segunda-feira, 21 de maio de 2012

A TRISTE DECISÃO DO PECADOR (8)



"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas: qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16.
USANDO A INTELIGÊNCIA: (final)
         Amigo leitor prossigamos em investigar a frase: “...perguntai pelas veredas antigas: qual é o bom caminho...”. Obviamente requer muita humilhação da natureza pervertida do homem, o parar para investigar com sabedoria e prudência aquilo que é repleto de excelência para sua vida aqui e no futuro. O momento agora é para aproveitar a graciosidade desse evangelho da Glória de Cristo, e assim parar de descer na facilidade que o caminho largo proporciona às multidões. Enquanto prosseguem pelo caminho tortuoso os homens no pecado acham que estão carregados de sabedoria. Ora, rejeitaram a Palavra do Senhor, que sabedoria é essa? (Jeremias 8:9). Querem estruturar suas vidas econômica, familiar e até mesmo religiosamente falando, mas, como alguém pode fundamentar seu viver tendo a iniqüidade como alicerce debaixo dos seus pés? (Ezequiel 7:13).
         Numa situação assim requer que eu não seja menos firme em atrair seu coração para a verdade revelada. Como somos precavidos quantos as coisas desta vida aqui! Se soubermos que determinada comida pode nos fazer mal, deixamos de comê-la imediatamente. Mas, quanto a natureza humana é insensata no que tange ao seu destino eterno! Como dá preferência ao mal! Como recusa a disciplina do caminho estreito! Como satanás cega as almas! Como ele entorpece a mente e envenena os sentimentos! Quem imaginava que o rei Joás desviaria dos caminhos do Senhor! Foi cercado de proteção e segurança desde criança para que não fosse esmagado pela perversidade da rainha Atalia. Foi bem sucedido em seu reinado enquanto estava debaixo da tutela de um homem de Deus – Joiada. Mas, quando morreu aquele que fora mais do que um pai para ele, eis que Joás passou a revelar toda corrupção oculta em seu coração não convertido. Quanto prazer teve em lançar fora toda orientação espiritual que recebera, a fim de enveredar-se pelo caminho da perversidade atraindo o juízo de Deus sobre si (2 Crônicas 24:17-27).
         Mas eis que no texto, por meio de Jeremias, Deus está chamando a atenção daqueles judeus endurecidos. É notável e digna de observação a maneira como Deus chacoalha os pecadores para que eles voltem sua atenção para as veredas antigas. Era para aqueles pecadores dos dias de Jeremias apurar seus ouvidos para a santa sabedoria nessas palavras que lhes foram dirigidas pelo profeta. Era para eles serem perscrutadores ante as antigas veredas. Eis aí a compaixão de Deus revelada. O que é isso? Grandes homens andaram por veredas de justiça. Não fazia muito tempo que eles tiveram um excelente rei, um homem de Deus – Josias. Outros homens como Abraão, Moisés, Davi deixaram suas marcas em exemplo de retidão, santidade e obediência. Foram infelizes? Não! Foram frustrados porque obedeceram ao Senhor? Não! Que bela ilustração de santa obediência tiveram na vida de Moisés! Esse homem recusou ter todas as relíquias e honras do Egito; abandonou fama, prazeres e poder, preferindo sofrer com o povo de Deus. Em Hebreus diz que Moisés contemplava o galardão celestial, por isso considerou todo luxo egípcio como escória.
            Meu amigo, eis o que significa usar a inteligência. Pare para investigar as veredas santas apresentadas nas Escrituras e você verá quantos milhares andaram e outros milhares ainda andam por elas. Deus nunca ficou sem Suas testemunhas neste mundo a fim de expor os resultados do trabalho de Sua misericórdia em homens e mulheres que foram salvos e andaram felizes pelo santo caminho trilhado pela fé.
         Prezado leitor, nesta meditação pretendo encerrar meus argumentos em torno do assunto que envolve a frase: “... perguntai pelas veredas antigas...”. Que caminho de verdadeira sabedoria é esse caminho do arrependimento bíblico! A geração atual avança de forma animalesca para sua própria destruição. São impulsionados pelo prazer e nem sabem quem está à frente deles, conquistando seus corações enganosos e empurrando-os para o abismo de trevas.
         Quão precioso seria ver homens e mulheres sendo sacudidos pela verdade, podendo olhar para a história e assim sendo detidos dessa correria rumo ao suicídio de suas almas! A Palavra de Deus nos conta a velha história de Cristo e Seu amor pelos perdidos. Não tem um romance mais precioso do que o Livro de Deus! A Bíblia relata as histórias de homens e mulheres bem-aventurados, que andaram com Deus; foram amigos de Deus enquanto aqui viveram, e acima de tudo isso, Deus afirma que é o Deus deles. O que aconteceu? Eram homens diferentes? Não! Eram pecadores como nós somos, mas foram achados pela misericórdia do Alto e assim passaram a trilhar o caminho certo, rumo ao lar celestial.
         Amigo leitor, não tem uma atitude melhor do que esta de perscrutar e perguntar às veredas antigas. Sendo assim, o passo certo é ouvir a doçura da voz de Deus por meio de Sua Palavra revelada. Ter ouvido mouco para o Livro de Deus não passa de loucura; desprezá-lo é suicídio; rir e mofar dele é desafiar o próprio Nome Santo, porquanto a honra de Deus está na Sua Palavra. Mas eu sei o quanto a natureza mundana e carnal fica encantada com aquilo que o mundo tem produzido! Isso é o que significa paraíso para os homens mundanos. Aquilo que o Senhor Jesus na tentação desprezou abruptamente, os homens o agarram com unhas e dentes, o belo mundo, reino passageiro tão adornado de riquezas e paixões, mas encoberto com o “glacê” venenoso da morte e do pecado.
         Amigo leitor vou mais longe ao ajudar-lhe na descoberta da verdade salvadora. O homem ainda está cercado pela atmosfera da misericórdia, por isso tento ser persuasivo. Faça uma reportagem e pergunte a respeito daqueles que trilharam pelo caminho largo e que já partiram para a eternidade. Que proveito tiveram? Que lucro teve Judas com as trinta moedas de prata? Sua ganância impulsionou-o à precipitação do suicídio. Que vantagem obteve Herodes com todas as honras políticas que adquirira? Partiu para a eternidade comido por vermes. Não precisamos voltar tantos séculos atrás, porquanto cada dia o mundo prova que suas paixões e concupiscências resultam em desastre eterno para as almas. A beleza, riqueza, paixões e outras conquistas semelhantes estão sob o farejar da famigerada morte. Ela sabe como por um ponto final na carreira pecaminosa de homens e mulheres. A história deste mundo está sob invólucro da morte, porque ela é ativa e pavorosa neste império das trevas (Colossenses 1:13).
         Cristo Jesus entrou neste território satânico a fim de entregar-Se a Si mesmo na cruz e destruir as obras do diabo (1João 3:9). Seu ministério agora é salvar perdidos, e ei-Lo pronto para isso. O Senhor está perto de todo aquele que O invoca (Salmo 145:18). O Senhor trouxe perfeita e eterna salvação aos pecadores contritos e quebrantados.
..

Nenhum comentário: