quinta-feira, 3 de maio de 2012

A VERDADEIRA SALVAÇÃO (8)



 “Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9)

A BENÇÃO DA CONFISSÃO
Prezado amigo, nestes dias estou pregando neste verso tão conhecido de 1 João. É a Palavra de Deus, então não temos que argumentar contra Deus, pelo contrário, temos que nos calar diante Dele. Esse verso nos mostra o caminho da salvação apresentada na bíblia para todo pecador, sem distinção porque todos pecaram, porque todos estão sem desculpas perante Deus, todos foram atingidos pela imundície do pecado; “Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). O Caminho apresentado pela Palavra de Deus a todo pecador sem distinção é o caminho da cruz, e é o caminho que só pode entrar na base da confissão sincera. Deus comunica-se com uma alma que chega a Ele em confissão, perante a luz da revelação bíblica, nada escondendo dele. É o culpado chegando perante a face do Deus Santo. É ali que mediante o Sangue remidor Deus tem a resposta definitiva para o pecador para perdoar seus pecados e lhe purificar de toda injustiça. Fora desse único caminho de salvação tem milhares de veredas, muitos e muitos caminhos para a escolha dos homens, (especialmente em nossos dias com a multiplicação dos falsos profetas) mas todos eles levam a alma em direção à morte eterna: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao final dá em caminhos de morte”.
Passei todo esse tempo procurando explicar o que significa a verdadeira confissão em contraste com a atitude daqueles que dão as costas contra a mensagem da cruz. Procurei dissipar qualquer confusão que venha surgir nas mentes dos leitores atentos. Minha expectativa é que o leitor possa ter alcançado excelente compreensão da verdade bíblica. Espero que minha linguagem não tenha sido um idioma estranho aos seus ouvidos, porque quero aqui, com todo esforço e zelo expor a verdade de maneira bem clara aos ouvidos que buscam atentamente conhecer a Palavra de Deus como ela é. Hoje procurarei encerrar a primeira parte desta série de mensagens neste verso lido tratando acerca do que significa a verdadeira e genuína confissão bíblica.
         Que o Senhor venha a ser glorificado através de muitas vidas tiradas das trevas para a maravilhosa luz. O alvo da pregação é a conversão do pecador, é isso o que o homem precisa e é essa a mensagem que Deus tem para todos porquanto o trabalho de Deus hoje é salvar perdidos, e minha expectativa é que este programa alcance pessoas realmente interessadas em ouvir da verdade como ela realmente é e que assim não temam em comparecer perante as sagradas letras, pelo contrário, que estejam prontos a apurar seus ouvidos e entender a mensagem como ela exatamente é.
Para assim completar esta primeira lição que o verso de 1 João 1:9 nos traz, hoje tratarei acerca da BÊNÇÃO DA CONFISSÃO. A bíblia mostra a mensagem do evangelho que chega aos ouvidos de milhares que desprezam, que a tratam como uma loucura porque não possui qualquer lógica mundana, não sendo, portanto aquilatada pelo entendimento humano; que sentem na mensagem pura e cristalina do evangelho um cheiro como se fosse de morte, e que tapam seus ouvidos para não ouvir o recado vindo lá do céu. Sempre foi esta a atitude das multidões com respeito àquilo proclamado pelos arautos da cruz. Mas diante do fato de que há uma grande multidão que despreza no coração a mensagem da cruz, há também o fato que milhares são os que realmente crêem. O Senhor não convida os pecadores em vão; a mensagem do evangelho não ecoa inutilmente neste mundo que é um império das trevas e da mentira; não é como chuva que cai em terreno que produzirá espinhos e abrolhos, porquanto tem os corações que são como terrenos férteis onde a palavra de Deus, tal qual semente, cai ali para logo brotar e produzir fruto.    
Realmente, a bíblia fala daqueles que perecem em seus pecados, mas também fala dos que crêem; encaremos a linguagem de Paulo quando escreveu para a igreja de Corinto: “A mensagem da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós que somos salvos, poder de Deus”. A bíblia fala daqueles que permanecem num hostil estado de rebelião contra Deus provando isso pela maneira de viver, mas também apresenta aqueles que mediante a graça crêem no Filho de Deus; é bem verdade que tem aqueles que ruidosamente seguem no caminho largo rumo à perdição, mas eis que também fala a respeito daqueles que por misericórdia do Alto agora podem andar pela estreita estrada que lhes conduz ao lar celestial. A mensagem do evangelho é assim, sempre mostrando os dois lados, o caminho da salvação, e o caminho da perdição, as trevas e a luz; a morte e a vida. Essa mensagem não perdeu seu vigor, ela é e será sempre a poderosa mensagem proveniente do Trono de misericórdia e manterá cabalmente seu poder, independente da revolta dos homens contra Deus e contra sua verdade escrita.
 Milhares foram direcionados pela força sobrenatural da graça até a Cristo, para a confissão de seus pecados e foram salvos. Milhares são aqueles que agora vivem na luz da contínua comunhão com Deus, e que caminham firmemente rumo ao Lar Celestial. Milhares são aqueles que agora estão sendo salvos, podem ouvir o evangelho e vão a Cristo. Nosso Senhor não vai perder nenhum dos Seus e tal verdade ressoa como um verdadeiro terror para o reinado inútil de satanás. Mostro agora em rápidas palavras a bênção da confissão. O que acontece quando o pecador vai a Cristo para ser salvo? É óbvio que ele vai até a Cruz pela fé. A salvação bíblica é assim, e não vai mudar, ela é a verdade e verdade sempre é imutável. Todos os que foram salvos tomaram esse rumo descrito em 1 João 1:9, o rumo do arrependimento e da confissão perante o Salvador. Não há redenção fora do sangue do Cordeiro que foi morto e ressurreto. Deus tem resposta para o pecador somente na mensagem da cruz, porque foi ali que o Filho Dele foi entregue para resgatar o perdido de uma vez por todas. Buscar outro meio é um esforço completamente inútil. É lutar atoa, é tomar rumos perigosíssimos, é cometer verdadeiro suicídio, é jogar fora seu tempo, e é permanecer nas trevas da dúvida e do desespero por falta de paz com Deus.
Digo mais ao leitor que a confissão não é um caminho em direção a uma bênção que uma igreja almeja lhe proporcionar, como vemos muitos prometendo conceder bênçãos tendo em vista interesses materiais. Também não é um caminho rumo a uma poderosa oração feita por alguém que acha ter muita fé. É bom que cuidemos com aqueles que seguem o caminho de Balaão que buscou o prêmio da injustiça. Também não é um caminho de sacrifício pessoal que revela nobreza de caráter; não é caminho das obras em busca da melhora social da humanidade.
Meu amigo, você jamais encontrará salvação no meio dos homens. Não há entre os homens nenhuma rocha onde você possa estruturar sua vida espiritual A mensagem da cruz é loucura para a sabedoria tão promovida e ambicionada pelos homens; a mensagem da cruz não é algo que os tesouros deste mundo podem adquirir, porque o Filho de Deus já pagou o preço da redenção ali na cruz do calvário; não é algo que os filósofos e políticos podem explicar, nem tampouco pode ser achada nas escolas e faculdades, nem mesmos seus pais, amigos e parentes podem explicar. Para eles a linguagem bíblica não passa de ser puramente loucura, ilusão e invenções religiosas. Os homens, por mais cultos que forem sempre pensarão contrário aos pensamentos de Deus, e vão procurar dissuadir todos quantos querem conhecer a verdade. O mundo tem resposta para aquilo que o próprio mundo ambiciona. O mundo tem resposta no mundo para seus prazeres, fama, fortuna, vaidades, vanglórias, etc., mas no que tange à mensagem da salvação você só poderá achar na palavra de Deus. É preciso que você saiba também, que são poucos os que seguem esse trajeto.       
Estamos tratando com coisas sobrenaturais, portanto é necessário se humilhar perante a verdade revelada. Deus o Pai providenciou ali na cruz do Calvário, por meio do Filho Amado eterna redenção para os perdidos. Cristo Jesus veio ao mundo para se entregar na cruz a fim de resgatar perdidos; Cristo Jesus veio ao mundo para pagar o preço da redenção do Seu Povo, e o preço é de altíssimo valor, preço de sangue. Você meu amigo, se quer conhecer o Deus da bíblia, tem que ser por meio desse Salvador bendito. Não tente outro meio porque vai ser tudo inútil; não tente se disfarçar para invadir o terreno santo. Ali na cruz o Filho Glorioso do Deus Vivo foi entregue para que através do sacrifício ali consumado pudesse conquistar tudo o que o pecador precisa para achegar a Deus. Na sua morte Ele conquistou vida eterna; Ele conquistou até mesmo a fé que você precisa para achegar-se a Ele em confissão.
Talvez você agora esteja perguntando no íntimo a respeito do que significa ir até a Cruz do Calvário. Certamente é uma linguagem estranha para quem não está acostumado com a bíblia. Devo lhe ajudar neste momento para que você fique sabendo que ir cruz de Cristo significa um ato de fé por parte do pecador que humilhado no coração, reconhecendo que é Deus que está lhe falando no íntimo mediante a autoridade da Sua Palavra, e reconhecendo que Cristo se entregou a Si mesmo ali na cruz do calvário tendo em vista a sua salvação. O pecador que confessa é aquele que reconhece ser uma ovelha perdida, desgarrada, mas que sabe por meio da verdade revelada que Cristo é o Pastor que veio lhe buscar e salvar. Ele poderá confessar com todos os salvos: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos” (Isaías 53:6). O pecador que chega em confissão é aquele que no coração agradece ao Senhor por ter vindo ao mundo para lhe buscar e salvar e que pede a Ele que lhe salve. Confissão é o encontro entre o pecador e o Salvador. Confissão é a luz da verdade brilhando no íntimo da alma revelando o que o homem é longe de Deus; confissão é  o pecado sendo expulso do coração e Cristo Jesus entrando ali para reinar, libertar e guiar a vida daquele que Ele mesmo salvou.
Meu amigo, será que você vai olvidar tal verdade? É loucura, é suicídio ignorar a verdade revelada para sua felicidade eterna. Será que você vai rejeitar o tesouro celestial por causa dos lixos deste mundo? Você vai preferir ficar com o pior e jogar fora o excelente? Vai preferir ficar sendo iludido do que receber de braços abertos aquilo que lhe chega ao seu entendimento com tanta clareza? Quero que você saiba que o Senhor está perto de todo aquele que o invocar. Nosso Senhor é o Salvador, e não há outro nome. Ouça o que Pedro diz às autoridades religiosas de Jerusalém: “E não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12). Deus o Pai não tem outro mediador entre Ele e você, porquanto o único mediador é Cristo Jesus. Mais do que isso, nosso Senhor agora está revestido dessa autoridade de salvar, Ele recebeu do Pai tal incumbência, e o Pai lhe autorizou a dar vida Eterna a todos Seus eleitos (João 17:2). Ele agora não assentado no trono de juízo; Ele não está agora trajado com a toga branca de perfeito Juiz, não! Seu trono agora onde Ele está assentado, é o Trono de Misericórdia onde o pecador pode achegar-se pela fé buscando Dele essa tão Grande Salvação. Nessa posição de Salvador e Senhor estende Seu socorro e livramento para a alma que agora sente o arraso que o pecado lhe tem feito no viver. Aproveite tão grande chance que desce do céu em sua direção neste momento.
Ó meu amigo, o que poderia lhe falar mais a respeito dessa tão grande, eterna e preciosa oferta do amor de Deus em Cristo? O que você está buscando, enfim? Você deseja realmente a salvação de sua alma? Se é isso, então tenho a resposta para você que está ao seu alcance agora mesmo. Digo mais que essa salvação é garantida, segura, e eterna. Ele conquistou algo definitivo para o pecador. Sua morte não foi em vão, Seu majestoso trabalho realizado e consumado teve a aprovação do Pai que tudo viu e ficou satisfeito. Ele, o Filho de Deus é o perfeito Sumo-Sacerdote que agora está assentado ao lado do Pai. Não tem outra resposta para você fora do Glorioso Filho do Deus Vivo. Se você for a Cristo agora em sincera confissão de fé, pode estar certo que você será dele para sempre, bem como Jesus será seu para sempre. Cristo já derrotou todos os inimigos, portanto, pode achegar-se ao que é Fiel e Justo. Você poderá dizer, na linguagem de Cantares: “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu”. Ele mesmo o se achegará a você e se manifestará a você, e você entenderá a verdade que agora está encoberta aos seus olhos que você foi feito por esse Deus e para esse Deus.

Nenhum comentário: