sexta-feira, 18 de maio de 2012

O NOVO NASCIMENTO (7)



 Em verdade, em verdade te digo, que se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.” João 3:3.
         Amigo leitor continuaremos a nossa abordagem bíblica sobre esse assunto do novo nascimento, na real esperança que o Espírito Santo levará esta bendita verdade ao teu coração, se tu na realidade, humildemente queres aprender Dele. No verso 5 o Senhor Jesus apresenta a Nicodemos os dois elementos necessários que produzem o novo nascimento: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. Quais são os dois elementos usados no processo do novo nascimento? A água e o Espírito. É nesse assunto que vamos ocupar o tempo de nosso estudo nesta noite. Peço que o leitor atento esteja na dependência do Espírito Santo, pois é somente Ele quem é capaz de levar a verdade ao entendimento do coração humano.
         O que significa nascer da água e do Espírito? Vamos ver o que a palavra de Deus ensina a respeito disso. É bom lembrar que eu não devo forçar a palavra de Deus a aceitar o meu modo de interpretação. É a bíblia que interpreta ela mesma. Não vamos tentar arrombar o cofre para achar o tesouro, pois é impossível entrar assim no conhecimento das coisas de Deus. Forçar a interpretação é realmente atrair erros e mais erros. É importante que saibamos que Deus vela pela pureza de sua palavra, e Ele há de punir severamente que se atrever a ofender a palavra escrita. A chave dos tesouros eternos do conhecimento das coisas espirituais está com o Espírito Santo, e é Ele quem esclarece a verdade; é Ele o espírito da verdade, o único quem pode guiar o homem na verdade. O Senhor Jesus declarou a Nicodemos que o nascimento espiritual, ou novo nascimento é produzido pela água e pelo Espírito.
         O que nosso Senhor quer dizer sobre nascer da água e do Espírito? Primeiramente vamos examinar o termo “água”. Será que o Senhor está referindo ao batismo? O novo nascimento é produzido pelo batismo e pelo Espírito? Será que o pecador nasce de novo quando ele passa pelas águas batismais? É fato que batismo não salva. Em nenhum lugar das Sagradas Escrituras dá margem para o ensino. Água pode remover sujeira física, mas jamais pode retirar as imundícies da alma. Aquele que já é salvo deve obedecer a ordenança do Senhor, se batizando o seu batismo será um testemunho simbólico de sua morte e ressurreição com Cristo, para uma vida que realmente glorifica o Senhor. É o ensino de Romanos cap. 6 versos 1 a 4.
         Então, se o texto não está referindo ao batismo, então, o que o Senhor está querendo dizer quando falou: “Quem não nascer da água e do espírito não pode entrar no reino de Deus”? Vamos, pois à interpretação bíblica. Não esqueçamos que a linguagem de Cristo com Nicodemos era totalmente hebraica. Água era usada no templo do Velho Testamento para purificação física dos sacerdotes. E hoje o que Deus usa para purificar a alma para a limpeza das imundícies do coração? Você tem a sua bíblia aberta no evangelho de João? Pois então vamos até o cap. 15 verso 2 onde o Senhor Jesus diz aos seus discípulos: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”. Pode observar que a palavra de Deus é usada para purificar o indivíduo? Também, em Efésios 5:26, falando ali que Cristo amou a Sua igreja, o seu povo, Paulo afirma que , Jesus “...se entregou a si mesmo pela igreja, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água, pela Palavra”.
         Creio que deu para o amigo perceber por essas poucas passagens que água é o símbolo da Palavra de Deus. O que a água faz na limpeza física, a palavra de Deus faz na limpeza do homem no sentido espiritual.. Então, o ensino bíblico é que o homem é nascido de novo pela atuação da palavra de Deus em conjunto com a obra do Espírito Santo.
         Vou adiante ao afirmar que a Palavra de Deus age como uma semente. Você deve saber o poder de uma semente. A palavra de Deus em si mesma é uma semente viva. O Senhor Jesus declarou que a Palavra de Deus é a semente santa capaz de germinar e brotar nova vida no homem. Escrevendo a sua primeira carta, no cap. 2 verso 23, Pedro diz aos crentes em Cristo: “pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente”.
         Amigo  leitor procurei apenas alguns versos que explicam essa maravilhosa verdade, que a palavra de Deus é a semente Divina para produzir o novo nascimento. Quero aqui concluir a minha mensagem desta noite dizendo que se tu és alguém que já nasceu de novo um dia, tu tens em teu coração um profundo amor pela palavra de Deus. Tu não és alguém que se estriba nas tradições dos homens; tu não és alguém firmado em falso alicerce de argumentos falíveis. Não! Tu nasceste da palavra de Deus; tu ouviste um dia a palavra da verdade e creste no evangelho da salvação, e foste salvo.
         O próprio Senhor Jesus declarou: “Quem é de Deus, ouve a palavra de Deus”. Se tu ainda não nasceste de novo, o teu coração não foi purificado; os teus ouvidos estarão abertos para escutar a mentira; tu darás extremo valor às coisas passageiras. Mas pode ser que tenha um coração aberto para a palavra de Deus, sentindo fome e sede da verdade; querendo alívio para a sua alma. É bom saber que é o Espírito Santo quem está agindo em teu coração, meu amigo. Ele veio ao mundo convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. O propósito dele é levar a alma cansada aos pés do salvador para ali obter o alívio; não há solução para o pobre pecador fora do sangue remidor.
         Neste momento o Senhor Jesus quer operar a obra salvador em tua vida, meu amigo. Tudo já foi consumado na cruz do Calvário. É ali que o Grande Deus tem a solução definitiva para tratar com a condenação eterna que está sobre o pobre pecador. Não queres neste exato momento pedir a Jesus para Ele ser teu Salvador? Em teu coração diz a Ele que Ele te salva, te purifique, e te faça nova criatura.

Nenhum comentário: