quarta-feira, 9 de maio de 2012

A VERDADEIRA SALVAÇÃO (14)


 Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9)
O PODER ATORMENTADOR DO PECADO
         Prezado amigo, é pela preciosa Graça de Deus que posso retornar à pregação da Palavra ainda neste verso na firme expectativa de que Deus mediante o poder inerente à Sua própria Palavra venha a falar-lhe na profundidade do seu coração a fim de que haja fruto de arrependimento e conseqüentemente haja fruto de uma nova vida. Nestes dias estou pregando nesse tão maravilhoso e esclarecedor verso lido. Já pude apresentar as características de uma alma que chega a Cristo em verdadeira atitude de confissão. Mostrei que o crer, conforme a linguagem bíblica é banhado de arrependimento sincero; que impulsiona o pecador a ir a Cristo para confessar seus pecados. A segunda lição que aparece é mostrando o Inimigo. O que o pecador há de confessar? Seus pecados. Deus não chama os pecadores para que venham perante a sua face a fim de confessar seus problemas materiais em busca de uma melhor condição de vida mais próspera neste mundo passageiro. O pecador irá à presença do Salvador confessando e denunciando seus próprios pecados.
         Devo prosseguir no trabalho de mostrar aos leitores como os nossos pecados são nossos verdadeiros inimigos. A bíblia fielmente mostra a malignidade, o terror, a impetuosidade e a vileza do pecado em suas manifestações. Nas mensagens anteriores pude mostrar o pecado como um PODER DESTRUIDOR. Mostrei também o pecado como um PODER ENGANADOR. Creio que fui bem claro ao mostrar o pecado, também, como um PODER ESCRAVIZADOR. Hoje minha tarefa consistirá em expor a respeito do pecado como um PODER ATORMENTADOR. Espero fazê-lo com linguagem bem compreensível para a mente do leitor.
         Que você meu amigo tenha a coragem de se apresentar perante a luz da revelação bíblica, pois o Deus que fala é o Deus de amor que agora lhe mostra essas verdades tão terríveis tendo em vista sua verdadeira felicidade proveniente Dele aqui e na eternidade, portanto, fique com sua bíblia e coração abertos perante a verdade revelada para sondar as profundezas de Deus, sempre lembrando que Deus revela a sabedoria Dele somente para aqueles que humildemente se aproximam Dele com alma humilhada. Que a porta esteja aberta para a luz do céu entrar e perscrutar a profundidade do poço da perdição onde o pecado reina, se é que você ainda não foi salvo e libertado da condenação eterna.
         Caro leitor venho aqui lhe afirmar com toda veracidade da Palavra de Deus a respeito também DO PODER ATORMENTADOR DO PECADO. Nós sempre temos a tendência de pensar que toda a nossa infelicidade de miséria vem de fora, da sociedade, do mal que outro nos fez, da nossa pobreza, de um casamento infeliz, etc., mas na realidade a palavra de Deus mostra aquilo que é o causador de nossas próprias desgraças - as nossas atitudes pecaminosas. A vida no pecado dá uma impressão de ser algo excelente em si mesmo, que o caminho a percorrer é vasto e iluminador, e que não há nenhuma censura e nenhuma prestação de contas em vista. Porém, quão enganoso é o coração e desesperadamente corrupto, pois nem mesmo nós conhecemos os esconderijos daquilo que nos prejudica continuamente.
Meu amigo, vivendo no pecado você jamais poderá ter paz. Não existe isso que chamam de paz consigo mesmo. Paz é resultado de relacionamento correto com alguém outro. O pecado tornou o ser humano num inimigo de Deus, e só Deus é o Deus da paz, e somente na harmonia com Ele é que a alma pode usufruir paz verdadeira, eterna e é medida em meio às adversidades da vida. Eis a linguagem bíblica: “Para o ímpio, diz o meu Deus, não há paz. Sem a Paz com Deus você será no íntimo como um mar agitado que não se pode aquietar; você nunca terá sossego porque sempre estará fugindo, tentando escapar da verdade que Deus tem a seu respeito, você sempre estará se escondendo em meio às atividades, às amizades, a alguma religião, aos prazeres que o mundo expõe aos seus olhos. Essas atividades serão usadas como esconderijo onde você está constantemente se escondendo de Deus.
Sem a paz que vem ao coração como resultado de um relacionamento com o Deus Vivo e Verdadeiro você prosseguirá na vida correndo daqui para ali, se desculpando com tantos argumentos os quais não tem nenhum valor diante de Deus. A falta de paz lhe deixa nervoso, irritado, amargurado, revoltado com aquilo que você pensa ser injustiça; a falta de paz com pode lhe levar a ser uma pessoa até mesmo perseguidora da verdade e daqueles que andam no caminho da luz; sem a paz com Deus você será alguém que sempre vai procurar a companhia daqueles que estarão unidos a você na mesma revolta da alma; sem a paz com Deus você usará aquilo que Deus lhe emprestou por pouco tempo, como o seu corpo, seu talento, seu dinheiro, seu tempo, etc., e essas coisas serão usadas como se fossem armas apontadas contra Deus, mas na realidade você estará atingindo você mesmo.
A falta de paz lhe levará a uma agitação interior, e você será sempre surpreendido com os dissabores desta vida. Quando você pensar que tudo está indo bem, que tudo está em paz ao derredor, será sempre pego pelos temporais que lhe sobrevirão sem qualquer aviso prévio. A Bíblia afirma que os dias são maus. Se hoje foi excelente dia em seu viver, o amanhã poderá chegar com um pacote bem grosseiro trazendo assim os males que lhe prenderão e lhe mostrarão que aquilo que você parece ser por fora nada tem a ver com você por dentro.
A falta de paz com Deus lhe torna uma pessoa ferina e ferida. Estará sempre disposto promover desgosto e desordem em seu lar; afetará sempre aqueles que devem ser alvos do seu amor e cuidado, mas por falta do amor de Deus em seu coração, você terá a alma perturbada no íntimo e assim estará apto para arruinar, destruir e trazer desgostos e insegurança. Olhe a atitude de Caim em relação ao seu irmão Abel, a revolta daquele homem contra Deus e contra o caminho estabelecido por Deus fez com que apontasse sua arma de vingança contra seu próprio irmão e o matasse. Caim se tornou um fugitivo, errante, sempre tentando correr de Deus e procurando estabelecer sua norma de vida contra os padrões estabelecidos por Deus. Só tem um caminho para escapar do tormento de uma alma agitada sem paz com Deus e sem a paz de Deus, o caminho é o caminho da humilhação, arrependimento que lhe levará enfim à confissão genuína.
Meu amigo, o Deus da bíblia não está em pé de guerra, pelo contrário Ele é o Deus que agora está salvando, e esse Deus tem alargado seu caminho, tem lhe dado saúde, tem lhe dado comida, tem lhe cercado de milhares e milhares de provas da imensidão de bondade. Olhe, use o raciocínio e veja se não é verdade! O que você tem que, porventura veio e vem de você mesmo? Nada! Esse Deus que tudo lhe proporciona para seu viver aqui nesta vida passageira, Ele está agora apresentando a mensagem do evangelho da Paz. Veja que imensidão de bondade da parte Dele! Ele afirma que o pecador pode ser reconciliado com Ele por meio do sangue vertido na cruz. Tudo foi pago com altíssimo preço de sangue para o resgate do perdido pecador, e o caminho que pode lhe levar à salvação eterna está aberto, livre sem nenhum pedágio para que você possa achegar-se ao Grande Salvador e Redentor, Cristo Jesus. Somente assim a paz que vem do Deus de toda paz encherá seu coração e lhe dará o descanso que tanto sua alma precisa.
         Prosseguindo em mostrar a crueldade do pecado, digo e afirmo que o pecado tirou o homem da dignidade para rebaixá-lo à posição de estar, por incrível que pareça, abaixo dos animais. Talvez você venha a argumentar contra tal declaração proveniente de minha boca. Mas, o que afirmo agora faço seguindo com toda exatidão o raciocínio bíblico. Meu amigo, olhe como os animais estão em condições melhores do que a nossa condição! Eles não foram criados com o poder de raciocinar; eles não foram criados com o poder da consciência; eles não foram criados com o poder de falar, nem tampouco de prestar qualquer louvor a Deus. Os animais prestam louvores a Deus por intermédio do sacerdócio humano. São os homens que deveriam prestar louvores ao Grande Criador ao presenciarem a criação de Deus. Mais do que isso, os animais não são responsáveis pelo pecado que entrou, eles são vítimas da situação, eles sofrem o efeito trágico da invasão do pecado; eles gemem angustiados e toda criação aguarda a manifestação da vinda do Rei da Glória para por um ponto final neste vale de gemido e de dor.
Vou ainda mais longe ao afirmar que os animais estão acima dos homens no que concerne ao fato de eles morrem e pronto. Acaba tudo na morte. Na morte tudo para eles volta ao pó e ali fica, mas quanto aos homens não. Os homens quando morrem iniciam a existência eterna. Aqui para os homens é apenas uma existência temporária vivendo numa mera casa de barro, mas após a morte, eles entrarão na casa eterna, e se morrem no pecado irão para as prisões eternas de onde jamais sairão.
Prezado amigo, será que essas coisas não entram como luz em sua capacidade de pensar e analisar tudo à luz da verdade bíblica para ver como é verdade? Não fique a pensar que os animais têm respeito pelo homem, não! Eles estão em pé de guerra e ainda armados contra os homens. Onde você for até mesmo num lugar de descanso como à beira de um rio, por exemplo, poderá encontrar a morte através de uma picada de uma serpente ou da picada de um mero inseto. O homem que deveria governar com exuberância a criação, agora, na própria criação não tem lugar onde possa repousar porquanto tem sua existência terrena ameaçada pela própria criação.
         O que poderia dizer mais a respeito do efeito cruel do pecado no coração do homem? Quanto engano e mentiras estão proclamando às multidões em nossos dias! Estão pregando ilusões e pintando um quadro enganador a respeito da situação do homem; estão fazendo tudo para tapar os olhos da multidão para que não veja a verdade conforme mostram as Sagradas Letras. Estão falando em amor entre os homens; estão criando fantasias a respeito dos homens de boa vontade; estão enaltecendo uma suposta bondade humana; estão tentando cultivar uma religiosidade proveniente do corrompido coração humano.
Mas eu pergunto: O que podemos esperar daquilo que é perversidade? Será que da imundícia pode tirar algo limpo? É óbvio que não! Se você vai num poço onde a água é suja, poderá você tirar um copo de água limpa dali? Quanto mais você mexer na água tendo em vista achar água melhor, pior será, pois a água ficará ainda mais suja. Por mais que apresentem um belo quadro a respeito da situação do homem no pecado, creio que pior ficará. Estão falando da paz entre os homens; estão falando tanto em promover a paz, mas quanto mais sacodem esse assunto, mais descobre que do homem não pode extrair uma gotícula sequer de paz. A paz do pecado é guerra contra Deus e conseqüentemente violência entre os homens. Hoje quando mais se ouve falar em paz é que podemos ver perante nossos olhos o horrível desempenho da maldade trazendo desespero e insegurança à população.
         Posso ir adiante a falar a respeito do tão badalado amor entre as pessoas. É nesse ambiente que querem festejar amor e união quando o ódio do coração é manifestado. É quando estão na euforia de partir o perigoso e envenenado bolo das festividades humanas é que se mais descobrem o quanto os homens estão prontos a devorar uns aos outros com seus deboches, com suas prostituições, com seus adultérios, em meios aos ambientes tão carregados de malícias e todo tipo de perversidades. Amigo será que não chegou seu momento de parar de brincar com aquilo que é tão perigoso para sua alma? Será que não chegou ao seu coração o aviso de que você deve se humilhar e tomar o rumo em direção ao caminho estreito em busca da salvação gloriosa que há somente no Filho do Deus Vivo para que seja liberto do poder tirano do pecado?
                                              







Nenhum comentário: