segunda-feira, 14 de maio de 2012

O NOVO NASCIMENTO (3)



         Se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” João 3:3.
         Amigo leitor, o Senhor Jesus está expondo a Nicodemos a gloriosa doutrina do novo nascimento. Na mensagem de ontem introduzi o assunto sobre a natureza humana, que ela é terrena e vive para aquilo que é tão somente daqui. O Senhor Jesus foi bem taxativo, bem peremptório para Nicodemos: “necessário vos é nascer de novo”. Ele afirma que sem o novo nascimento o homem não pode entrar nem ver o reino de Deus. Amigo ouvinte, tu já, experimentaste o novo nascimento. És alguém que um dia foi feito nova criatura? Um cidadão Celestial? Sabe que o Espírito santo realizou a poderosa obra de transformação em tua vida? Sem o novo nascimento é impossível entrar no terreno das coisas de Deus, das coisas espirituais, tu serás como um cego, sem poder ver.    Tu verás sim, somente aquilo que teus olhos físicos podem enxergar. Sem teres nascido de novo não poderás desfrutar das glórias espirituais. Tu vais entender assuntos de religião, de curas, milagres, e outras coisas que envolvem esta vida passageira, mas serás completamente ignorante quanto as realidades eternais as quais somente novas criaturas podem desfrutar. Nada entenderás quanto a palavra de Deus; o livro Santo será obscuro para ti; não será doce para a tua alma. Não entenderás nada quanto às glórias celestiais, tu não poderás admitir em teu coração quanto ao ensinamento bíblico a respeito de um lar no céu o qual Cristo foi preparar para os salvos. Será mais fácil para tua natureza admitir que não existe céu, e que o inferno é aqui mesmo.
A tua própria natureza terrena vai abominar as realidades eternas, pois o teu lugar é aqui mesmo neste mundo; a tua herança está; o teu quinhão está aqui. Alem disso, a tua natureza pecadora e rebelde, não quer soltar-se daqui; a natureza humana não quer, nem pode deixar o pecado; são numerosos os anseios do teu coração para o pecador. É o senhor Deus que te reprime, te segura para que tu não caias no mais profundo lodaçal do pecado. As bestas feras do pecado estão enfurecidas no coração com profunda fome de pecar.
Não confia em tua bondade, porque é fato bíblico que tu não tens; não pensa que tu tens boa vontade, porque é fato bíblico que tu estás servindo como escravo ao pecado. Amigo, se fosse possível para o homem entrar no céu sem ter nascido de novo, ele sentiria um nojo pelo céu sem ter nascido de novo, ali ele seria o mais infeliz de todos os homens. Aqueles que são nascidos de novo começam a viver o céu aqui na terra, e vivem em intensa expectativa de mudar para o lar eterno, à semelhança de Paulo que disse estar com desejo de partir reinar com Cristo, que para ele era incomparavelmente melhor.
Amigo leitor, o Senhor Jesus foi bem claro quando falou com Nicodemos que precisava nascer de novo. Sem o novo nascimento o pobre pecador nada entenderá quanto a Deus ouvindo e respondendo as orações. As tuas petições não passarão à esfera celestial. Deus promete que vai responder as orações do seu povo. Meu amigo, somente águias podem sobrevoar as alturas e aqueles que já nasceram de novo são comparados às águias; podem subir mais e mais; podem entrar na presença de Deus para interceder. É verdade que todas as aves têm asas, mas nem todas voam.
Amigo, é triste a realidade  quanto a situação daqueles que ainda não nasceram de novo. Sua natureza é daqui deste mundo; toda sua esperança está aqui e morrerá aqui; nada pode desfrutar das delícias espirituais. Quero ir adiante em meus argumentos com o interesse de levar-te aos pés do Senhor Jesus afim de que tu venhas a obter a salvação gloriosa. Tudo o que o Senhor diz a respeito daqueles que ainda não nasceram de novo e apresentando a situação de alguém morto. Não é o que diz o Espírito santo em Efésios 2:1. “Ele voz deu vida estando vós mortos...”? Tu habitas entre os mortos meu amigo? Deus diz que as tuas obras são mortas. A tua religião é apenas uma formalidade exterior; pode ser que tu não tens quadros de ídolos, nem imagens de “santos”, mas tudo isso está preso às paredes do teu coração. A religião será um divertimento para ti; tu vais querer estar num lugar que oferece coisas agradáveis à carne, aos olhos e que prometa favores passageiros. Tu não passas pela porta estreita do novo nascimento, então tu permaneces no caminho largo onde as multidões estão indo.
Ainda digo mais que sem ter nascido de novo, satanás te fez prisioneiro em algum pecado. Pode ser que não seja um pecado feio, mas pecado é pecado. Assim, como afirmamos que cobra é cobra, tanto pequena quanto grande. Pode ser que tu tenhas deixado algum vício, como o cigarro ou a pinga, mas a realidade é que ele te prendeu em algum outro pecado tão perigoso quanto aquele néscio. Quantos estão presos, sem poder sair. Estão grudados no pecado da mentira; estão num negócio desonesto, estão na masmorra de uma doutrina falsa, estão no pecado do adultério, na orgia, presos às más amizades, presos ao amor ao dinheiro, estão sendo amantes dos prazeres temporais. espertamente satanás passa mel no veneno, tornando o pecado superficialmente saboroso.
A situação mais terrível e deplorável de alguém que não nasceu de novo é que é um condenado. Está sentenciado à pena de morte eterna. Está marcado para ser executado a qualquer instante. É somente a suprema misericórdia que o sustem aqui. Que provisão gloriosa de deus para o pobre pecador! Tem algum leitor realmente sincero diante de Deus? Alguém que reconhece a sua triste situação e não se esconde, não fica se desculpando, não fica argumentando contra Deus. Tudo o que tenho pregado é para teu bem meu amigo.
Não quero que tu sejas enganado, não quero ser culpado de pregar falsidade. O Grande Deus só tem um escape para o pobre pecador. O Senhor Jesus veio ao mundo buscar e salvar o perdido. Qual é a tua situação agora? Queres pedir que o Mestre te salve? Neste exato momento Ele pode declarar que não te lançara fora, pela fé achega-te à Ele de todo teu coração.

Nenhum comentário: