sábado, 5 de maio de 2012

O PERSEGUIDOR IMPLACÁVEL (10 de 16)



Mas se não fizerdes assim, estareis pecando contra o Senhor; e estai certos de que o vosso pecado vos há de achar” (Número 32:23).
                                               A vida de Davi
                Prezado leitor, todo meu labor em expor um tema como esse tem em vista mostrar aos homens, não somente o terror do pecado, a nossa culpa e miséria resultantes de nossa rebelião, como também a plena suficiência da graça para os humildes e quebrantados de coração.
         Na meditação anterior pude mostrar como Davi caminhou paulatinamente para sua drástica queda. Seu erro consistiu em ter Joabe como comandante do exército, e foi exatamente esse homem que Davi aliou-se para a suja e covarde jornada. Quando deveria estar na guerra o rei ficou em casa ocioso. Foi nessa circunstância que o pecado deu o golpe fatal. Notemos bem que naquele momento Davi ficou cercado pelo engano de que era direito seu deitar com aquela bela mulher; naquele instante o pecado fechou o cerco, impedindo-o de ver qualquer escape.
         Naquele momento um homem deixou de ser homem, quando quis alimentar suas paixões infames, por isso toda feiúra do pecado, toda punição do pecado, todo resultado mortal do pecado ficou oculto perante seus olhos. Agora seu ego é esnobado e é cercado no orgulho da sua alta posição de rei; agora o pecado elevou-o acima de todos e Davi esqueceu-se de olhar para o Altíssimo, diante de quem não passava de um verme. Agora tudo está pronto para o pecado celebrar sua grande conquista como de fato aconteceu quando Davi mandou buscar a esposa de Urias para deitar-se com ela.
         Na abominação cometida Davi esqueceu que a lei de Deus ordenava sua morte. Mas o engano do pecado afirmava em seu coração que seu ato estava oculto, que ninguém sabia. Ao servir o pecado, imediatamente o homem se torna cego, surdo e mudo em relação a Deus, porque desapareceu da sua frente o temor ao Senhor. Então, segue-se o fato que o pecado tomou a vida daquele homem; toda justiça desapareceu, todo juízo foi banido do seu ser; todo senso de bondade e amor simplesmente desapareceu da vida de Davi. Agora sua iniqüidade fez com que fossem geradas mais iniqüidades, toda providência deverá ser tomada para que não fosse publicada sua infâmia.
         Sabei que vosso pecado vos há de achar!”. O reino é de Deus e Seu reino é de justiça e de juízo contra o mal. É impossível ficar sem punição neste mundo, especialmente aqueles que carregam em sua vida o maravilhoso Nome do Senhor, como no caso de Davi. Nada há encoberto que não venha a ser revelado, ninguém escapa do furor da Ira de Deus, da Sua punição e “horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31). Com os ímpios muitas vezes Deus permite que seus pecados fiquem encobertos por longo tempo, mas com o crente, Deus descobre sua queda imediatamente.
         Não demorou muito para que Davi soubesse que a mulher de Urias estava grávida e que a criança fora o resultado do seu adultério. Agora era o momento de Deus mexer com o sossego no pecado; agora a luz começa irradiar nesse triste cenário para mostrar a todos nós onde podemos chegar com nossas maldades e que estamos prontos a fazer. Toda movimentação de Davi agora era para salvaguardar sua pele e proteger sua reputação. Agora sua condição de adúltero o torna um assassino. Mas como encobrir isso? Os olhos do Senhor tudo presenciava e Davi estava agora sob o comando do juízo, porquanto seu ato foi odioso aos olhos do Santo de Israel.
         Querido amigo é assustador e infernal o resultado do pecado no íntimo! Todas essas verdades foram reveladas para mostrar aos homens o caminho certo da humildade e a necessidade de andar em santo temor na presença desse maravilhoso Deus.
A vida de Davi
                Prezado leitor sondemos de perto as ruínas causadas pelo pecado. Os homens querem achar felicidade no meio dos entulhos; semeiam o mal e colhem destruição. Que este tema venha promover profundo arrependimento em corações dilacerados pela dor de pecar contra Deus e contra seu próximo! Porém, a graça de Deus é suficientemente forte para erguer um montão de fraqueza e fazê-lo andar pelo caminho do dever, da santidade e da verdadeira utilidade neste mundo.
         Veja amigo, como o pecado foi um perseguidor implacável na vida de Davi. Quando pensou que estava livre de qualquer mordaça; quando imaginava que uma mera purificação externa da sua maldade o faria andar e prosperar, agora se vê cercado e amordaçado pelo mal; agora a sua imundície interna tomará a forma de covardia e perversidade; agora há de sentir as tristezas resultantes do salário pago pelo pecado – a morte; agora suas mãos vão sujar-se de sangue inocente e seus dedos estarão marcados pela nódoa da iniqüidade. Aquele homem que sempre fora considerado um herói de guerra, cercado por grandes homens e respeitado até mesmo pelos seus inimigos torna-se um verme, vil e repugnante, por quê? Como encobrir a verdade de que aquela mulher ficou grávida daquele ato adúltero? O que aconteceria quando Urias soubesse? O que fazer num momento como esse? Há possibilidade de encobrir o pecado de forma permanente? Jamais! Há possibilidade de prosseguir um viver normal tendo carregando a iniqüidade em seu próprio colo? Jamais!
         Amigo leitor, o pecado tem que ser punido! O pecado está debaixo do furor da Ira de Deus! Assim como não descansamos sem matar uma cobra que esteja escondida dentro de nossa casa, assim também a fúria de Deus paira sobre o pecado! Davi guardava consigo aquilo que era objeto do ódio acerbo de Deus, motivo de Sua vingança. Como escapar daquela maldade? Naquele momento a iniqüidade nele gerava outra iniqüidade ainda mais pervertida.
         É agora que passamos a analisar o confronto de Davi com Urias, o marido de Bate-Seba, conforme o relato do cap. 11de 2 Samuel. É bem provável que Urias suspeitava dessa maldade. Agora veremos uma admirável lição dada por um herói a um covarde. Davi sempre fora considerado um herói de guerra, um homem de Deus, modelo para seus soldados. Mas o seu ato pervertido fez dele um covarde, mentiroso, hipócrita e bandido. Naquele momento não era digno de respeito, porque não estava onde deveria estar. O exército de Israel estava acampado muitos dias, em guerra contra os amonitas, os soldados longe de suas famílias, dormindo ao ar-livre e sujeitos à morte, enquanto isso o rei se encontra no palácio comendo, bebendo e levantando-se para divertir-se.
         É nessa ocasião que Joabe recebe um recado de Davi, para que enviasse Urias até Jerusalém. Davi queria que Urias viesse, deitasse com sua esposa e assim a gravidez dela fosse tida como um ato normal no relacionamento com seu marido. Mas Deus mandou Urias ao palácio a fim de dar ao rei Davi a lição que somente um herói poderia dar. Que confronto impressionante!
         Amigo leitor, meu espaço está findando, mas termino dizendo que Cristo Jesus veio ao mundo para destruir as obras do diabo. Ele veio para libertar os cativos de satanás e mostrar Sua suprema vitória contra o império das trevas, onde milhares agora estão aprisionados, servindo à tirania desse príncipe do mal. Quero aqui convidar você a clamar a Jesus, porque Ele ouve o clamor de um coração aflito, atribulado e dominado pelo pecado. Ele faz de um homem caído um novo homem, com um novo coração e apto para ser uma bênção neste mundo.  

Nenhum comentário: