domingo, 6 de maio de 2012

A VERDADEIRA SALVAÇÃO (11)



 “Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9)
O PODER ENGANADOR DO PECADO
 Se confessarmos os nossos pecados, Ele é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
         Amigo, na primeira parte dessas meditações pude mostrar o poder destruidor causado pelo pecado. Sei que o assunto é profundo, mas creio que aquilo que falei pode esclarecer a hediondez do pecado. O fato é que quando os homens se entregam aos prazeres, e o pecar se torna como algo normal, sem que haja restrições, como se fosse uma inundação, é sinal de que virá juízo da parte de Deus a qualquer momento. Notemos que Deus deixou exemplos na bíblia do que Ele pode fazer com cidades e nações inteiras quando estão envolvidas com o pecado sem que haja arrependimento. Observemos o que Deus fez com as duas cidades de Sodoma e Gomorra. Aquele povo estava dominado e obcecado pelo sexo ao ponto de virar torpeza. Deus não avisou do castigo que viria, e não havia nenhuma indicação nem sinal de qualquer derramamento de juízo. Veio de repente para castigo de toda população.
Amigo voltemos nossos olhos para a situação moral de nosso país e vejamos o que está ocorrendo bem diante de nossos olhos à luz clara do dia. Olhemos como homens e mulheres, até mesmo casados estão brincando com o pecado da imoralidade. Vejamos como estão ensinando até mesmo às crianças como podem brincar de sexo; olhemos como estão tratando a fornicação e o adultério como se fossem normais e saudáveis para a sociedade. Vemos como as aberrações sexuais entram em nossos lares para fazer uma lavagem cerebral com a finalidade de corromper a família. Podemos descansar diante dessa miséria que fatalmente atrairá o castigo de Deus? Ficaremos alheios diante do perigo tão iminente? Voltemos nossos olhos para o céu e clamemos as compaixões de Deus a fim de que Ele não derrame seu furor e sua cólera já.
         Quero ser o mais persuasivo que puder para abrir os olhos espirituais do amigo ouvinte, por isso tratarei agora acerca do PODER ENGANADOR DO PECADO. Estou certo que somente a Palavra de Deus pode apresentar a verdade esclarecedora a respeito do pecado, e que nós só podemos aprender se humildemente voltarmos nossos corações ao que está escrito. Que sejamos discípulos do Senhor e assentemo-nos aos Seus pés para aprendermos de Sua Palavra.
         Meu amigo, desejo que você agora seja capaz de ter uma mente sóbria e os pés no chão. Deixe de lado todo sonho, fantasia e ilusão tão promovidos em nossos dias. O pecado tem um poder tão enganador no íntimo que faz a pessoa sentir-se bem consigo mesmo. O pecado lhe floreia o coração; o pecado lhe corteja e lhe adorna de sentimentos de auto realização. O pecado no íntimo faz a pessoa sentir-se como se ela mesma fosse um deus, e ela se acha tendo certos direitos de ter na vida aquilo que ela quer. O caminho é da pessoa, o mundo é da pessoa. Ele escolhe o que quer, vive como quer, anda como quer, pensa o que quer, fala o que quer. A pessoa no íntimo não sabe que está sendo dirigida e dominada pelo pecado. Entretanto ela acha que tem livre arbítrio sem saber a verdade que não passa de ser um escravo, cuja mente, sentimentos e todo seu corpo se acham a serviço do pecado. Em que situação estão homens, mulheres, jovens, meninos e meninos! Quão perigoso é para a alma trilhar esta vida transitória de forma tão enganada e ludibriada! Mas não há desculpas, porquanto temos a Palavra de Deus e é ela a revelação de Deus.
         Vou adiante na tentativa aqui de ajudar os leitores tratando da poderosa doutrina do pecado conforme é apresentada nas sagradas letras. Uma das funções do pecado é trazer no íntimo certo prazer temporário. Há um prazer no pecado, há um sentimento de paraíso no pecado, há uma impressão de recompensa no pecado, e no íntimo a pessoa é cercada por uma mentalidade cruel de que não há ninguém vendo e de que para aquilo que ele está fazendo não haverá punição. É exatamente isso que transmite o Espírito de Deus no Salmo 36 conforme a versão Atualizada. Ali mostra que a voz da transgressão está no coração (verso 1), tirando assim de sua vista qualquer indício de temor a Deus. No verso 2 vemos que essa voz lisonjeadora no seu íntimo faz com que a pessoa seja iludida a pensar que aquilo que ela está fazendo de errado não há de ser descoberto nem detestado. Ele é um ateu na prática porquanto não vê nenhuma razão de temer a Deus, a sua visão é totalmente materialista.
         Prossigo em meus argumentos para mostrar aos leitores que o pecado tem também o poder sedutor de fazer com que a pessoa sinta um prazer delicioso naquilo que a pessoa está fazendo. O pecado traz um prato cheio de mel e o indivíduo não vê o veneno. Há certo sabor na transgressão. Há um sabor que agrada as paixões dos olhos, da carne e da soberba da vida. O pecado mostra ao indivíduo que o caminho que tem pela frente é um caminho prazeroso e assim adorna a pessoa de uma confiança ilusória de que ela irá alcançar seus intentos pela frente. Digo mais que há uma tendência do pecado em tornar os meros prazeres em paixões ardentes e incontroláveis.
         Quão perigoso é o caminho dos transgressores! Aquele que agora tem apenas um pequeno apego com o dinheiro, não sabe que lá adiante vai se achar enrascado em dívida, roubos e outros atos desonestos. Aquele que agora brinca com a imoralidade, rir das malícias e se envolve em defraudar o seu próximo, não sabe que lá adiante tem uma íngreme descida das paixões desenfreadas onde poderá estar envolvido até mesmo em práticas homossexuais. Sobre esse assunto o Espírito Santo deixa bem esclarecido em Romanos 1 à partir do verso 18. Quem agora brinca de apenas olhar, assistir e se divertir com as programações imundas da televisão achando que não passa de um mero passatempo, poderá se encontrar enlaçado no adultério trazendo desgraça e sofrimento para sua família.
         Meu amigo, o pecado reinando no coração dá a pessoa uma impressão de bem-estar. Ela vê que tudo está bem pela sua frente; ela acha que não há nenhum sinal de juízo; até mesmo pode chegar a imaginar que Deus está a seu favor e que vai lhe conceder saúde e prosperidade. Digo ainda mais que o perigo é tão grande que o próprio Deus concede muito tempo para que a pessoa seja engordada nas suas iniqüidades; Deus dá cordas a pessoa para que ela vá bem adiante em seu trajeto tão tortuoso, e lá vai o pecador tropeçando aqui e ali, e fazendo com que outros tropecem juntamente com ele.   Meu amigo, no pecado a pessoa está cega e não vê que aquilo que trata agora como se fosse seus bichinhos de estimação é como perigosos animais que podem lhe injetar mortífero veneno. Certo homem cuidava de um Zoológico. Um dia foi para uma festa de aniversário e lá tomou muita pinga e do jeito que estava foi para o seu serviço no zoológico. Sob o efeito do álcool passou a brincar literalmente com uma cobra venenosíssima. Alguém gritou para ele soltar a cobra e escapar do perigo de uma picada, mas foi em vão, pois a serpente foi diretamente na sua testa e desferiu a picada mortal. Ele foi levado em agonia para o hospital aonde veio a morrer. Não é assim com milhares que sentem bem, sentem segurança, sentem como se fossem heróis quando estão brincando com suas transgressões? Ouça o que diz o Espírito Santo em Provérbios 1:32: “Os néscios são mortos pelo seu desvio, aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição”. Ouça mais uma linguagem drástica do Espírito de Deus a respeito dessas pessoas ainda em Provérbios 5:22: “Quanto ao perverso, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido”.
         Meu amigo que esta mensagem seja um instrumento de Deus para lhe chacoalhar e lhe tirar desse tão triste estado de inércia que você está a fim de que você corra para Cristo, o Refúgio certo para o pecador aflito que busca Nele a salvação. Será que você está de braços dados com aqueles que descem sorridentes e aparentemente felizes para o abismo de terror que lhes aguarda exatamente no fim dessa jornada tão infeliz na peregrinação desta vida? Veja como a Palavra de Deus chega com eficácia para lhe mostrar quão gravíssimo é o caminho do homem em Adão e que o caminho certo para o homem e a mulher é o caminho do arrependimento.
         A Palavra de Deus se manifesta para afirmar que não há poder algum contra o pecado. Não há neste mundo nenhum nome, nenhuma religião, nenhum poder capaz de anular e vencer o poder do pecado. O mundo inteiro é escravizado ao pecado. A ciência deste mundo se curva perante do domínio desastroso do pecado. As riquezas do mundo inteiro são como palhas secas perante esse inimigo cruel. Deus mostra que a confiança em qualquer homem é um passo de maldição que a pessoa dá. Somente Cristo o Rei da Glória venceu o pecado e todo esse império de trevas. Cristo Jesus o Filho de Deus desceu do céu e veio aqui para ali na cruz do calvário enfrentar e derrotar de uma vez por todas a tirania do pecado.
         Então, meu amigo, pode ter certeza que você só encontrará resposta naquele que agora está assentado ao lado do Pai no Trono de Misericórdia, e que pode socorrer o aflito e abatido de espírito. Que oportunidade está à sua frente para buscar socorro e livramento agora mesmo naquele que é o socorro bem presente na tribulação.
        
        









        






Nenhum comentário: