segunda-feira, 21 de maio de 2012

O NOVO NASCIMENTO (9)



Em verdade, em verdade te digo, quem não nascer da água e do espírito, não pode entrar no Reino de Deus” João 3:5.
         Amigo leitor, podemos ver, mediante toda extensão das Escrituras Sagradas que quando Jesus está falando sobre a “água”, o nascer da água, o Mestre está se referindo a sua palavra. A palavra de Deus é a torrente purificadora capaz de alvejar, tornar limpo e puro o coração do pecador que arrependido vai à Cristo. Mas prossigo  no texto para explicar o sentido do “Espirito”. “Que não nasceu da Água e do Espirito”. Água é a palavra, e o Espirito sem sombra de dúvida refere-se ao Espirito Santo. Se o nascimento é espiritual, quem faz a obra é o poderoso agente divino, o único capaz de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. Não pode haver nova vida sem haver antes a ação do Espirito. Sem Ele o homem permanece morto, pois é Ele o Espirito que vivifica, isto é, dá vida aos mortos. Sem Ele o pobre permanece imobilizado, perdido, endurecido no pecado, agradando a carne.
          Antes de entrar no assunto, mostrando na Bíblia o trabalho do Espirito Santo em produzir nova vida no pecador, quero explicar ao leitor o que não é obra do Espirito Santo. Ah! Quanto engano permeia o palco deste mundo sobre a obra do Espirito Santo! Quanto satanás aproveita da ignorância espiritual a fim de manter o pobre pecador ainda mais cego. Quero primeiramente dizer que não é obra do Espirito Santo quando o que está acontecendo é desvinculado da Palavra de Deus. Ele é Espirito da verdade e seu ministério estará sempre condizente com as Sagradas letras. É outro espirito, e não o Espirito Santo, se que está acontecendo na vida de alguém for algo comprometido com a mentira. O Espirito de Deus jamais estará aliado às obras infrutíferas das trevas; jamais estará de mãos dadas à idolatria; Ele nunca levará os seus servos a falar a mentira com a finalidade de atrair as multidões. Amigo leitor examina o que está ocorrendo em tua vida à luz da palavra de Deus. Não confunde a paz que vem do mundo, com a paz que vem de Deus mediante a obra de reconciliação.
         Em segundo lugar, digo e afirmo que não é obra do espirito Santo quando o que está acontecendo na vida do homem é obra da carne. A obra da carne é da carne, a obra do Espirito é do Espirito. Não confunde emocionalismo com obra do Espirito Santo. O homem debaixo do controle de suas emoções vai pular, chorar, gritar, rir, cantar, e vai declarar que está louvando a Deus, mas é apenas algo produzido pela carne, e tudo aquilo é fogo estranho perante o Senhor; e a pessoa vai sempre depende daquelas circunstâncias para sentir que está cultuando a Deus. O Senhor Jesus declara em João 4 que o pai procura adoradores que O adorem em Espirito e em verdade. E o que significa adorar a Deus em Espirito e em Verdade? Em espirito significa que é algo produzido no coração e em verdade é que a adoração estará sempre condizente com a autoridade da Palavra. O homem no controle de suas emoções, quem vai lhe dirigir? As emoções e não a razão. E o Senhor Deus não aceita culto que não for um culto racional (Rm. 12:1).
         Cuidado amigo, com as obras da carne. O homem controlado pelas emoções nunca será guiado pelo Espirito Santo, pois vai sempre depender das emoções e não da autoridade da Palavra. Em Romanos 1:17 o Espirito Santo afirma que “o justo viverá da fé”. E uma vida na autoridade da Palavra é de fato uma vida transbordante e cheia do Espirito Santo. Em Colossenses 3:16 o Espirito Santo diz: “habite ricamente em vós a Palavra de Cristo...”. A pessoa que vive pelas emoções, será surpreendida ocasionalmente por sua natureza maligna que levará a cair, e uma casa sem alicerce não pode suportar os embates desta vida. Amigo leitor, é bem clara as escrituras quando afirmam que aquele que está na carne não pode agradar a Deus. Qual é o alvo, o propósito do Espírito Santo na vida do salvo? É levá-lo a glorificar a Cristo em seu viver, e usar o salvo no serviço do mestre.
         Em terceiro lugar, digo que não é obra do Espírito Santo quando o resultado de algo na vida de alguém são coisas materiais. Alguém poderá dizer: “Deus me deu um emprego”; ou “Deus me tem ajudado no meu lar”; “Deus restaurou a minha saúde” ou “Deus abençoou meus negócios”. Eu não estou dizendo que Deus não faz essas coisas, Ele faz tudo isso, pois é o Deus de toda bondade. “toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto”(Tiago 1:17). Mas meu amigo, “o Espírito de Deus veio vivificar a Palavra da verdade no coração arrependido (Efésios 1:13). O propósito dele é levar o pecador aos pés de Cristo para ali obter a reconciliação com Deus; para o pecador encontrar a justificação; para sanar a culpa mediante o sangue vertido na cruz. Amigo ouvinte, tu já foste salvo? 
         Foste lavado e purificado pelo sangue do cordeiro puro e imaculado? Se não tu ainda te achas longe do Senhor, em plena inimizade, e não és membro da família de Deus. Porque agora mesmo não pede a Jesus para Ele ser o teu salvador? Em Galátas 1:4 é dito que o Senhor Jesus veio para nos arrancar deste mundo maligno. Queres beber da água da viva? Queres alimentar-te da verdade? É teu coração igual a do Carcereiro  que ali na prisão em Filipos perguntou a Paulo e Silas: Que devo fazer para ser salvo? O Filho do Deus vivo, veio ao mundo buscar e salvar o pobre pecador e é obra do Espírito conduzir tal pecador aos pés do Redentor.
         Se tem alguém assim que está lendo essa meditação, me dirijo a ti meu amigo; toda atenção é voltada a ti, meu amigo. Está acontecendo em tua vida a coisa mais extraordinária que possa acontecer na vida de alguém; é o novo nascimento. É Deus quem está operando em teu coração, te levando ao salvador bendito. O que aconteceu? Houve salvação neste momento!.

Nenhum comentário: