quarta-feira, 16 de maio de 2012

O NOVO NASCIMENTO (5)



Em verdade em verdade te digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” João 3:3.
         Amigo leitor é profundamente glorioso o ensino sobre o Novo Nascimento. Tu jamais poderás entrar no céu sem primeiro ter passado pelo processo do Novo Nascimento. Oh quantos estão enganados! Oh quanto são levados pelos erros que aparecem aos montes, mas o propósito deste estudo é apresentar a verdade gloriosa que qualquer pecador arrependido pode ser salvo e assim ser uma nova criatura.          Estou procurando ser bem enfático, procurando frisar o assunto para que o amigo tenha a compreensão deste ensino. O pecador não pode entrar no céu sem primeiramente ter sido regenerado por obra do Espírito Santo e da palavra. Não há possibilidade, e toda tentativa é vã. Seria o mesmo que tentar fazer um cego enxergar seria o mesmo que tentar chamar lobos de ovelhas.
         Amigo, sem teres nascido de novo, todo o teu ser é completamente oposto às coisas de Deus; não estou afirmando aqui que tu não és religioso. O homem tem sua religião mesmo sem ter conhecido o novo nascimento; ele falará de Deus; terá seu tipo de culto; seguirá o seu costume empreendido por sua religião, e até poderá dar uma aparência de alguém verdadeiramente salvo, mas como a verdade de sua situação está no íntimo, aquela religiosidade dele é algo apenas externo; é apenas uma fachada. É alguém que se encontra longe do Deus vivo. Não é verdadeiramente um convertido ao Senhor e se encontra no caminho largo usando a religião como uma capa para encobrir a sua real situação.
         A religião é usada como um calmante, um sedativo; acalma temporariamente as dores de uma consciência culpada; apazigua por um pouco a angústia íntima e acalma por um pouco a agitação no coração. Ele é como um mar agitado, o qual não se aquieta. A religião será como um palito de fósforo aceso na densa escuridade. Mas, o homem não nascido de novo é o mesmo, em nada difere dos outros. Ele até fará sacrifícios para mostrar o quanto ele é religioso. Fará caridade, penitências, jejuns, pagará promessas, tentará guardar a lei, dará quantia exorbitante de dinheiro, pois o seu interesse é construir o seu próprio tipo de culto, de adoração. Ele tem o seu próprio Deus, é um deus que ele tem em mente e a esse Deus ele vai seguir e servir.
         Amigo leitor, tu já tens nascido de novo? Já tornaste uma nova criatura? Se ainda não passaste da morte para a vida, a tua situação é realmente trágica diante de Deus; Satanás fará todo o possível para que tu não vejas, nem sintas a tua real situação. Ele usa todos os seus meios como drogas para que tu não sintas as dores do pecado. Amigo, somente o Espírito Santo pode revelar a tua verdadeira situação. Tu poderás enganar os homens e até a ti mesmo, mas ao Senhor Deus não. Ele não se deixa escarnecer.
         A religião para quem não nasceu de novo e um paliativo. O alívio é temporário e o pobre pecador terá que ir sempre ali para buscar um pouco de paz; um pouco de sossego para alma; e ele vai escolher a que mais for agradável para ele. Satanás tem muitas religiões estocadas e ele vai à prateleira para pegar para ti a que cheira melhor num coração enganado. Será aquilo que mais vai te agradar; será aquela que apresentar uma mentira mais fabulosa; quem apresentar melhores meios de encobrir a tua trágica situação diante de Deus.
         Mas a tua situação permanece a mesma. O Senhor vê o homem lá dentro tu permaneces em teu estado de inimizade; continuas sendo um escravo do pecado; continuas amante daquilo que é contra a lei de Deus; e quando te defrontares com a verdade tu irás fugir daquilo. A palavra de Deus é como um espelho. Um espelho reflete a imagem física da pessoa; a palavra de Deus reflete a imagem espiritual do indivíduo. Agora, eu te pergunto: Qual à tua situação diante de Deus vivo? És alguém que um dia nasceu de novo? Estás certo que foste achado pela misericórdia do Grande Deus? Enfrenta a tua real situação; permite que o Espírito Santo te mostre a verdadeira situação tua. Não tenta encobrir tua culpa; não fica se escondendo, isso não vai te ajudar, é preciso que tu saias de teu esconderijo espiritual.
         Uma vez que tu vês a tua verdadeira situação diante do Deus vivo, sê sincero, reconhece a tua culpa e joga fora tudo aquilo em que tu tens depositado a tua confiança, pois tudo é trapo para o Senhor; pode ser até aquilo que é religioso, que é bonito, que parece por fora que agrada a Deus; é preciso que saibas que tudo isso cheira justiça própria, e a justiça humana é trapo diante de Deus conforme Isaías 64:6 onde o profeta afirma que “as nossas justiças são como trapos da imundície”.          Permite que o Espírito Santo mostre tudo, todos os setores de teu ser; que a casa espiritual seja plenamente conhecida. Amigo, é isso que é arrependimento, e quando não há verdadeiro arrependimento, é sinal evidente que não foi ao Senhor totalmente; que tem reservas na vida; que algum ídolo, algum deus que não quer soltar. O Grande Deus, o Deus Santo não pode se associar às trevas; não pode se ajuntar com demônios; não pode ter amizade com o maligno. O Glorioso Deus, só Ele é digno de todo louvor, honra, glória e adoração para todo sempre.
         Um pecador não convertido dará culto ao mundo; dirá que serve a Deus, mas não é o Deus Jeová; dirá que ama Jesus, mas a realidade é que é o Jesus do mundo, e não aquele a quem o pai exaltou acima de todo nome. A sua boca falará das coisas de Deus, mas o coração estará longe dEle. Qual é a tua atitude agora? Estás curvado perante a autoridade da palavra? Estás humilhado perante aquele que é o Rei Eterno? Estás na situação de alguém que está admitindo a sua culpa, a sua miséria, a sua condenação; é alguém que não está culpado o marido, a esposa, ao filho, nem ao pai ou mãe, nem ao amigo, nem a qualquer outro. É alguém que está se sentindo como aquele publicano que orou: “Ó Senhor sê propício a mim!”. É alguém que sabe que não pode continuar mais assim, sabe que o seu real problema é a sua culpa diante do Grande Deus; que tem lhe ofendido sempre. Anseia o perdão de todas suas culpas; deseja que o Senhor purifique de toda transgressão.
         Queres agora receber o Salvador e Senhor? Queres abrigar-te nesse refúgio eternal? Queres segurança que só se encontra em Jesus? Não tenhas medo, o Amor Dele é maior do que todos os teus pecados, e afirma que nuca vai jogar fora o pecador que for a Ele. Ele que agora mesmo pode te receber e te acolher em segurança eterna.            

Nenhum comentário: