domingo, 27 de maio de 2012

A TRISTE DECISÃO DO PECADOR (14)


"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas: qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16.

A BENÇÃO DAS ANTIGAS VEREDAS:
         É somente no bom caminho que o pecador pode achar descanso para sua pobre alma. Tenho procurado mostrar que é exatamente isso o que a alma procura, mas que jamais pode achar em sua peregrinação pelo caminho largo e fácil. O Senhor é o Pastor das ovelhas compradas pelo Seu sangue; Ele comanda suas vidas, seguindo sempre à frente delas sem jamais abandoná-las um segundo sequer. Na lição anterior pudemos ver que essa paz, esse descanso que o salvo encontra no bom caminho aparece, mormente, em doce manifestação do amor de Deus.
         Também o descanso aparece em forma de consolação. Não podemos esquecer daquilo que nosso Senhor deixou bem claro para Seus discípulos antes de Sua morte na cruz: “... no mundo tereis aflições...” (João 16:33). Ele nada lhes falou a respeito de prosperidade, bonança e paz. Aqueles Seus perplexos seguidores deveriam estar conscientes do que enfrentariam enquanto aqui vivessem após a partida do Senhor para o céu. Todo verdadeiro crente é sabedor que este mundo é liderado pela crueldade do pai da mentira, e que a ferocidade da morte e do pecado é a nuvem que encobre essa atmosfera mundana. Somente os santos de Deus sabem o que significa o sofrimento causado continuamente pelo pecado. Paulo conta a respeito das suas lutas, tribulações, angústias e perseguições que tanto sofreu, mas eis o que Ele fala do Senhor seu Deus: “... o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação...” (2Coríntios 1:3, 4). Paulo entendia bem que o descanso da alma não estava em Deus retirar o desconforto externo, mas sim no benefício advindo das tribulações, que é a consolação. Ora, o mundo entende e quer isso? Jamais! As multidões fecham os olhos para a realidade a fim de viver da utopia mundana.
         Mas, voltemo-nos para aquela gloriosa passagem em João 16, onde nosso Senhor reveste aqueles fracos discípulos da mais gloriosa e preciosa promessa, que era a vinda do Espírito Santo para estar neles e com eles.  No verso 7, o Senhor intitula o Espírito Santo de “Consolador”. Por quê? Aqueles discípulos enfrentariam as tormentas de um mundo que odiava Cristo e que fatalmente iria transferir seu ódio contra os Seus seguidores. Mas eis que eles não estariam sozinhos e desamparados, porquanto, o Espírito Santo viria para habitar neles com a função principal de Consolador. Eles seriam guiados na verdade; eles teriam o júbilo, o regozijo de Cristo em seus corações, quando tudo parecesse escuridão ao seu derredor, e quando a morte chegasse para trazer-lhes pesadelo e tristeza. Ora, tem sido assim a vida do povo de Deus neste mundo, sempre marcado por lutas, provas, perseguições, mas eles sempre conseguem retirar o consolo advindo da graça, nas mais tempestuosas adversidades desta vida. Pela fé conseguem render graças e louvores ao Senhor; em plena fraqueza humana são erguidos pela suficiência da graça e estão prontos a prosseguir rumo ao lar eternal, dizendo sempre que são peregrinos e forasteiros neste mundo.
         Amigo leitor, eis aí uma brevíssima exposição a respeito do consolo que têm aqueles que trilham pelo bom caminho. Se você é um genuíno crente em Cristo sabe bem desta verdade na prática. Não nos é prometido um caminho fácil; não é fácil a jornada rumo ao céu, mas eis que o Senhor prometeu estar sempre com Seu povo, especialmente trazendo o consolo em seus corações, dissipando as tristezas e angústias, fazendo fortalecer neles a verdadeira alegria, a alegria de Cristo.
         No texto acima vemos o Deus de misericórdia convidando os ímpios e pervertidos judeus a abandonar seus caminhos tortuosos, deixando sua obstinada carreira contra a lei de Deus. Que mensagem de compaixão! Em meio às ameaças de juízo que viria contra a nação por meio dos Caldeus, eis que o Senhor mostra aquele povo, Seu coração carregado de misericórdia indicando-lhes o caminho certo por onde eles deveriam andar, para o bem eterno de suas almas. Aquela mensagem anunciada a quase três mil anos atrás, é a mesmíssima verdade a ser anunciada em nossos dias. É o evangelho em sua essência e glória: “Arrependei-vos e convertei-vos...” (Atos 3:19).
         Tenho procurado mostrar a benção do bom caminho, benção eternal que solidifica a alma, estrutura o coração e capacita o homem a viver como um homem deve viver na sua peregrinação. Notemos no Novo Testamento como nosso Senhor, de uma forma gloriosa traz essa verdade a lume. Em Mateus 11:28 Ele estende Seu convite: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos...”. Notemos bem que Ele chama os “cansados e oprimidos”. São essas almas que buscam a verdade; cujos ouvidos estão apurados para ouvir o convite do evangelho; que estão cansadas e opressas devido à escravidão deste mundo maligno e que já perceberam sua inutilidade, com todas as suas ofertas vãs. Mas nosso Senhor não pára ali. No final do verso 29 Ele estende uma gloriosa e rica promessa: “... e encontrareis descanso para as vossas almas”. A linguagem de Jeremias 6:16 é a mesma linguagem de Mateus 11:28 e 29, por que? Porque é o mesmo Senhor cuja misericórdia dura para sempre.
         Meu amigo leitor, deu para entender tal verdade? Percebeu que a mensagem do evangelho é imutável? Compreendeu a triste situação de uma alma que vagueia nesta peregrinação terrena, sem saber para onde vai? Chegou ao seu coração a verdade de que somente no bom caminho o pecador é feliz, com felicidade duradoura? Percebeu que é infinitamente melhor andar seguro na luz, mesmo tendo sofrimento ao derredor, do que andar nas trevas, carregando tesouros que fatalmente há de deixar? Já tem certeza que anda na luz, em plena comunhão com Deus? Houve o dia em que deixou o perigoso caminho largo e entrou pela porta estreita, a fim de seguir o caminho rumo ao céu?
         Poderia gastar muito tempo descrevendo as ricas iguarias da graça que a alma desfruta no bom caminho! Somente o salvo sabe o que significa consolo, paz, justiça, santidade, retidão, amor, disciplina, sabedoria, triunfo e outras coisas advindas da graça soberana. O mundo ignora o bom caminho; ridiculariza a vereda santa, mas eis que a mensagem do evangelho é dirigida aos arrependidos e quebrantados de coração: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores...” (1Timóteo 1:15). Amigo, toda suficiência está no Filho de Deus. Nele se encontra a plenitude do descanso que a alma anela.  
         Termino esta meditação dirigindo-me ao leitor que está certo que é um crente, e prova isso porque claramente anda no caminho certo. Aquele que começou essa obra em nós é o mesmo que continua operando Sua suficiente Graça em nós cada dia. Não temos nada em nós mesmos que nos garanta firmeza e perseverança nesse santo caminho. Misericórdia e bondade nos cercam; potentes braços nos carregam; olhos onipresentes nos guardam; amor constante nos supre e valente Pastor vai a nossa frente livrando-nos cada instante do ladrão e salteador.

Nenhum comentário: