sexta-feira, 18 de maio de 2012

A TRISTE DECISÃO DO PECADOR (6)



"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas: qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16.
A RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL: (continuação)
         Amigo leitor, andando nesse caminho, escravizado no pecado, o homem não está sendo elevado ao conceito de ser humano. Veja bem que nem mesmo a criação que Deus fez para ser controlada e dirigida pelo homem, tem respeito ao homem. Pelo contrário, toda criação, que está subordinada ao criador, está voltada contra o homem. Os próprios animais estão armados para se defenderem. Lembra bem, o homem está fora do paraíso de Deus. Fora do Jardim de Deus qualquer paraíso debaixo do céu está sob ameaça. Os seres vivos fazem parte dos exércitos de Deus, contra os quais o homem não tem qualquer poder e continuamente lutam contra o homem. São os exércitos invisíveis de Deus.
                   Prezado leitor, o conceito de ser humano somente pode chegar ao ideal, quando o homem escapa da triste situação em que se encontra. No final de tudo, até o seu memorial será atirado no esquecimento. O homem foi feito para a glória de Deus, mas afastado da glória de Deus, que conceito pode ter o pobre pecador? O Deus que criou é o único que pode elevar o homem à dignidade de ser humano, mas o pecado cortou, por assim dizer, o cordão umbilical que ligava o ser humano ao seu criador.
         Diante dessa triste realidade, não convém que o homem continue prosseguindo sua jornada nesse infeliz caminho onde se encontra. Esse caminho não terá um final feliz; não é um romance cujo final será deslumbrante de glória; tem um deus que vai à frente, mas não é o Deus Santo e glorioso, mas sim é o famoso deus deste século (2 Coríntios 4:4), o príncipe deste mundo que, com incrível facilidade arrasta milhares para o abismo de trevas e de vergonha eterna.
         O Deus de toda bondade aponta o caminho aos pecadores, e convida-os a parar para verem tais realidades do que Ele está falando em Sua palavra. Digo mais, enquanto estiver separado de Deus, nem mesmo na sociedade, o ser humano terá qualquer estima. A própria bíblia diz: "Maldito o homem que confia no homem." (Jeremias 17:9). As escrituras dizem mais que confiar no homem é vaidade e laço mortal, porque, o que o homem pode fazer pelo homem? Que poder tem o homem? Em Provérbios o Espírito Santo diz que “morrendo o homem morre também a esperança”. Basta tirar-lhe o fôlego e ele morre. Se o ser humano não foi ainda tirado do lamaçal do pecado, está ele na mesma situação.
         E quanto mais vai chegando o final dos tempos, mais vai sumindo gradativamente aquilo que chamamos de sentimentos naturais colocados por Deus no homem. Hoje em dia já está bem perceptível a manifestação da maldade entre os próprios seres humanos. Vivemos num mundo aonde o dilúvio da maldade vai enchendo todos os cantos da sociedade, quando nem o respeito pela vida alheia, pelos bens alheios, pela dignidade do próximo está existindo. Numa situação dessa, os animais estão em melhor condição na pesquisa moral. Hoje é mais fácil ver um cão ou um gato tendo mais prestígio do que o próprio homem.    Amigo leitor, Deus não está falando com os animais! Ele está falando com criaturas criadas por Ele, à semelhança Dele, à imagem Dele! O convite ao arrependimento é dirigido aos pecadores para que se humilhem e fujam da Ira vindoura.
         Amigo leitor, eis que o Senhor Deus, grande Salvador convida o pecador a parar: “Ponde-vos à margem no caminho e vede...” É verdade que o homem foi expulso do Jardim, lançado fora do paraíso de Deus. Mas, por que continuar na mesma situação, persistindo na mesma teimosia de Caim, quando o Deus de toda misericórdia já abriu o caminho, não do Éden terreno, mas de um paraíso infinitamente melhor? Nesse caminho onde o pecador se encontra andando, longe do Deus vivo, é o lugar amaldiçoado pelo próprio Deus, mas Satanás vem e lhe oferece o paraíso dele. Ele enche seus olhos de paixão com o mundo que ele mesmo adornou e enfeitou para garantir seu reinado de mentira. Ele faz com que o homem fique mais e mais impressionado com o império mundial que está nas mãos dele. Esse anjo maligno dá volta em torno do planeta em pouquíssimo tempo para averiguar como está indo o seu reinado de dores e tristeza. Este mundo é o paraíso que ele pode oferecer aos homens, e nada mais.
         Com a morte se finda a pobre jornada do homem aqui; o caminho que percorreu chegou ao seu término. Acabaram-se as cores resplandecentes deste império do mal; tarde demais para perceber que foi iludido, enganado, que tinha venda nos olhos; que o castelo era de areia; que a ordem era apenas desordem; que não estava andando, mas sim empurrado ladeira abaixo. Eis o grande Deus a lhe chamar. Ele o exorta a parar e examinar, para que a alma, com seus olhos espirituais abertos possa clamar pelo socorro Dele.
         Quando Deus mostra a desgraça do caminho em que o homem se encontra, não há outra solução para o pobre pecador, senão clamar pedindo o socorro do Altíssimo, da mesma maneira que clamamos o socorro médico numa intensa dor. Quando a verdade da triste situação do pecador chega ao seu coração ele saberá que está no lamaçal do pecado sem poder sair por si próprio. Sei que esta verdade é dura para ser ouvida. Mas, se a Palavra da verdade tem falado ao seu coração, está apenas provando que a Palavra de Deus não volta vazia. De qualquer maneira, com a salvação do pecador, ou mesmo sem nenhuma salvação, a Palavra do Deus vivo volta para Ele trazendo-lhe a glória que somente a Ele é devida. A verdade eterna somente pode proporcionar bênçãos inefáveis para um pecador cujos olhos espirituais estão sendo abertos por Deus.
         Bendita a alma que for achada pelo tão Bondoso Pastor das ovelhas! Amigo leitor, você tem parado para examinar o caminho em que está andando? Pelo novo nascimento já entrou no caminho da salvação? Houve aquele dia quando você foi tirado das trevas para a maravilhosa luz? Já está na vereda que lhe conduzirá ao lar celeste? Está plenamente certo que um dia foi achado pelo Salvador, foi remido, perdoado, justificado e feito herdeiro de Deus?
         Se o seu coração estiver marcado pela dúvida, então algo está errado. Deixe que a palavra da verdade penetre no mais profundo de seu coração para que você seja guiado no caminho da certeza. O evangelho revelado não deixa dúvidas na alma, porquanto o Deus da Bíblia é o Deus de toda verdade. Quem anda com Ele anda na luz (João 8:12). Que momento glorioso para um encontro com o Bendito Salvador! A função do Senhor é salvar perdidos (Lucas 19:10). Eis agora o momento precioso para ser libertado do poder do pecado mediante o conhecimento da verdade (João 8:32).



Nenhum comentário: