sexta-feira, 4 de maio de 2012

A VERDADEIRA SALVAÇÃO (9)


 “Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9)
A BENÇÃO DA CONFISSÃO
Tenho algo mais a falar a respeito do assunto da confissão. Quando o pecador chega a Cristo em verdadeira e genuína confissão, abrindo seu ser para o Senhor, nada escondendo, sendo transparente, tal pessoa vai se tornar um autêntico crente, porque a confissão despontada do coração de alguém que vai sinceramente a Cristo leva a isso. O crente é aquele que nada tem a encobrir perante os homens. Perdeu o medo. O crente não é aquele que vive se disfarçando de crente para impressionar as pessoas ao seu derredor. A confissão quando é verdadeira, faz com que a pessoa manifeste ser sempre o que ela é. Sua vida será uma carta aberta perante os homens, porque essa pessoa sabe que já fora descoberta por Deus, por isso não há mais qualquer razão para temer e esconder dos homens.
Mais do que isso, o quando Deus salva o pecador, essa pessoa entra num relacionamento com Deus de filho para Pai. Ele passa a andar na luz; ele sempre vai perceber que não passa de ser um fraco, caído, e que depende da graça de Deus para viver momento após momento; vai sempre verificar que precisa da força de Deus para se manter de pé, por isso será alguém que continuamente carregará a confissão, porquanto andará com Deus.
 Acrescento também que tal pessoa verá o que o mundo ao seu derredor realmente é. Antes ele estava cegado e nada presenciava de qualquer perigo, mas agora consegue vê a deformidade deste mundo, a sujeira e a luta dos homens para lhe empurrar a fim de ele venha a cair nos laços do diabo. Agora percebe que é maldito o homem que confia no homem. Ele vê que o caminho por onde anda é cheio de perigos, por isso vai continuamente orar em qualquer lugar e em quaisquer circunstâncias buscando a proteção de Deus, e também, sentindo sua fragilidade tal qual Ovelhinha há de estar no aprisco das ovelhas juntamente com outros irmãos em Cristo para ali buscar conforto e estímulo para continuar firme na jornada rumo ao lar celestial.
Vou mais longe ainda para mostrar-lhe as maravilhosas bênçãos advindas da sincera confissão que leva o pecador a receber a maravilhosa salvação outorgada por Cristo. A confissão tira do homem o medo dos homens. Pense bem, não é nessa situação que vivem as pessoas, sempre preocupadas com aquilo que vão pensar delas, ou daquilo que vão falar delas, ou mesmo de alguma perseguição? Enquanto a alma não chega a Cristo pela fé, será sempre uma pessoa a preocupar-se muito com seu ambiente social. Ele teme ser rejeitado, teme ser criticado, teme ficar solitário, teme ser xingado e até mesmo expurgado da sua zona de conforto. Mas notemos bem o que o Senhor Jesus diz em Lucas 12:  Não penseis que vim trazer paz à terra, não vim trazer paz, mas sim divisão”. O que nosso Senhor está ensinando ali é visto exatamente no viver daquele que encontra pela fé o caminho da salvação e firmemente vai ao Salvador para achar Nele aquilo que tanto sua alma anelava achar.
 Daquele dia em diante a pessoa se torna alvo de constante perseguição por parte dos homens. Eles como que puxam da espada para golpear aquela pessoa que agora possui nova vida. Mas, a confissão verdadeira leva a pessoa à não se intimidar perante as ameaças dos homens. Ele está pronto a confessar perante os homens. Não posso deixar de citar aqui aquilo que nosso Senhor fala: “Aquele que me confessar perante os homens, eu o confessarei perante meu Pai que está no céu”. Maravilhosa declaração recheada de promessa! Pois é quando o pecador encontra Cristo Jesus o Salvador, a luz da gloriosa salvação brilhará continuamente em seu ser, e ele estará pronto a confessar Cristo perante os homens. É o temor a Deus que faz o homem ser corajoso; é o temor a Deus que faz o homem fugir do mal; é o temor a Deus que leva o homem a brilhar neste mundo tão cheio de trevas do pecado. Posso citar aqui o exemplo de Paulo após a sua conversão. Toda aquela multidão que lhe cercava e lhe elogiava, passou a lhe odiar e perseguir a ponto de querer assassiná-lo.
Meu amigo, que você seja erguido agora da sua inércia espiritual para tomar o caminho sério do arrependimento, aproveitando tão gloriosa oportunidade dada pela misericórdia de Deus para que você vá a Cristo. A mensagem do evangelho tem você em vista, porque é você que agora pode escutar a doce verdade dessa tão Grande Salvação, e veja como tudo está tão perto do seu alcance. A Palavra de Deus está perto de você. Doce privilégio! Que não haja qualquer sintoma de endurecimento em seu coração; que não haja nenhum espírito de brincadeira, não levando à sério aquilo que Deus fala em sua tão gloriosa palavra. Que você não vá às raias da loucura em ironizar da Palavra de Deus, porquanto você, bem como eu, não passa de ser como uma mera minhoca. Que a coragem esplêndida, vinda do Alto possa ser a marca da fé genuína invadindo seu ser e lhe impulsionando a tomar o rumo certo rumo ao Salvador e Senhor. Que haja uma real mudança em toda sua estrutura espiritual, mudança tal que seja vista pelo mundo como um milagre, mudança que vai deixar todos perplexos quanto ao que tem acontecido em sua vida.
Se você diz que somente um milagre pode mudar seu coração, digo e afirmo que o Deus da bíblia é o Deus dos milagres, porque Ele é o único que opera maravilhas. Afinal, o que Ele fez em todos os que agora estão salvos? Foi o milagre da Sua suficiente Graça. Que o Espírito de Deus venha abrir sua boca agora para que você invoque o Nome do Salvador; que seus pés deixem o perigoso caminho da desobediência para seguir firmemente rumo ao Salvador e Senhor; que seus ouvidos fiquem agora surdos para a voz do príncipe deste mundo a fim de poder ouvir somente a voz do Salvador que convida o pecador.
Amigo, terminei a primeira parte do ensino que esse verso de 1 João nos traz concernente à salvação que há em Cristo, gloriosa, eterna, e grandiosa salvação. Procurei explicar calmamente o que significa a confissão bíblica. Tal verdade é plenamente desconhecida em nossos dias de tanta confusão religiosa. Porém, o Deus da bíblia não é Deus de confusão, a confusão sempre advém dos homens, mas nunca do Onipotente. A mensagem é essa, o caminho é esse, caminho que dá segurança eterna ao pecador. Nunca esqueça que ninguém pode adentrar-se à comunhão com o Deus Santo e Justo sem a confissão que parte de um coração arrependido que vai à busca do Salvador Bendito.
A mensagem do ecumenismo é diametralmente oposta à mensagem bíblica da Salvação. O mundo moderno tem apresentado um Jesus moderno, bem adaptado aos gostos da natureza maligna dos homens tão voltados para aquilo que o mundo dá. Não é a água pura e cristalina para a sede espiritual, mas é uma água adocicada para os gostos das multidões. O mundo tem aquilo que os homens mundanos tanto buscam, até mesmo nas lojas religiosas. As mercadorias que parecem do céu estão expostas aos olhos da multidão tão cegada e endurecida. Mas o Deus da bíblia não mudou nem mudará. A verdade permanece inalterável: “passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”.  Ó terra, terra, terra, ouve a palavra do Senhor! Ninguém pode contra o evangelho, ele é o Poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.
Talvez você esteja a perguntar acerca do propósito dessas mensagens; talvez você esteja a indagar acerca daquilo que você tem ouvido. Mas venho a lhe esclarecer que todo esse esforço; todo esse labor em escrever essas mensagens, entregar e orar é para que o leitor possa ficar plenamente ciente do fato que Deus mostra claramente o caminho da segura e eterna salvação aos pecadores. É para que você seja arrancado do lugar tão perigoso onde você se encontra para ir ao Salvador e achar nele a salvação que tanto sua alma precisa achar. É para que você seja acordado do perigoso sono no qual vemos as multidões caídas.
Certamente agora é o momento sobremodo oportuno para a salvação de sua alma. O Senhor afirma que ele está perto de todos quantos invocarem seu Nome buscando Nele a salvação eterna.















Nenhum comentário: