domingo, 13 de maio de 2012

O NOVO NASCIMENTO (2)


“...Em verdade em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” João 3:3.
         Amigo leitor, a Bíblia é clara quanto a necessidade de novo nascimento. O Senhor foi bem enfático com Nicodemos: “necessário vos nascer de novo”. Oh que o Espírito Santo torne esse precioso ensino algo claro aos corações dos leitores! É Ele quem é o Sumo-Professor; é Ele quem faz brilhar sua glória salvadora em plena escuridão. Quem somos nós para esclarecer a verdade aos corações submersos em escuridão espessa, situação em que se encontram as almas perdidas?
         Caro leitor, o ensino sobre o novo nascimento não é uma invenção humana, pois tal verdade vai contra as cogitações do coração humano. Não se acha isso no meio dos homens. O homem por natureza dirá que isso é loucura; não vai entender como é que alguém pode nascer a segunda vez; ficará estupefato como o próprio Nicodemos que perguntou ao Senhor “Senhor, como é que alguém pode nascer de novo sendo velho?”. Então, amigo, em nosso estudo hoje quero mostrar a necessidade do novo nascimento. O Senhor Jesus disse ao religioso Nicodemos: “importa-vos nascer de novo”.
         Em primeiro lugar que é preciso nascer de novo porque somos terrenos, somos daqui deste vale; viemos de Adão, e quem é da terra é terreno. Realmente não passamos de homens provenientes do pecado. Somos, portanto daqui deste mundo, o que vamos entender é daqui; o que vamos almejar é daqui; o que a nossa natureza terrena gosta e tem prazer é por aquilo que satisfaz a carne. O primeiro nascimento nos ligou a esta vida passageira aqui no vale amaldiçoado pelo pecado. A nossa natureza nem se dá conta que aqui tudo passa; ficamos submersos neste oceano de prazeres temporários e somos enganados pelo pecado sem percebemos que estamos enganados.
         O Livro de Eclesiaste foi escrita por Salomão afim de esclarecer a verdade quanto a esta vida aqui. A expressão mais comum usada naquele livro é: “vaidade tudo é vaidade”. O pecado separou o homem de Deus e é essa a situação do pobre pecador neste lugar. Nada tem, mas vive como se fosse dono; em Salmo 49 o salmista declara que o homem no íntimo pensa que as sua casas serão perpétuas; chegam a colocar seus nomes em suas terras. Aqui são apegados ao seu dinheiro e vivem tão apegados servindo ao deus Mamom. Li de um homem que era tão agarrado ao dinheiro que antes de morrer pediu que amarrassem o seu dinheiro em sua mão porque queria levá-lo consigo.
         Amigo leitor vê em que situação trágica o pecado nos colocou aqui. Dá um pulinho até o cemitério e vê ali quantos partiram iludidos, enganados, e até puseram a sua confiança nas coisas desta vida e partiram sem saber para onde iam. Amigo vê que é necessário nascer de novo. Como é que o pobre pecador vai poder entrar no céu sem ter nascido de novo? É impossível! Outra realidade quanto a natureza humana é que ela é contrária a tudo aquilo que de Deus. O homem vive aqui comendo, bebendo, nos prazeres achando que é tudo dele. Ele não cogita que a criação pertence ao Criador e que foi feita para a Glória Dele. Vive o homem à semelhança do louco da parábola que ajuntou muita coisa com força de seu trabalho e disse à sua alma. “Alma, come , bebe, folga-te, descansa” e então Deus lhe disse: “Louco, hoje a noite pedirão a tua alma, e o que tens em depósito para quem será?”.
         Amigo leitor, não é essa a situação do ser humano longe do Senhor? Certo homem entrou no hotel, ali dormiu, comeu, bebeu, usou de todo conforto do hotel. Ao sair dali, foi ao dono do hotel e lhe agradeceu por tudo. O dono do estabelecimento lhe disse: amigo, tudo bem, mas eu tenho comigo a conta que você tem que pagar pelo uso do hotel. Não é essa a verdade quanto a atitude dos milhares de almas? Desfrutam da criação e pensam que não vão prestar contas. O ser humano em sua natureza age assim. Ignora as advertências divinas; recusam aceitar a verdade a respeito do justo Deus; trocam a verdade pela mentira; tentam manipular a Deus; acham que podem passar “trotes” no Todo-Poderoso. Querem que falem a respeito de Deus, mas do jeito que lhes agrada e até vão pagar caro por isso.
         Amigo leitor, essa é a verdade quanto a nossa natureza humana. Quem é da terra é terreno. A natureza humana gosta de ouvir das coisas desta vida passageira como política, alimentação, saúde, casa conforto; é daqui da terra, portanto nada vai absorver, nada vai entender quanto às verdades celestiais. Ele vai dizer que é bobagem; ou vai recusar ouvir; ou vai endurecer o coração contra a verdade. Amigo, por esta razão o Senhor Jesus foi tão enfático quanto ao novo Nascimento.
         E se ainda não tens nascido de novo, tu não passas de uma criatura enganada pelo próprio pecado. Pensas que aqui é teu lugar; nada sabes quanto ao destino eterno de tua alma; estás caminhando sem rumo; vais entrar na eternidade; estarás diante daquele que é o justo juiz; aquele que não inocenta o culpado. Tu meu amigo, não nasceste de novo, não vais entrar naquele reino glorioso e eterno; és uma alma que não tem repouso nenhum. Estás sem abrigo, sem segurança eterna, sem paz, e a tua esperança está aqui em tudo aquilo que os olhos podem ver; o ladrão na cruz viu a sua miséria eterna e clamou ao Senhor “lembra-te de mim quando entrares no teu reino”. Ele achou a resposta no terno coração do Senhor. A tua salvação eterna meu amigo, pode ser garantida agora, se reconheceres a tua trágica situação e pela fé abrigares no perdão Eternal, no sangue remidor vestido na cruz. Não queres receber o perdão do Senhor? Não queres hoje ter plena certeza de tua salvação eterna?

Nenhum comentário: