sábado, 19 de maio de 2012

O NOVO NASCIMENTO (8)



 Em verdade, em verdade te digo, quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus”. João 3:5.
         Amigo leitor, em nosso estudo de ontem procurei esclarecer que quando Jesus refere-se a “água” no texto de João 3:5, Ele está falando a respeito da palavra de Deus. A poderosa palavra da verdade é a semente santa que brota nova vida no coração do pecador. Meu amigo, ninguém pode ser salvo porque foi curado; porque recebeu alguma benção; porque fez alguma atividade religiosa. É quando o homem houve a palavra da verdade, o Evangelho da salvação, é que é salvo. É a mensagem de salvação que o pecador precisa ouvir. Deus aprouve salvar alguns pela loucura da pregação. É a poderosa palavra de Deus o martelo que destrói a penha; que arrebenta os grilhões da incredulidade; que derriba as muralhas do orgulho, da vaidade, da ignorância, etc.
         Ah! Meu amigo não tem outra arma que o Espírito Santo usa Ele sempre se apoderou da palavra; Ele irá sempre usá-la. Satanás odeia a palavra, e Ele vai procurar de um modo ou de outro, torcê-la, e confundir a mente do homem. Meu amigo é bom saber que o pai da mentira fará todo o possível para levar o homem para longe da verdade. Ele faz com que o joio pareça com o trigo; Ele faz com que o melado pareça com mel; é tarefa dele falsificar as coisas. Mas a verdade divina é imutável, e quem é que pode contra a verdade? Nem mesmo o arquiinimigo pode qualquer coisa contra a verdade. O trigo é o trigo, mesmo que o joio pareça com esse cereal; o mel será sempre o mel, mesmo que o melado seja idêntico. O leite será sempre leite, mesmo que cal misturada na água torne-a branca.
         O propósito de Deus é que os seus servos preguem a sua palavra com poder e autoridade. A mensagem poderosa em todas as épocas, sempre foi esta: “Assim diz Jeová”. A pessoa mais feliz que existe é aquela que ouve a palavra de Deus e a recebe com alegria no coração. Jesus disse à uma mulher cheia de supertições: “Antes bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” (Lucas 11 versos 27 e 28). Ninguém pode nascer de novo, tornar-se nova criatura gerada pelo Espírito Santo, sem o poder da palavra. Não são as pomposidades de uma religião que atingem o âmago do indivíduo para fazer dele um novo ser; não é o barulho do homem e as festas solenes que podem destruir de uma vez por todas o poder do pecado. “O evangelho foi, é e sempre será o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. É aquele que houve a palavra da verdade e crê no filho que tem a vida. O Espírito Santo abre os olhos espirituais do pecador para que Ele veja as maravilhas da palavra; os ouvidos espirituais que estão surdos, serão abertos para ouvir a palavra e obedecer o chamado.
         Como um servo de Deus pode deixar de pregar a palavra? Satanás não terá receio de uma igreja que canta muito; que faz muita festa. Mas Ele terá receio de uma igreja comprometida em honrar a Deus pregando todo conselho de Deus. O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo dizendo-lhe “prega a palavra”. Ah! Meu amigo, que prazer seria para mim saber que teu coração tem um grande deleite pela palavra viva e eterna. Para o salmista a palavra de Deus era mais preciosa do que a prata e o ouro. Ó que terrível é para ti se teu coração é obstinado, é rebelde, é endurecido contra a palavra. O que eu poderei fazer por ti meu amigo? Tu não aceitas a verdade revelada, então o teu coração estará aberto para as mentiras que Satanás te fará ouvir. O Grande Deus declara que é rebelião não escutar a sua palavra; é realmente obra de feitiçaria rejeitar a doce palavra. Meu amigo, o Grande Deus já se revelou na palavra escrita. Tu só poderás crer quando ouvires. Mas creio que a palavra de Deus é suficiente em si para realizar a obra em teu coração, por isso farei o trabalho que o meu Deus me confiou, isto é, vou pregar a palavra crendo que ela é poderosa para falar ao teu coração. A tua obstinação; a tua dureza de coração é o pecado que te levará ao abismo de trevas eternais. Naquele dia terrível, quando tu defrontarás com o Grande Juiz e serás culpado, e terrivelmente culpado, porque tu agora tens rejeitado ouvir a verdade divina. Não irá adiantar as tuas múltiplas desculpas; o Senhor não leva em conta o tempo de tua ignorância.
         É verdade que tu tiveste que estudar para aprender de matemática, português, história, ciências etc. tiveste que estudar as leis de trânsito para adquirir o documento de habilitação como tu podes persistir ignorando a revelação escrita desse misericordioso Deus? Hoje mesmo não endureça teu coração para a mensagem do evangelho. A tua felicidade eterna depende de tu ouvires a verdade e crê nela de todo coração.
         Deus tornou a mensagem um documento que Ele mesmo autenticou. Paulo declara que a palavra de Deus é fiel e digna de toda aceitação. É o livro Santo que traz as boas novas de salvação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar o pobre pecador; que aquele que crê no filho possa a ter vida eterna; que depois da morte não há mais recurso para o pecador que parte sem salvação. Que há um lar no céu para o salvo; que destino do não salvo é o sofrimento eterno; que não há outro meio de salvação, fora do Senhor Jesus.
         Que testemunho maravilhoso! Que boas novas para aquele que deseja a salvação! Meu amigo aproveita a oportunidade de Deus agora, antes que tu passes deste mundo para o além. Aceita o testemunho de Deus ao teu respeito. A palavra de Deus é clara em afirmar que o pecador é culpado, é condenado, e que a única solução está no sangue vertido no Calvário. O sangue de Jesus o filho purifica de todo pecador. Anela a salvação? É de graça! Deus declara que a salvação custou preço de sangue, e que não há tesouro neste mundo capaz de pagar o resgate de uma alma. Já foi pago na cruz. É para que tu sejas aceito mediante a redenção obtida ali. Deus o pai ficou satisfeito com a obra do Calvário, e é através do sacrifício do filho perante o filho.

Nenhum comentário: