terça-feira, 22 de maio de 2012

O NOVO NASCIMENTO (10)



 Em verdade, em verdade te digo, quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. João 3:5.
         Amigo leitor, em nosso estudo ontem, sobre o trabalho do Espírito Santo no novo nascimento vimos em primeiro lugar o que não é a obra do Espírito Santo. Creio ser necessário, ser bem claro quanto a esse assunto, pois vivemos nos dias de tanta mentira; tanta confusão! É o cumprimento daquilo que Paulo falou a Timóteo quando lhe escreveu a segunda carta; Paulo declara profeticamente aquele jovem pastor que nos últimos os homens não suportariam a sã doutrina, e que iriam ter prazer em ouvir falsos Mestres. Aquele que é de Deus terá o seu coração realmente aberto para o que a palavra de Deus tem para lhe dizer. Amigo leitor ouso dizer isso, pois a apostasia, o afastamento da verdade campeia por toda parte igual as ervas daninhas que brotam infestadamente sem que haja necessidade de serem plantadas. Mas a verdade permanece inabalável; a verdade é uma rocha Eterna; a verdade é e será sempre indestrutível.
         Prossigo nesse comentário sobre o novo nascimento. É o Espírito Santo quem vivifica a palavra no coração. O Espírito Santo faz a obra de dar vida aos mortos, e o que ele usa é a palavra. Acompanhe comigo alguns textos no Novo Testamento os quais provam esta bendita. Em Efésios 1: verso 13: “...Depois que ouvistes a palavra da verdade, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito da verdade” Ainda em Rom.8:9... “E se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é Dele”. Ah! Quem é que pode escutar a palavra de Deus e entendê-la sem o Espírito de Deus?
         Em primeiro lugar quero lhes dizer que o Espírito vai usar seus servos na pregação da palavra. Foi Ele quem falou à igreja de Antioquia. “Separai-me a Saulo e a Barnabé para a obra”. O Senhor tem os seus servos e a eles concede poder para pregação a sua palavra; também o Espírito Santo há de usar sua igreja, pois é ela o instrumento em convidar os homens para a fonte da água viva: “o Espírito e a noiva dizem vem”...
         Digo mais que o Espírito Santo diretamente aos corações dos eleitos para operar nos seus a gloriosa obra de transformação. O Senhor não opera a salvação por acaso; o seu maravilhoso plano foi idealizado na eternidade, e aquilo que foi decretado pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito está sendo executado agora. A ordem é a seguinte: “aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do seu filho...” Rm.8:29. Amigo ouvinte, o Senhor há de salvar aqueles que Ele em seu decreto eterno já havia escolhido.
         E tu que me ouves momento, pode estar certo que se em teu coração és alguém que tem se arrependido de uma vida desobediente, e em teu coração anela conhecer a Cristo, então tu és um dos eleitos de Deus. tu estarás provando que és um escolhido, um eleito, pela tua entrega a Cristo. O trabalho do Espírito é chamar os amados de Deus, aqueles que vão habitar nos lugares celestiais. Amigo ouvinte, se tu tens preferência em viver no pecado, estás apenas dando demonstração que tu não és um dos escolhidos, e vás persistir em teu caminho de trevas, ignorando que é a Bondade de Deus que te conduz ao arrependimento (Rm.2:4).
         Enfim, quero ressaltar o trabalho glorioso do Consolador. Quem pode realizar tal milagre de dar vida aos mortos? Quem pode fazer do pobre pecador uma nova criatura? Glória ao Senhor porque a obra é Dele, e nós os pregadores, o que fazemos? Somos apenas os porta-vozes do invisível Senhor para proclamar as novas do Evangelho. Meu amigo ouvinte, quero te dizer que não tem um pecado maior do que resistir ao Espírito de Deus. ele bate a porta, o teu coração e tu não queres deixá-lo entrar; Ele fala, mas tu te manténs surdo para não ouvi-lo; a tua luta é contra Ele, e não contra os pregadores. Ele te cerca por detrás e pela frente querendo que tu te curves para Jesus ser o teu Salvador, mas tu corres dele, fugindo para os deleites da carne, e preferindo a mentira. Que Deus Bondoso! Que Deus longânimo! Ele é sofredor e benigno, suportando a tua rebelião, o teu orgulho, atua persistência no caminho largo!
         Ah meu amigo! Ele não tem prazer na morte de alguém que não é salvo, pois Ele sabe muito bem, perfeitamente, do triste destino que lhe aguarda. Não inventa desculpas para o Espírito de Deus! Não tente argumentar com Ele. Ele é o Espírito da verdade, e o que tu apresentas para Ele não passa de mentira. Endurecer o coração contra o Espírito da Glória é cometer o mais grave pecado que existe; é atrair o julgamento; é se atirar ainda mais no pecado.
         Mas o que Deus tem para te falar agora meu amigo? O que o Espírito Santo quer comunicar ao teu coração, meu amigo? Ah sim! A mensagem sempre será esta: deixa o pecado, deixa o teu caminho tortuoso, deixa o caminho largo que conduz à perdição! A Luz já veio ao mundo, e tu permaneces amando mais as trevas do que a luz? A solução imediata para a tua salvação está ao teu dispor. Tudo o que tu necessita para a tua salvação eterna, já foi providenciada na cruz do calvário. Deus o pai ficou contente e satisfeito com a obra feito pelo filho no calvário. Ele não aceita outra obra fora do perfeito trabalho efetuado pelo Sumo Sacerdote Celestial.
         Ah tenho o prazer de te falar que quando tu soltares os teus esforços; as tuas obras; quando reconheceres que teus esforços são inúteis, e olhares para o Rei Eterno, o Grande Salvador, o Espírito Santo estará efetuando o glorioso trabalho do novo nascimento em tua vida. “aquele que crê no filho tem a vida eterna”. O Crer em Jesus é o sinal que tu já não és mais aquele velho homem condenado, mas agora és uma nova criatura.

Nenhum comentário: