quinta-feira, 31 de maio de 2012

O NOVO HOMEM EM CRISTO (1)



Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” Miquéias 6:8
INTRODUÇÃO:
         Prezado leitor, na tentativa de continuar transmitindo o Evangelho da Glória de Cristo é que me encarrego agora de trabalhar com esse incrível e revelador verso de Miquéias. Não consegui achar um tema melhor do que esse: COMO O HOMEM DEVERIA SER PERANTE DEUS? Creio que o assunto é de extrema importância. Não creio que seja um tema agradável aos corações modernos, mas minha tarefa consiste em expor a verdade do evangelho, porque é esse o assunto que Deus requer que Seus servos preguem. Tenho orado para que o Senhor traga um grande despertamento em nossos dias, quando as trevas da ignorância, da superstição e do relativismo pairam sobre todos. A frouxidão doutrinária e o prevalecente crescimento da apostasia mostram os ventos procelosos do inferno querendo apagar toda verdade e toda ortodoxia bíblica.
         Caro leitor carecemos de ouvir a respeito da justiça de Deus, da Sua verdade revelada; da terrível culpa dos homens e da Ira divina que paira sobre eles; do Seu glorioso Cordeiro que padeceu na cruz em favor dos perdidos; da gloriosa ressurreição e do juízo vindouro. Quão grandiosa é essa mensagem! Quão grandioso é esse evangelho! Quão suficiente é essa tão grande salvação conquistada na cruz! Cristo veio ao mundo para buscar e salvar perdidos! (Lucas 19:10). Cristo se manifestou para desfazer as obras do diabo! (1João 3:8). Deus está transportando pecadores do império das trevas para o reino do Filho do Seu amor (Colossenses 1:13)
         Será que podemos vislumbrar o evangelho em Miquéias? Claro! Aliás, a Palavra de Deus é toda ela a mensagem do evangelho! Desde Gênesis até Apocalipse brilha intensamente a luz da glória de Cristo e do Seu amor em favor dos perdidos. Qual era a mensagem dos profetas? Não era o evangelho? Claro! Não tem dois ou três tipos de mensagens diferentes na bíblia. A mensagem exclusiva é aquela que mostra a triste condição do homem no pecado, sua culpa e condenação merecidas e mostra o Deus de infinito amor expondo a todos a Sua grandiosa, eterna e suficiente salvação.
         Mesmo nas densas trevas da lei vemos os servos do Senhor fazendo ressoar a mensagem do arrependimento! Caro leitor, em toda Escritura o caminho é o mesmo; a mensagem é a mesma e a salvação é a mesmíssima salvação encontrada no Novo Testamento. O sangue do Cordeiro de Deus perpassa pelas veias das Sagradas letras, por isso vemos os santos do Velho Testamento regozijando nessa graça salvadora. A lei veio para cutucar o pecado; veio para mostrar que o pecado é pecado mesmo; que somente a suficiente graça pode levar pecadores ao desespero na busca pelo Salvador.
         Então, ao abrir o livro de Miquéias vemos ali a Palavra viva, porque o sangue remidor circula livremente nesses 7 capítulos. Os homens daqueles dias eram exatamente iguais a nós, mas, o Deus que ali aparece é o Deus de toda compaixão! Portanto, vamos tomar o livro de Miquéias, apenas nesse verso, a fim de que conheçamos as maravilhas da graça. Vamos comparar Escritura com Escritura e mostrar a perfeita sinfonia do evangelho!
         É óbvio que Deus está falando com a nação de Israel; essa intimidade é o linguajar de Deus em Sua comunicação com o povo da aliança. Miquéias foi contemporâneo de Isaías. Naqueles dias a nação estava materialmente bem. O rei Uzias promoveu grande prosperidade material para a nação, mas ao mesmo tempo o povo escorregava na maldade. Também, a pregação de Miquéias mirava o reino do norte, tendo Samaria como capital. Parecia que havia diferença entre o norte e o sul; parecia que a desgraça cairia somente sobre as dez tribos que se afastaram completamente de Deus, por causa dos dois bezerros de ouro feito por Jeroboão. Mas  a verdade é que Jerusalém, com todos os seus aparatos religiosos; com toda estrutura de adoração verdadeira estava na mesma condição que o povo do norte.
         Mas é nessa atmosfera de apostasia que brilha o coração cheio de misericórdia de Deus, conforme vemos no verso 8 do cap. 6 e em todo cap. 7. Que comunicação incrível! Com que clareza Deus mostra à nação a necessidade da obra da graça! Em Suas palavras o Senhor está demonstrando aos homens que não há poder capaz de mudar o homem! Que o homem é caído no pecado. Noutras palavras, a mensagem de Miquéias é a maldição da lei nos transportando à cruz; são os terrores do Sinai fazendo com que busquemos a luz da graça achada no Monte do Calvário e engrandecendo o evangelho da glória de Cristo nos corações.
         Convido o amigo leitor para que passemos alguns dias deleitando nossas almas nessas palavras ditas pelo Senhor Deus e conhecendo o que realmente Ele quer nos transmitir. Como eu e você deveríamos ser perante Deus? Ora, o verso em pauta mostra a resposta imediatamente: Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus? Logicamente teremos que buscar explicação na graça sobre um assunto tão revestido de mistérios.
         Antes de entrar nos detalhes do texto, creio que será de maior proveito se extrairmos do próprio texto algumas lições que iluminarão bem o tema e que nos ajudarão no seu entendimento:
1.      Diante dos homens Deus demonstra Sua bondade: “... o que é bom...”. Então,          não   há razão para que o homem viva neste mundo para servir ao pecado.
2.      Ele mostra aos homens o que Ele espera dos homens na maneira de viver.
-        Ele não está pedindo sacrifícios (versos 6,7), conforme o sistema dos ídolos.
-        Não é para tentar comprar a Deus com Seu dinheiro, com a religião inventada do          coração e outros artifícios carnais.
3.      Ele apresenta em simples palavras o que Ele requer de cada homem          individualmente: Justiça, misericórdia e piedade.
-        Vocês detectaram esse querer de Deus em relação ao homem?
-        Há possibilidade de o pecador tornar-se alguém que possa carregar consigo          esses 3 elementos exigidos?
-        Percebem que essas 3 exigências divinas não podem ser alcançadas          naturalmente? Porque se forem honestos vão admitir a impossibilidade de          alcançar por si mesmos esses ideais.
4.      Precisamos conhecer na própria revelação bíblica que Deus concede a resposta          aos homens. Aquilo que é impossível aos homens então, Deus entra para          realizar.
         Bem, nessa introdução creio que pude expor um panorama daquilo que o Senhor quer nos ensinar. Que nossos corações estejam com fome e sede para ouvir as preciosas verdades da tão grande salvação! Que estejamos preparados para nos humilhar perante o Senhor da glória, porque somente assim entenderemos a grandiosa verdade do poder transformador da graça! Minha oração é que os santos sejam edificados na graça e que almas não salvas venham a ter um encontro real e genuíno com o grande e bendito Salvador!









Nenhum comentário: