quinta-feira, 17 de maio de 2012

A TRISTE DECISÃO DO PECADOR (5)



"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas: qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16.
A RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL: (continuação)
         O Grande Deus diz: "Ponde-vos à margem no caminho". Veja que mesmo andando em sua teimosia e obstinação do coração, o Bondoso Deus em Sua terna misericórdia põe avisos de sabedoria por todos os lados para que o pecador enxergue as placas de advertências divinas. Deus avisa que há perigos lá adiante; Deus avisa que terrores lhe cercam de todos os lados; Deus avisa que o mundo não lhe pode fornecer nenhuma segurança, e o homem pode comprovar que todas as tentativas dos políticos e da ciência humana estão fadadas ao fracasso. Eles não têm meios de vencer os principais inimigos do homem, que são invisíveis; Esses homens são apenas escravos do mal, fazendo exatamente o que o príncipe das trevas quer.
         Deus avisa que o pecador está indo numa direção, rumo à eternidade, e que todos os seus esforços terminarão no pó. A sabedoria desse Deus lhe convida a fazer uma viagem de turismo em algum cemitério, aliás um lugar onde ninguém gosta de passear. Mas a sabedoria desse Deus lhe mostra para onde vai toda vanglória, toda riqueza, toda pomposidade, toda inveja, todo sacrifício e ansiedade dos homens. A sabedoria desse Deus lhe mostra que o mundo passa com as suas paixões, e que o caminho onde você pisa é revestido de puro engano. Sempre depois da festa vem o luto; após o riso vem o pranto.
         A sabedoria desse maravilhoso Deus mostra o que o pecador não pode ver por causa do engano do pecado. Veja as enfermidades que permeiam o caminho largo, amargando e pondo em desventura e sofrimento o trajeto do homem. Veja que toda ambição de viver nesta vida com saúde, e até morrer com saúde, está ameaçada; veja como nada do que o homem possui dos bens materiais pode comprar verdadeira felicidade. Pode comprar remédio, mas não saúde; pode comprar comida, mas não pode comprar apetite.
         Meu amigo, como gostaria de ter mais argumentos para descrever em linguagem vívida o perigoso caminho onde você está indo rumo à perdição. Mas eis que o grande Deus, em profunda compaixão, lhe chama a parar, a fim de que você se ponha à margem do caminho. Ele é o socorro bem presente na angústia. A corda da misericórdia desce do céu à terra para que você chegue ao escape. Esse Deus, autor da salvação montou uma operação Resgate para tirar o pobre pecador escravo neste império do mal. Ele enviou Seu precioso Filho para que na cruz do Calvário pagasse o Altíssimo preço da Redenção. O Filho do Deus vivo não vacilou, mas seguiu firmemente para o Calvário, porque seu objetivo ao vir ao mundo tinha em mira buscar e salvar o perdido. O glorioso serviço Dele ali não foi em vão. Ele viu, está vendo e verá o fruto do penoso trabalho de Sua alma e ficará satisfeito.
         Tem perfeita redenção; completa e suficiente salvação para você, ó alma cansada. É você alguém que busca a verdade? É uma alma que anseia conhecer a genuína e gloriosa salvação? É alguém que não vive à busca de prosperidades e riquezas neste vale de peregrinação? Tem sede da verdade e fome da perfeita justiça? Eis aí o puro e glorioso evangelho, a mensagem que vem do céu aos pecadores: O Filho de Deus veio ao mundo buscar pecadores desse tipo. Veio para chamá-los ao arrependimento. Não é maravilhosa notícia para você? Não tenha medo, porquanto esse Salvador Bendito está perto de todos aqueles que O invocam em verdade.                                          

         Então, meu amigo, encare a realidade desse verso com profunda humildade e coragem, examinando a sua vida, tendo a luz da palavra diante de seus olhos para que, no meio da escuridão deste mundo, você possa conhecer os mistérios da salvação, o qual Deus tem revelado em Sua bendita palavra, e que Ele entrega somente para quem Ele quiser.
         Na meditação anterior procurei entrar no segundo ponto da lição que esse verso traz, quando claramente pudemos ver que Deus apresenta o fato, de que cada homem é responsável em humilhar perante a verdade revelada. Vimos isso no próprio texto, onde Ele chama cada pecador para que pare e examine o perigoso caminho onde se encontra. Vimos como Deus coloca a Sua sabedoria com placas de avisos, por todas as partes, mostrando aos homens os perigos do caminho que aparentemente nada tem de errado.    Não vou retroceder até a mensagem anterior, porque ainda tem mais lições neste ponto que ora estou abordando. Amigo leitor, a sabedoria de Deus está procurando mostrar ao perdido que há algo errado, mas, no pecado o homem nada consegue enxergar. Veja que é este caminho que fatalmente leva o homem à perdição, e a cada momento que passa apressa seus passos rumo ao abismo.
         Prezado leitor, nesse perigoso caminho em que está trilhando, o homem não está no conceito de ser humano criado à imagem e semelhança de Deus. Deus fez o homem diferente dos animais, com a capacidade de pensar, raciocinar, analisar, sentir, etc., mas eis que, no pecado o homem nem sequer imagina que, comparando com os animais, estes estão em melhor situação. Deus não vai pedir conta de seres que não foram criados à imagem e semelhança Dele! Comparado aos homens, os animais são bem-aventurados. Eles morrem e tudo se acaba para eles, mas os homens não.
         Retrocedamos até a história de nossos primeiros pais - Adão e Eva. Eles desobedeceram e foram expulsos do Jardim, mas os animais não. Quão grande é a nossa culpa! Culpa que atingiu a criação de Deus, fazendo a perfeita criação ficar agora numa situação de gemido e agonia, como se estivesse com dores de parto. É a linguagem que Paulo descreve a situação da criação inteira que agora sente os efeitos do pecado por culpa do homem (Romanos 8:22).
         A criação inteira sofre sem culpa as conseqüências de nossa própria rebelião lá no Éden. Eis o que a criação aguarda: “alegrem-se o céu, regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude. Exulte o campo e tudo o que nele há; então cantarão de júbilo todas as árvores do bosque diante do Senhor, porque Ele vem, vem julgar a terra. Julgará o mundo com justiça e os povos consoante a Sua retidão.” (Salmo 96:11-13). A criação anela que Cristo volte e ponha um ponto final nessa jornada infeliz da criação de Deus, que o ser humano entregou nas mãos de Satanás.
         Mas, a mensagem do evangelho agora é para o perdido, a fim de que ele se converta a Cristo, o Salvador e Senhor, de todo coração. Ó que esta verdade sublime encontre algum coração completamente aberto para a luz da verdade salvadora!






Nenhum comentário: