sábado, 5 de maio de 2012

A VERDADEIRA SALVAÇÃO (10)


 “Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9)
O VERDADEIRO INIMIGO
         Prezado leitor, quero lhe convidar-lhe a tomar sua bíblia, e que com o coração cheio de temor perante o Deus que fala, abra no texto de 1 João 1:9. Estamos perante a linguagem do Espírito de Deus passando para nós os pecadores o caminho claro e seguro da salvação que Deus mesmo providenciou para os perdidos. É a tão grande salvação mostrada e delineada por toda Escritura; é a salvação mediante o sangue do Cordeiro Amado. Até agora apresentei o ensino acerca da “A VERDADEIRA CONFISSÃO”. Pude passar e repassar o assunto bíblico que é tão desconhecido dos homens a respeito do tipo de pecador que toma o caminho em direção a Cristo, que é aquele que tem no coração a marca da confissão. A bíblia apresenta a condição: “Se confessar”. A confissão é um ensino que perpassa toda Escritura Sagrada. Isso implica que se não houver confissão sincera de um coração transparente, que vai a Cristo pela fé bíblica, certamente a pessoa não foi a Cristo.
         Hoje darei início ao tema: O VERDADEIRO INIMIGO. É triste, mas é pura verdade que falsos mestres estão passando às multidões que o verdadeiro inimigo que os homens enfrentam é o diabo e seus demônios. De fato, ele e seus anjos são homicidas, mentirosos, deturpadores e aproveitadores, e nós não devemos ignorar seus ardis. Mas Deus quando se direciona aos homens, Ele afirma que o pecado é o mais terrível inimigo, e os trata como responsáveis pelos seus atos. Deus não lida com os seres humanos na pressuposição de que eles, sem qualquer distinção, são vítimas dos males, mas sim que são culpados. Deus em sua palavra revelada vai diretamente ao coração dos homens e ali mostra de onde provêm todos os males enfrentados pelos próprios homens.
         De onde emanam os problemas tão enfrentados pelos homens? Não são provenientes dos anjos caídos, nem tampouco da sociedade tão maligna e perversa. De onde provém, então? Dos homens mesmos. “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12). Nós somos os causadores de tudo. Ao invés de nos apresentar como pobres vítimas, Deus, através da sua palavra nos mostra que somos réus, culpados e que os homens, por serem culpados, caminham para enfrentar face a face o Glorioso e perfeito Juiz do universo.
         Peço que o amigo ouvinte volte seus olhos para o próprio texto lido de 1 João 1:9: “Se confessarmos...” o que mesmo? “...os nossos pecados”. Notemos bem a clareza da comunicação bíblica para que não sejamos iludidos pelo engano de nosso próprio coração. No texto Deus não fazendo com que fixemos a atenção no diabo, nem que coloquemos a culpa na situação social, nem tampouco procura dar algum paliativo tentando resolver nossos problemas. Nosso Deus é o Deus da verdade e Ele vai diretamente ao problema. Enquanto milhares de vozes religiosas clamam ao seu derredor com intuitos gananciosos afirmando que seu problema é demônio, é doença, é falta de recursos materiais, é falta de fé; é fazendo você achar que Deus é injusto por deixar você viver sofrendo, enquanto têm outros que estão vivendo do bom e do melhor, eis aí a resposta vinda diretamente da boca de Deus. Ele afirma que seus problemas são seus pecados.
         Eis aí os inimigos. Eles ficam tão bem escondidos, tão disfarçados, mas a palavra de Deus chega com sua luz e mostra que são eles. Eles são perfeitamente descobertos pela poderosa Palavra de Deus. Então, sendo assim vamos fixar nossa atenção naquilo que Deus em sua revelação nos apresenta bem dentro do nosso coração, como um médico que dá o diagnóstico do problema mostrando um tumor maligno, uma úlcera, outra enfermidade perigosa em nosso corpo. Importa que sejamos vistos perante essa fulgurante luz da Palavra tão perscrutadora que chega para mexer conosco, provocando uma reação adversa.
         Amigo leitor é bem verdade que estamos tão acostumados a conviver com o pecado porque já nascemos com ele, e também nascemos nele. O pecado é o poder em nós que nos dá energia para vivermos aqui neste mundo, e é nosso amigo, nosso deus, nosso lisonjeador, nosso dominador, nosso manipulador, nosso carrasco, nosso patrão que momento após momento nos traz os salários. É ele que nos concede certa alegria e satisfação por aquilo que recebemos daqui, e nos concede uma perigosa paz no fundo da alma, que nos inspira a buscar nesta vida natural aquilo que chamamos de nossos direitos. É o pecado que abre nossos olhos para que vejamos somente aquilo que satisfaz nosso egoísmo, e que nos faz ignorar completamente as realidades eternais. É o pecado em nós que também nos faz independentes de Deus e até mesmo nos posiciona como orgulhosos ateus; é ele que nos ludibria com respeito à nossa existência eterna, porque somos iludidos no íntimo ao pensarmos que ainda não chegou o momento da nossa morte.
Caro leitor, o que direi mais a respeito do pecado? Estou certo que não é um assunto agradável de ser ouvido; sei que não terei boa audiência das multidões que virão para assentar e pautar seus ouvidos e encarar um duro discurso como esse. Afinal tem tantos outros assuntos para serem escutados! Tem tantas coisas mais atraentes e agradáveis aos ouvidos! Mas, eu estou plenamente certo que os homens de hoje não têm ouvido aquilo que eles precisam ouvir. Eles têm escutado aquilo que eles gostam de ouvir; eles estão sendo empurrados para o abismo e estão achando que é muito gostoso escorregar para o abismo. Milhares são os que estão brincando com o pecado; milhares são os que acham no íntimo que Deus mudou e que não é mais o Deus da antigüidade, e que ele se associou com o diabo para ajudar os homens que andam tão aflitos em busca de uma melhor prosperidade nesta vida.          Milhares são os que estão enlaçados da cabeça aos pés pelo poder do pecado; que não vêem nada de errado. milhares são os que fizeram do viver um verdadeiro ninho onde são reproduzidas novas maneiras de pecar mais. Hoje em dia estão promovendo como pecar mais e querem fazer com que Deus se associe de seus caminhos tortuosos; como tornar os simples prazeres em verdadeiras paixões que incendeiam seus corpos. É o que podemos ver abertamente ocorrendo nas ruas e nas praças, à luz clara do dia.
         Pergunto se há ou não há razão de pregar contra esse feroz inimigo chamado PECADO que tanto se disfarçou e que para o homem tem sido o bem supremo do viver moderno para homens, mulheres, jovens e até mesmo crianças. Vou ser bem enfático em usar a Palavra de Deus para denunciar o pecado, mesmo que eu venha a perder muitos leitores. Serei e permanecerei fiel à Palavra de Deus. Mesmo assim estou certo que Deus tem aqueles cujos corações serão abertos. Que com muita coragem terão prazer em escutar a verdade; serão corações que de fato estarão perante a luz da verdade, prontos para serem investigado a fim de conhecer o Deus da verdade e se entregar a esse Deus.
         Amigo leitor, o pecado é como cupim que vai destruindo tudo e aparentemente ninguém percebe tal situação. Não é exatamente isso o que ocorre neste mundo? A bíblia afirma que o pecado é o ópio, o veneno das nações. É o pecado que denigre e avilta o homem; é o pecado que lentamente vai levando o homem a se tornar em suas atitudes como se fosse um animal. Quero tornar o mais enfático que puder para denunciar aquilo que Deus denuncia, e que os homens precisam saber que é o mais terrível inimigo aqui neste mundo e na eternidade.
         Como podemos definir o que é o pecado? Em linguagem bem prática digo e afirmo que o pecado é aquilo que é exatamente oposto aos padrões de santidade. O pecado sempre atua contra Deus e contra as perfeições desse Deus. Deus é Bondoso, o pecado é maldade, Deus é amor, o pecado é ódio, Deus é Justo, o pecado é injustiça. Enfim, se quisermos definir o que é pecado coloquemos o pecado como tudo aquilo que é oposição a Deus e seus padrões de santidade. O pecado é o homem buscando para si mesmo a glória que pertence exclusivamente a Deus. Sendo assim o pecado nunca beneficia, nunca ajuda, nunca enobrece, nunca fortalece, nunca constrói, nunca eleva o caráter, nunca dignifica, nunca estabelece o viver, nunca transmite confiança nem segurança, nunca promove vida. Digo mais, o pecado é sujeira, é aviltação, é desonra, é vergonha, é passível de punição, de fogo, de todo tipo de castigo. O que mais poderei falar a respeito daquilo que tanto Deus odeia? Não será esse o assunto que precisamos tanto ouvir em nossos dias? É preciso que homens e mulheres venham a deparar com a verdade nua e crua a respeito da trágica situação na qual se encontram os homens num verdadeiro estado de completa escravidão à serviço do poder tirano do pecado.
         Amigo, a verdade é que você jamais poderá ter qualquer amizade com Deus, se em seu coração você for amigo do pecado; nunca poderá ter qualquer prazer em servir a Deus se viver na escravidão do pecado; nunca poderá ter no coração qualquer prazer na lei de Deus se for um desobediente e rebelde a Deus vivendo em transgressões contra Ele. O Deus da bíblia em nada está nem estará associado ao pecado, o caminho do Senhor é Santo, o caminho do pecado é crueldade; o caminho de Deus é para cima, o caminho do pecado é para baixo.
Será que dá para avaliarmos a destruição causada pelo pecado neste mundo e no universo? É impossível. Onde foi que o pecado não manchou? Onde foi que o pecado não jogou seu veneno? Não é em vão que as Escrituras afirmam que Deus fará Novos Céus e Nova Terra. Quão boa seria uma investigação do horror causado pelo pecado em todo nosso planeta. Em qualquer lugar que pusermos nossos pés, em qualquer cidade, nação, terra ou mar, eis aí as marcas do pecado. Em qualquer lugar deste mundo, rico ou pobre eis aí a morte, o triste e trágico salário do pecado ceifando homens e mulheres e empurrando-os para a eternidade. Mais do que isso, olha o quadro social deste mundo, marcado pelo egoísmo, inveja, desrespeito, terrorismo, suspeita, aflições, dores, tristezas, gemidos e todo tipo de sofrimento que não dá para nomeá-los aqui.
O grande Deus ordenou guerra contra o pecado em todo universo, e Ele há de arrancar todo mal da sua criação. A ausência de conhecimento a respeito do pecado em toda sua deformidade é indício de cegueira e de juízo no meio dos homens. Triste é para os homens quando eles estão envolvidos com seus prazeres transitórios, em busca de satisfação momentânea, em busca de entretenimentos como podemos ver atualmente. Isso é trágico! Quão terrível é quando a escuridão espiritual começa a invadir o palco deste mundo; quando os homens estão cegos e fisgados pelas paixões da carne sem ver como a inundação do mal começa a tomar conta de tudo, de sua casa, de sua vida religiosa, de sua vida financeira, de suas amizades. Triste é quando o pecado começa a algemar e amordaçar os homens de tal maneira que eles não percebem os perigos ao seu derredor, quando aquilo que é errado começa a tomar lugar de certo, quando o mal passa a ser chamado de bem, quando a escuridão passa a ser considerada dia, quando o viver na transgressão à lei de Deus passa a ser a normalidade. Os homens hoje estão rindo, quando precisam chorar; estão em festa, quando precisam ficar de luto; estão satisfeitos, quando precisam ficar aflitos; estão esbanjando em seus prazeres sem perceber que, de repente, ficarão emudecidos e atônitos. Que o Senhor venha ter misericórdia dessa geração tão enganosa e enganada.


Nenhum comentário: