé natural é do homem. Nasceu com o homem e morrerá com o homem. Não é aquela fé que todo mundo afirma ter. Não! Todo mundo diz que tem fé. Mas, não é a fé que é dos homens, que os homens afirmam possuir, e que sentem até bem com essa fé. Não é a fé que os demônios têm. Os demônios crêem em Deus. A fé que move o coração do pecador ao esforço de entrar pela porta estreita é a poderosa fé que vem de Deus. É isso que o Espírito diz em Efésios 2:8. “Pela graça sois salvos mediante a fé”. A fé que move o coração ao esforço de entrar pela porta estreita, essa fé é a poderosa fé que vem de Deus e Jesus é o Autor e Consumador dessa fé. Hebreus 12:2. “Olhando firmemente para Jesus, o Autor e Consumador da fé”.
  Outro detalhe, essa fé tem uma visão, ela enxerga uma coisa, ela tem uma visão bíblica. Ela enxerga a palavra. Ela enxerga as ordenanças de Deus. Além do mais, essa fé tem uma só direção, essa fé caminha somente direcionada ao Salvador. Ela vai e pauta o caminho do Calvário, e ela vai lá. Essa fé é a bendita fé. É a fé que, de uma vez por todas, foi entregue aos santos. E damos glória a Deus por isso. Como a Palavra de Deus é clara! esta é a fé que realmente exalta a Palavra de Deus. Esta fé maneja a Palavra de Deus, e a Palavra de Deus exalta essa fé. Esta é a fé que glorifica a Deus e Deus glorifica esta fé. Não é maravilhoso isso?
  Digo mais, esta fé que a Bíblia apresenta, não é a fé que vive à busca de Deus, a fim de conquistar prosperidades materiais. Não! Jesus não está tratando desse esforço. Multidões seguiam a Cristo e criam Nele, mas faziam por causa dos sinais e maravilhas. Eles queriam Jesus, ver as curas, os milagres, multiplicação de pães, ressurreição. Sim! Mas em João 12, Jesus deixa bem claro que aquelas pessoas amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
  Dá para o amigo entender a diferença entre a fé do homem e a fé que vem de Deus?  Essa fé natural, que vive à cata de bens materiais, à procura de Deus para ver maravilhas, não é a fé que opera a salvação de Deus. Essa fé não traz um resultado eterno no coração do pecador. O povo de Israel quando atravessava o deserto, do Egito até Canaã fez a mesma coisa. Muitos pediam sinais a Deus. Muitos estavam querendo comida. Diz a bíblia no Salmo, que aquele povo exigia que Deus lhes colocasse uma mesa no deserto. Coisa terrível. Eles estavam tentando a Deus. Amigo leitor, uma atitude assim não reflete fé genuína. E milhares de pessoas estão indo em determinadas igrejas fazendo a mesma coisa, querendo que Deus coloque uma “mesa perante eles”.
  É bom cuidar meu amigo, porque Deus responde certos pedidos na raiva Dele. Como Deus respondeu ao povo no deserto. O que você quer Deus pode dar, mas na ira Dele. Aquele povo pediu carne, e Deus deu carne sim, mas junto com a carne veio a morte para eles. Cristo não veio ao mundo para ser um papai Noel, trazendo prosperidade material. Este não foi o propósito do Filho de Deus ao adentrar-se neste mundo perdido. Ele diz que veio buscar e salvar pecadores. Lucas 19:10. Ele veio também arrancar o pecador que ele salva deste mundo maligno e levá-lo para o céu.
  Então amigo, o evangelho pregado por Jesus Cristo, é redondamente diferente desse evangelho pregado hoje em dia. Cristo Jesus diz: “No mundo tereis aflições”, mas o evangelho moderno diz: “No mundo tereis prosperidade”. Satanás tem prazer nesse evangelho e ele imita Deus ao pregar esse evangelho. Ele dá dentes de ouro, e até coração de ouro se você quiser. Ele ofereceu prosperidade a Jesus. Ele disse a Jesus: “Você está vendo este mundo? Tudo isso é meu. Foi me dado. E eu te darei tudo isso, se prostrado, me adorares”. Cuidado com essa fé tão badalada hoje em dia. Ela é benquista pelos homens, mas não é admirada por Deus. Essa fé usa a Bíblia, sim, mas para suas próprias finalidades. E os homens põem essa fé acima de Deus, e coloca Deus como se ele fosse um servo.
  Amigo leitor, a fé em si nada é. A fé só tem valor quando o homem vê a sua própria desgraça eterna, usa miséria diante de Deus. É verdadeira fé quando no homem há pobreza de espírito. É verdadeira fé quando o pecador tem fome e sede de justiça. A verdadeira fé busca uma cidade só, a Jerusalém Celestial. A verdadeira fé busca uma herança. A herança eterna guardada nos céus para os salvos. A verdadeira fé busca um prêmio, o mesmo prêmio que Moisés buscou quando deixou o Egito com seus prazeres, preferindo sofrer com o povo de Deus porque contemplava o galardão eterno. A verdadeira fé triunfa sobre este mundo ganancioso, sobre este mundo cobiçoso, sobre este mundo egoísta. A verdadeira fé sobrevoa as alturas celestes e mira, contemplando as glórias eternais e de lá de cima, a verdadeira fé olha para este mundo que caminha para o juízo e para o fogo. A verdadeira fé é aquela que sabe disso, que só tem um prazer. Cristo Jesus. A verdadeira fé exulta e contenta, porque seu nome está escrito no Livro da Vida do Cordeiro. A verdadeira fé não vive na pobreza, mas se houver pobreza, contentar-se-á e dará graças a Deus por tudo, em obediência à ordem de Deus, quando Ele diz: “Em tudo dai graças”.
  Amigo leitor, eis aí uma característica da verdadeira fé. O perfil da fé verdadeira como é apresentada nas Escrituras Sagradas. A verdadeira fé, a fé bíblica, não vive à busca das riquezas deste mundo. Ela não se interessa por isso. Mas ela há de glorificar a Deus, se Deus lhe conceder a bênção de ter possessões aqui. E vai dizer sempre que não passa de um peregrino e forasteiro. Abraão foi um homem rico, mas diz a Bíblia, que ele se considerava como um peregrino, e ele esperava a Jerusalém Celeste e não este mundo maligno. A verdadeira fé vai usar os seus bens para a glória de Deus, não para satisfazer suas vaidades aqui. Cuide com essa fé falsa apregoada por aí, atraindo os favores dos homens.
  Querido amigo, espero que nessas poucas palavras, eu pude lhe levar a diferenciar a genuína fé dessa fé criada pela fantasia do homem natural. E a Bíblia diz que o homem natural não pode crer como Deus quer que creia. Pelo contrário, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus porque para ele são loucura.
  Volta amigo agora, pedindo a misericórdia de Deus para que você contemple a simplicidade bíblica, e então quando Jesus diz: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”, ele simplesmente está apelando para que o pecador converta-se a ele. Ele está apelando para que o pecador creia na suficiência dele como Senhor e Salvador. Sim. É isto que Ele quer dizer. A verdadeira fé há de correr para os braços do Salvador e Senhor. A fé verdadeira vai dizer “eu não tenho outro escape. Se eu não for a Cristo eu estarei perdido, se eu não me refugiar no Salvador”. A fé bíblica vai dizer “eu cairei no Abismo eterno, se eu agora não clamar pedindo socorro a Jesus, para ele ser o meu Salvador, me livrar do inferno, me livrar da condenação e me dar vida eterna agora, e me garantir segura entrada no céu”.
  Hoje, agora mesmo tome esta decisão de correr para Cristo, humilhado, quebrantado, pedindo Dele, salvação, socorro e livramento para sua pobre alma. E lembre-se que o Salvador está perto e pronto para salvar o pecador que verdadeiramente Nele crê.

Nenhum comentário: