terça-feira, 29 de maio de 2012

JESUS É JEOVÁ – SUA ETERNIDADE (1)



Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou”.

         Prezado amigo, medite na profundidade dessa declaração do Senhor Jesus aos arrogantes judeus. Eles eram supersticiosos e fundamentavam sua ida para a vida eterna no fato que eram descendentes físicos de Abraão. Cristo encarou com firmeza aquela multidão orgulhosa de religiosos, os quais furiosos queriam apedrejá-Lo, simplesmente porque foram descobertos com a verdade de que estavam perdidos e condenados.
         A fúria deles foi ampliada especialmente porque as palavras de Cristo revelavam Sua divindade. Para eles as colocações de Cristo não passavam de blasfêmia, porque se apresentava como Deus. Mas era exatamente isso que Cristo estava transmitindo. Quando Ele disse: “... antes que Abraão existisse, Eu Sou”, nosso Senhor revelava sua divindade, em plena igualdade com o Pai. Note bem que Ele não diz: “Antes que Abraão existisse, Eu Era”, mas Eu Sou.
         Percebemos claramente que essas duas palavras foram suficientes para mover a fúria dos judeus, porque eles conheciam bem o significado literal da expressão “Eu Sou”.  Eu Sou é a forma verbal de Jeová em hebraico e indica o grande Deus em sua plena e contínua atividade em favor do Seu povo. Cristo sempre existiu, Ele não teve um começo. Ele é chamado de Pai da eternidade (Isaías 9:6) e eternidade não tem começo nem fim. Noutras palavras Cristo estava dizendo aos arrogantes judeus que quando Abraão existia, Cristo o Filho de Deus já tinha existência eterna, e foi com Ele mesmo que Abraão conversou, porquanto Cristo é a pessoa da divindade que se manifestou aos homens.
         Prezado amigo, Cristo é Deus que se manifestou em carne, que veio ao mundo para redimir Seu povo da perdição eterna. Ele é Jeová filho que se humilhou para aqui na cruz sofrer a agonizante morte e receber em Si mesmo a punição que pecadores mereciam. Seu ministério agora é salvar, pois para isso veio a este mundo. Sua mensagem é dirigida aos arrependidos, para que convertam a Ele de todo coração, a fim de que sejam salvos de todos os seus pecados e possam morar com Ele na glória eterna.      
JESUS É JEOVÁ – O ANJO DO SENHOR (2)
“Disse o Senhor, então, a Jacó: Volta para a terra de teus pais e para a tua parentela; e eu serei contigo” (Gênesis 31:3).

         Em todo Velho Testamento Cristo aparece como o Anjo de Jeová. Notemos bem que o artigo definido aparece sempre: O ANJO e não: UM ANJO.  É importante que saibamos que esse ANJO DE JEOVÁ é o próprio JEOVÁ, mandado por JEOVÁ. Vamos meditar no cap. 31 de Gênesis. A narrativa é emocionante e carregada dos atos de justiça de Deus em favor de Jacó. Este havia passado 20 anos na companhia de seu tio e sogro, o sórdido e avarento Labão, e por milagre de Deus Jacó não é desprezado e afastado completamente pobre, depois de ter trabalhado tanto, de forma leal para esse homem.
         Era o momento para Jacó tomar sua família e retornar para Canaã. Com a bênção de Deus ele havia prosperado e ficado rico. Ele chega para Raquel e Léia e conta o que Deus havia lhe falado: “Disse-me o anjo de Deus no sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui. ...Levanta os teus olhos e vê que todos os bodes que cobrem o rebanho são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te vem fazendo. Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te, pois, sai-te desta terra e volta para a terra da tua parentela”.
         Note bem como Jacó apresenta o testemunho a respeito do seu Deus. O Anjo que falou com ele é o mesmo Deus que lhe aparecera 20 anos antes. No cap. 32 quando Jacó angustiado por causa de ora ao seu Deus, com quem Ele fala? “Disse mais Jacó: o Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Volta para a tua terra, e para a tua parentela, e eu te farei bem! O Deus de Abraão e de Isaque é o mesmo anjo que havia falado com ele mandando-o de volta para a terra de seus pais.
         Prezado leitor, uma breve passagem foi suficiente para provar que o ANJO DE JEOVÁ é o próprio JEOVÁ FILHO antes da sua encarnação. É JEOVÁ comunicando aos homens a mensagem de JEOVÁ e essa verdade é perpassada em todo Velho Testamento. Pudemos ver como Jacó se humilha perante Ele; como é visto como o próprio Deus de Israel e como é exaltado na mesma posição e glória de JEOVÁ. Quando Jacó perto de sua morte concede bênçãos aos filhos de José, que linguagem ele usa?  “O Deus em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor durante toda a minha vida até este dia, o anjo que me tem livrado de todo o mal, abençoe estes mancebos...” (Gênesis 48:15-16).
         Prezado amigo, eis aí a gloriosa trindade bendita em plena atividade no meio dos homens! Eis aí o Deus glorioso mostrando aos homens o Salvador bendito que viria ao mundo para buscar e salvar perdidos. O Deus de Jacó é aquele que um dia se fez carne para na cruz obter gloriosa e eterna redenção aos perdidos.






Nenhum comentário: