sexta-feira, 25 de maio de 2012

A TRISTE DECISAO DO PECADOR (12)



"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas: qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16.
A BENÇÃO DAS ANTIGAS VEREDAS:
         Amigo leitor, concluí a meditação anterior mostrando a alegria que a alma encontra quando passa a trilhar o bom caminho. A alegria é fruto do descanso que a alma encontra ali. Pode este mundo fornecer tal regozijo a um coração peregrino? Aquilo que aqui parece ser realidade, o próprio tempo e as aflições se encarregam de apagar. Na jornada por este mundo não faltarão os recursos promovidos pelo príncipe e deus deste século para manter os pecadores entretidos. O enganador se ocupa em buscar meios que detém os homens no engano da carne. Ó quão enganoso é o coração humano! Ele não percebe as artimanhas e estratégias do pai da mentira (João 8:44).
         Vou adiante mostrar que a alma precisa de verdadeira paz, e ela só pode ser encontrada no bom caminho. Note o que o Senhor diz aos Seus discípulos em João 14:27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. Vemos como nosso Senhor faz um contraste entre Sua paz e a paz que o mundo entrega às multidões. Isso que parece paz desaparece, quando surgem as dificuldades que fazem a alma turbar e atemorizar. Os terrores deste mundo estão por detrás dos bastidores, e aquilo que o homem semeia na carne, da própria carne há de colher a corrupção (Gálatas 6:8). Os alicerces e colunas deste mundo não suportam o peso da verdade, que logo aparece para esmagá-los. Basta dar uma olhada na história humana para ver que os vestígios deixados são de cinzas e caos naquilo que as nações tentaram erguer.
         Mas, o que significa a verdadeira paz desfrutada por aqueles que andam pelo reto caminho? É acima de tudo a paz com Deus que o pecador encontra na salvação: “Sendo, pois justificados pela fé, temos paz com Deus...” (Romanos 5:1). Eis aí a alma que tem seus pés firmados na Rocha dos séculos! Nenhuma circunstância desagradável, nem qualquer tempestade deste mundo podem abalar um homem que foi perdoado e purificado de todos os seus pecados. A inimizade contra Deus é desfeita de uma vez por todas e para sempre pelo Sangue do Cordeiro! A alma é justificada, purificada, remida e totalmente livre da condenação eterna que pairava sobre sua cabeça em forma de maldição (Romanos 8:1).
         Amigo, tem algo mais pavoroso do que trilhar nesta vida rumo à eternidade tendo Deus como inimigo? Por acaso, existe um inimigo pior do que Ele? Eu sei que a religiosidade destes dias procura jorrar palavras de “amor, bênção, prosperidade” e outros jargões agradáveis aos ouvidos carregados de superstições. Mas, estou certo que nunca lhe informaram a respeito de um Deus de terror que “... é tardio em irar-se, mas grande em poder, e que ao culpado não tem por inocente...” (Naum 1:3). Estou certo que não foi dito a respeito de que há um Deus que “.... com trevas perseguirá os Seus inimigos” (Naum 1:8). Ah! Eu sei o quanto os falsos mestres ousam prevaricar contra a Palavra de Deus transmitindo às multidões uma paz com Deus que não passa de falsificação. Eles ousam dizer aos inimigos do Senhor “... paz tereis... não virá mal sobre vós” (Jeremias 23:17)..
         Mas eis aí o caminho aberto para a alma que busca a verdadeira paz, a paz com Deus. O Salvador está perto de todo aquele que O invoca. Não tente burlar a verdade revelada, porquanto não tem outro meio para o pecador entrar pelo santo caminho rumo ao céu, a não ser pela confissão sincera de suas culpas perante o Deus Santo, e da sua necessidade do Salvador. No pecado o homem vive em contínua ofensa à santidade, à justiça e à lei de Deus; no pecado o homem vive neste mundo como um intruso, aproveitando da criação para seu bel-prazer, sem, contudo, temer ao Senhor, render-Lhe graças e obedecer-Lhe.
         O Senhor imutável prossegue com Sua firme verdade a respeito da salvação para pecadores: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores...” (1Timóteo 1:15). Na palavra “salvação” subentende que o pecador está em perigo. Nada há neste mundo que possa mudar a situação de qualquer pessoa. Deus não aceita aparência, família, religião, obras e qualquer outra manipulação da carne. Todos nós viemos de um Adão caído; todos nós nascemos culpados; todos nós entramos neste mundo marcados como condenados; todos estão na mesmíssima situação, a não ser que haja arrependimento e confissão. Eis a verdade: “... Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo”. (Romanos 10:13).
          Caro leitor prossigamos juntos vendo as jóias preciosas achadas no bom caminho por onde anda o convertido. Já vimos a respeito da paz com Deus alcançada definitivamente, quando a alma é perdoada e justificada para sempre mediante o sangue remidor. É na salvação achada em Cristo que o pecador passa a andar pelo bom caminho; é quando a alma é reconciliada com Deus mediante o serviço glorioso do Filho de Deus, único mediador entre Deus e os homens (1Timóteo 2:5). É impossível para o homem caminhar rumo ao céu, em plena e absoluta certeza, sem que tenha compreensão de sua salvação achada em Cristo.
         Mas a santa Palavra nos apresenta também a paz de Deus (Filipenses 4:7). O mundo oferece aos seus, a paz com o mundo e a paz do mundo, ambas perigosíssimas. Satanás tenta imitar a Deus; é habilidosíssimo em seus truques com os quais manipula os corações numa confiança e tranqüilidade rumo à perdição. Mas, fixemos nossos olhos na excelência do verdadeiro caminho onde o pecador arrependido pode achar os reais e eternos valores. O caminho de Deus foi preparado para que o justo possa andar por ele. Nesse caminho rumo ao céu nada tem daquilo que tanto agrada as paixões carnais impregnadas no homem natural. É pela fé que os santos marcham firmemente rumo ao portão da Nova Jerusalém. Quantos perigos têm por esse trajeto! Satanás não cessa de atacar o povo de Deus com tentações e perseguições; o mundo voraz fomenta suas idéias apóstatas a fim de desviar os fiéis da sua rota; é grande a luta até o fim para aquele que participa do exército do Senhor no combate contra o mal. O povo de Deus é exortado continuamente a orar com insistência, a confiar, a perseverar firme na fé. A todo instante o santo é tentado a ceder às pressões inimigas a fim de buscar a paz com o mal. Foi esse o caminho trilhado pelo Filho de Deus, e vemos vários salmos proféticos, onde o Filho do Homem suplica ao Pai proteção e livramento contra os Seus inúmeros inimigos.
         É em face dessa verdade tão solene que entra a importância da paz de Deus para o verdadeiro crente. O que significa isso? Na paz com Deus o pecador pode dizer: estou salvo (Efésios 2:8). Na paz de Deus o salvo pode dizer: O Senhor será meu guia até à morte (Salmo 48:14). Somente a fé que se estriba na Palavra pode apossar-se cada momento da paz de Deus. Ora, quando alguém passa da morte para a vida logo descobre que é uma pobre ovelha, frágil e incapaz de andar sozinha neste mundo; agora descobre quem é satanás, e como este se tornou seu perseguidor implacável; descobriu também, o quanto é tentado e como é susceptível à queda. Seus olhos espirituais foram abertos, e agora pode compreender que não passa de um peregrino e forasteiro, que este país não lhe pertence e que agora é um cidadão do céu. Como necessita da paz de Deus!
        Pode estar certo caro leitor que se você é um sincero crente em Cristo, inúmeras vezes você tem experimentado a doce e calma paz que surge em meio às tempestades desta vida. Nenhum crente poderia suportar a turbulência deste “mar revoltoso” sem a preciosidade da presença visitadora de Deus dando-lhe o repouso no coração. Tem algo melhor do que essa paz, num mundo de perplexidade e terror?

Nenhum comentário: