terça-feira, 1 de maio de 2012

A VERDADEIRA SALVAÇÃO (6)


Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9)

A VERDADEIRA CONFISSÃO

Prezado amigo, nestes dias estou pregando neste tão esplendoroso e magnífico texto de 1 João. Não há dúvidas que a passagem trata-se da apresentação clara e simples da mensagem da verdadeira e genuína salvação bíblica, a salvação que dá descanso ao cansado; que dá paz ao coração aflito e turbulento; que dá luz aos olhos tão cegados do pecador; que dá plena certeza ao coração tão entenebrecido pelas mentiras atiradas aos seus braços pelo famoso pai da mentira. Minha oração a cada dia é que este texto tão precioso chegue ao seu coração como um visitante tão querido. Que muitos tenham as portas abertas do coração para a entrada da luz celestial dessas boas novas vindas do céu. É a proclamação que todo pecador que se achega ao Salvador em sincera confissão de fé encontrará perante sua face aquele que é Fiel e Justo para efetuar poderosa e eterna salvação, porquanto diz o texto lido deixa essa verdade bem clara.

         Hoje quero tratar, dentro do texto um assunto que é deveras importante que o leitor atento fique sabendo. São muitos e são milhares os corações que não conheceram e não conhecem a confissão bíblica. São muitas as portas das almas que nunca foram abertas para a luz celestial entrar; são muitos aqueles que tem luz por fora mas por dentro estão habitando em densas trevas. Tem olhos físicos, mas na alma estão cegos. Que perigo para a alma que desconhece a confissão. Se nunca houve confissão genuína é porque não houve salvação e se não houve salvação significa que a alma está perdida, atiradas nas trevas vagando sem rumo, tropeçando sem nem sequer saber em que está tropeçando.
         O que acontece quando a alma não chega a Cristo Jesus para a confissão sincera e a petição por salvação? Vamos enfrentar a realidade mostrada pela Palavra da verdade. Se não há confissão o pecador jamais conhecerá o Deus que é Fiel e Justo para perdoar e purificar. É óbvio. Como alguém conhecerá o perdão de Deus sem que antes tenha reconhecido a sua culpa perante o Deus Santo que foi ofendido? Como alguém há de conhecer a purificação que vem por meio do sangue remidor se antes nunca reconheceu a situação de imundo na qual o pecado lhe colocou? É mister que seja tirado todo engano; é mister que a luz da verdade penetre onde só há escuridão e a falsa paz seja reconhecida e denunciada como perigosa e perversa.
         Primeiramente devo afirmar e confirmar que se nunca houve confissão que levou o pecador à humilhação perante o Salvador, significa que o pecado ainda reina no coração. Meu amigo, o homem é um escravo, ou de Deus ou do pecado. Não há neutralidade. Neste exato momento, onde você estiver, não importa sua idade, sua religião, sua situação econômica, você está à serviço de alguém, ou de Deus ou do pecado. Nosso Senhor deixou tal verdade bem esclarecida aos judeus tão enganados em sua religião. Jesus disse para eles: “Em verdade em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34). Eles achavam que eram pessoas espiritualmente livres porque pertenciam a religião judaica; porque eram descendentes do grande patriarca Abraão; porque estavam ligados como parentes à família de grande nomes narrados no Velho Testamento como Moisés, Elias, Davi, Jeremias e outros.
         Mas nosso Senhor ultrapassou as barreiras daqueles corações endurecidos para mostrar-lhes o quanto eles estavam enganados pelo próprio poder do pecado. Em outras palavras nosso Senhor estava dizendo o seguinte para eles: “Olha, vocês nada tem de espiritualidade porque vocês como qualquer outra pessoa deste mundo, vieram de um Adão pecador, caíram no pecado juntamente com seus pais lá no Éden ao ouvir a voz da serpente. Por isso vocês agora não passam de ser pessoas que vivem à serviço do tirano pecado que habita em seus corações”.
         Caro leitor, se você acha que estou sendo duro demais em meus argumentos, venho lhe dizer que estou apresentando aqui exatamente aquilo que é doutrina puramente bíblica. Em nada tenho me afastado da exatidão e integridade da Palavra Fiel para que você fique sabendo que a mensagem é de Deus e não minha. Se você tem pelo menos um pouco de conhecimento dos ensinamentos bíblicos verá que este ensino a respeito do reinado do pecado no coração do pecador é algo claramente ensinado e perpassado por toda Escritura. Eu sei que o orgulhoso e altivo coração humano não gosta e nem quer ser descoberto em seus esconderijos. Mas a bíblia é um livro revelador. Ninguém há que possa ficar escondido perante a revelação bíblica. Mas Paulo trata desse assunto no cap. 6 da Gloriosa Carta aos Romanos. Ali o Apóstolo escrevendo aos crentes ele afirma que aqueles que são crentes em Cristo e que agora estão à serviço do Senhor Deus, viviam antes na velha vida à plena disposição do pecado. A linguagem de Paulo ali mostra o que é que o pecado faz no homem que nunca foi a Cristo para sua salvação.
         Então, tomo de volta o assunto a respeito da confissão, que quando o homem nunca chegou a Cristo em sincero arrependimento e num coração aberto para Deus para que a luz do evangelho chegue e brilhe em toda escuridão do seu coração enganado e ludibriado pelo pecado, pode estar certo que o pecado ainda reina em seu coração. Importa que você fique ciente dessas verdades reveladas a respeito da tão triste condição do homem em Adão. Quando o pecado ainda reina no coração há lá dentro uma predisposição para a maldade. A ausência da verdadeira confissão que leva o pecador aos pés do Salvador a fim de que seu coração seja transformado num novo coração, indica que a maldade reina ali. Falta no coração o amor de Deus que está em Cristo Jesus. As poderosas feras da iniqüidade estão enjauladas dentro do coração e elas estão pedindo que sejam alimentadas. São chamadas de obras da carne e elas obrigam que o pecador venha buscar alimento continuamente.
Primeiramente apresento o orgulho, o rei da maldade. O homem que nunca foi humilhado pela lei de Deus para ir ao pó e reconhecer que não passa de um mero mortal totalmente fraco, tal alma é dominada pelo orgulho. Mesmo que esteja trajado de religioso, aquela religião é apenas um meio de encobrir seus pecados ocultos dos homens. A altivez, a arrogância impede que o homem se curve e se prostre perante a glória de Cristo; a altivez de espírito mantém o homem enganado achando que ele pode fazer o que bem quer fazer, andar onde bem quiser andar; pensar aquilo que ele achar por bem e que mesmo assim não será reconhecido em suas culpas.
Em segundo lugar mostro o que pode manifestar no andar daquele que desconhece a confissão bíblica. Há em seu coração uma predisposição para satisfazer seus desejos egoístas e carnais em detrimento do seu próximo. O reinado do pecado no coração faz com que o homem pense que ele tem direitos e que até mesmo Deus o reconhece como um pobre coitado que precisa se satisfazer em suas paixões. Alguém assim pode achar que é seu direito abandonar sua esposa ou seu marido e ir à busca de algo melhor. Essa pessoa toma o caminho do adultério achando que está certa em sua resolução e que jamais há de sofrer as conseqüências dos seus erros. O orgulho o eleva ao pináculo do prazer; o orgulho inflama suas paixões e lhe cega os olhos da alma; o orgulho o torna surdo para não ouvir a respeito dos perigos.
Vou adiante em expor o que acontece com a pessoa que desconhece a verdadeira confissão bíblica. Seu caminho será o caminho da maldade. Sempre irá procurar justificar seus erros; sempre estará pronto a adaptar-se a qualquer religião que mais lhe agrade e que mais lhe ajude a manter no seu perigoso caminho. Sua mente fica entenebrecida e até mesmo vai usar a bíblia, usando textos fora do contexto, para armar-se contra a verdade. Uma pessoa que desconhece a confissão genuína e verdadeira pode tornar-se alguém perverso. Quantos homens se tornam violentos em relação às suas esposas porque tem suas consciências pesadas e não querem admitir. Muitas mulheres também em relação a seus maridos. Muitos fogem do confronto bíblico; muitos fogem do aguilhão da lei.
Vou adiante a afirmar que a ausência da confissão genuína pode levar alguém a se tornar como um verdadeiro monstro em figura humana. Uma pessoa pode se tornar assassina quando seu caminho é o caminho da escuridão; um jovem pode se tornar cruel no tratamento com seus pais e seus irmãos. Uma pessoa pode estar seguindo o caminho da mentira, da crueldade sexual; do roubo, da loucura e de outras atitudes semelhantes. O homem quando foge da luz do evangelho bíblico tomará o rumo da anormalidade, da bestialidade e se tornará pior do que os animais em seu viver. O domínio do pecado lhe levará a pensar que ele é feliz, que achou um paraíso aqui nesta vida, mas ele não verá que seu caminho é perigosíssimo, e que está escorregando para o abismo. Ninguém pode estabelecer a vida em cima de coisas erradas. Aquilo que agora lhe parece tão inofensivo não passa de ser como um filhote de leão que lhe atrai poderosas feras que lhe destruirão fatalmente. O caminho que lhe parece tão bonito e fácil não passa de ser o caminho largo que lhe leva a um lugar de desespero. Agora você pode rir e zombar da desgraça alheia, mas você chegará ao lugar onde verá quão desgraçada foi sua escolha.
         Vou adiante expondo argumentos que mostram o que acontece quando a alma nunca conheceu a genuína confissão conforme apresentada nas escrituras que levam o pecador ao encontro com o Salvador. Digo mais que a pessoa que a pessoa terá atitudes de fuga. Sempre estará correndo e fugindo de Deus como Caim. Ó quão terrível é uma consciência pesada! A bíblia afirma que o caminho do homem carregado de culpa é tortuoso. A história de Judas é muito conhecida. Ele sempre foi enganado no seu próprio coração em achar que era um verdadeiro discípulo de Cristo. O que o homem é no coração vai revelar em seus atos. Judas sempre foi um amante do dinheiro. Tomou a decisão de seguir Jesus porque achava que o Nazareno era um político que um dia iria ocupar o trono de Israel como Rei e ele teria uma posição no reinado que afinal lhe levaria à fama nacional e mundial. Mas à medida que o tempo passava foi descobrindo que estava enganado em seus planos. Percebera que seguia um líder pobre e que nada de valor dava as ambições tão buscadas pelos homens mundanos.
Qual seria o melhor meio de ficar rico? Como poderia obter a riqueza em suas mãos? Como poderia sorrir tendo a felicidade aos seus pés? Ah! Veio muito fácil. Satanás trouxe e pôs em seus braços todo dinheiro que ele queria ter. Como foi fácil! Acertou rapidamente na loteria! Mas, quão horrível foi quando o peso de uma consciência culpada veio sobre si como uma tonelada. O dinheiro que tinha em suas mãos e que fora ganho de modo desonesto era agora, não sua felicidade, mas sim sua desgraça. Satanás que antes tanto lhe cortejava e lhe jogava confetes de lisonjas e que lhe fomentava ganâncias, estava agora rindo perante aquele falso apóstolo. A decepção ficou bem estampada em sua face. O que fazer? Que rumo tomar? Certamente ele lançou fora todas as 30 moedas de prata como se fosse lixo, mas que direção Judas tomou? A direção do arrependimento? Não! Estava cheio de remorsos ao descobrir que tomara o caminho macabro da traição. Mas, não se direcionou pelo caminho da confissão. Seu coração era o mesmo coração orgulhoso por isso não hesitou em caminhar para o abismo via o ato do suicídio.
         Especialmente em nossos dias quando satanás tem engrossado o caldo da iniqüidade em sua imensa panela a ferver, vemos homens, mulheres, jovens, meninos e meninas fugindo para não encarar a realidade da vida. Meu amigo, você não pode fugir de Deus. Você neste mundo é como se fosse um pássaro dentro de uma gaiola. O Deus da bíblia é o Deus de compaixão, se você foge dessa misericórdia infinita, fatalmente você estará indo em direção ao juízo. Ou o homem se atira agora aos braços de amor eterno desse Deus que em Cristo providenciou o resgate na cruz, ou o homem escorregará para o assombroso juízo do Deus Reto e Justiceiro. Meu amigo, na sua fuga para não se deparar ante à verdade, sem dúvida alguma você verá como satanás, o deus deste mundo se achega a você e lhe enlaça com terríveis enganos religiosos. Ele é muitíssimo esperto e capaz de lhe atender naquilo que tanto você aspira em seu orgulho. Satanás é o rei dos orgulhosos, e ele sabe como mimar você como criança; ele sabe muito bem como pode afagar seu ego e como fazer você dormir um gostoso sono mediante as jogadas religiosas dele.
Digo mais que se você foge no seu orgulho de não querer enfrentar sua situação pecaminosa em sincera confissão de fé, você estará pronto a se unir com outros que seguem o mesmo caminho perigoso. As multidões se enveredam pelo caminho largo e fácil e eis aí milhares que lhe cercarão para aplaudir seus erros e  para incentivar a continuar no caminho por onde eles vão. Não tem outra decisão mais sábia para você, meu amigo, do que esta de dar as costas a tudo aquilo que parece belo e agradável aos seus olhos e humildemente buscar o socorro do Altíssimo. Por que essa decisão tão louca de seguir rumo a arapuca armada contra sua alma? Veja o caminho que Deus tem para o perdido pecador. É o Caminho humilhante do arrependimento e da sincera confissão de seus pecados perante aquele único capaz de tratar de uma vez para sempre com toda essa miséria que tanto lhe arruína. Eis aí o chamado de Deus para que homens e mulheres venham a Cristo para serem salvos.
        

Nenhum comentário: