quinta-feira, 17 de maio de 2012

O NOVO NASCIMENTO (6)



Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” João 3:3.
         Amigo leitor estou provando através desta passagem inspirada, que há necessidade do homem nascer de novo. Nas mensagens anteriores procurei mostrar o porquê o homem necessita de novo nascimento. Digo e repito, o que o próprio Senhor Jesus falou para Nicodemos: “Necessário vos é nascer de novo”. Amigo, quando tu nasceste a primeira vez, tu adquiriste vida terrena, e é somente o segundo nascimento, que é o nascimento do Alto, que lhe dá a nova vida, a vida eterna. O primeiro nascimento coloca o homem na situação de condenado; o segundo nascimento coloca o homem como salvo. O primeiro nascimento faz do homem um filho das trevas, filho da desobediência; o segundo nascimento coloca o homem com um filho de Deus.
         Meu amigo, para o bem de tua alma, examina a tua situação diante do Deus vivo, e vê se tu já és contado entre os herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Na meditação de hoje quero revigorar, ou fortalecer ainda mais este ensino mostrando aos meus leitores, alguns versos bíblicos que provam essa preciosa doutrina. Peço que o amigo me acompanhe com bíblia aberta, vendo as passagens que tratam desse assunto tão precioso.
         Primeiramente vamos para o próprio evangelho de João no Cap. 1verso 12. Ali o Espírito Santo afirma que todos quantos receberam a Jesus foi-lhes dado poder de serem feitos filhos de Deus. Não é uma preciosa passagem? Tu meu amigo, já tens recebido o Senhor Jesus, o filho do Deus vivo, como o teu único e suficiente salvador? Já reconheceste um dia que não havia outro mediador entre tu e Deus? Que Ele é a provisão divina para a salvação do perdido? Já estás descansado na suficiente obra do Calvário? E tua vida transformada foi, e prova isso produzindo fruto para a glória de Deus? Que glorioso dia foi aquele quando tu foste visitado pelo Espírito Santo, o qual te fez convicto de teus pecados, e através de alguma mensagem te levou ao pé da cruz para que ali tu bebesse da água da vida, a fim de nunca mais vir a ter sede.
         Mas, vamos adiante ao Cap. 1 de João, verso 13. O Espírito Santo diz ali que aqueles que receberam a Jesus não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Creio que esse verso nem necessita de explicações, pois é bem claro ali ensino do novo nascimento. Notemos bem que nascer de novo não é algo do sangue. O primeiro nascimento foi algo do sangue, mas o segundo não, nem tampouco é algo da vontade da carne. Não foi o desejo natural; não foi esforço de alguém; não foi a arte do homem que o levou ao novo nascimento.
         Quantos estão enganados! Acham que são salvos porque fazem parte de determinada  igreja; porque oram; porque não têm certos vícios; ou mesmo porque vestem assim etc. Mas o novo nascimento não é algo feito dessa maneira; não é produto das obras. Também o verso é bem claro em dizer que não é da vontade do homem. Ninguém nasce porque quis nascer. O segundo nascimento é a mesma coisa. É uma obra feita no coração do indivíduo pela vontade de Deus através do Espírito Santo.
         Outra passagem realmente maravilhosa quanto a esta preciosa doutrina, está em 1Pedro 1 verso 3: “Bendito Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua misericórdia nos regenerou para uma vida esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. Vê que passagem maravilhosa acerca dessa doutrina! “Regeneração” é um termo que significa “nascer do Alto”.
         Vamos mais adiante para a Carta de Paulo a Tito, cap. 3 verso 5: “ Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”. Percebe que é algo feito pelo Espírito de Deus no coração do pecador. Uma outra passagem poderosa está em Efésios 2:1 onde o Espírito Santo afirma: “Ele vos deu vida estando vós mortos”. Para Deus o homem que ainda não foi salvo, é alguém morto, então quando ele é salvo, recebe uma nova vida.
         Também podemos ir para a primeira carta de João no cap. 3 verso 9: “todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado”. Não está bem clara essa doutrina do novo nascimento nesta preciosa passagem? Observa o que o Espírito Santo diz ali: “Nascido de Deus”. O que está ali? Sobre o novo nascimento! Lógico! Amigo leitor, eu poderia passar muito tempo te apresentando várias e várias passagens das sagradas letras; pois esse ensino é riquíssimo. É a linguagem divina para aqueles que já nasceram de novo. Em nossos estudos posteriores, com a graça do Senhor, deverei estender ainda mais este estudo. Mas o que tenho dado até aqui, é para que tu meu amigo, fiques conhecendo a tua real situação diante do Grande Senhor.
         Se tu és um crente um salvo, esse ensino irá fortalecer a tua lei e tua convicção na verdade. Se tu ainda não és um salvo, pede que o Senhor tenha misericórdia de ti; pede que nesta Ele visite o teu coração para lavá-la e purificá-lo de todas as imundícies; pede que pelo sangue vertido pelo cordeiro imaculado tu sejas completamente perdoado de todas as culpas; de todas as transgressões. Em Isaías 66:2 o Senhor declara que Ele se inclina para o contrito e quebrantado, para aquele que treme diante de sua palavra. Pede a Ele agora. Ele é o doador. Sua graça é infinitamente maior que teus pecados. Ele não enviou seu filho ao mundo para salvar os bonzinhos, os justos, os religiosos, etc. mas para salvar o perdido.
         Agora mesmo, sentindo o horror de tua situação, chegue ao Senhor pedindo para Ele ser o teu Salvador. Pode achegar-te a Ele com toda confiança pois Ele é fiel e justo. A salvação para o pecador é algo garantido por Ele para toda eternidade. Então, este é o momento oportuno para que tu sejas mais um salvo. Alguém que passou da morte para a vida.     

Nenhum comentário: