sábado, 12 de maio de 2012


 Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9)
O ÓDIO DE DEUS CONTRA O PECADO
Prezado amigo, ainda não completei meus argumentos a respeito do pecado. Procurarei mostrar aqui a realidade do mal como exatamente Deus mostra, na expectativa de que a luz da verdade brilhe em glória nos seus corações para buscar o amor da verdade para serem salvos por meio do único e suficiente Salvador, Cristo Jesus.  Não devemos jamais esquecer que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar o pecador do poder do pecado. Agora mostrarei o quanto Deus odeia o pecado. Eu sei que a teologia moderna produzida por homens malignos tem tentado mostrar um deus que nada tem a ver com o Deus Santo e verdadeiro. O deus moderno está associado ao mal; o deus moderno conforme apresentam nos dias atuais não passa de ser um deus conforme fabrica a idolatria inerente ao coração humano, um deus que é feito para servir atendendo aos caprichos das paixões da carne, dos olhos e da soberba da vida.
         Mas nossa tarefa é exaltar fielmente ao Deus da bíblia que nos mandou pregar o que Ele ordenou que pregássemos. Notemos o conceito que o profeta Habacuque tinha a respeito do seu Deus, quando eufórico exclama: "Tu és tão puro de olhos que não podes ver o mal". Esse conceito da santidade de Deus é exibido em toda Escritura e a doutrina mais enfatizada em toda extensão do Livro Santo é a Santidade de Deus. Sendo Ele Santo é óbvio que Ele sempre teve e sempre terá tremendo ódio do pecado. Que nós saibamos disso para que não sejamos induzidos pelo engano do nosso coração inventando em nossa mente um deus diferente do glorioso e Santo Senhor., porque ao fazer isso será para nosso próprio prejuízo.  
         Tentarei aqui em minhas palavras mostrar a diferença entre o Deus Vivo e Verdadeiro e o pecado. Primeiramente digo e afirmo que Deus é Luz e o Pecado é trevas. Essa é uma linguagem ilustrada na bíblia que nos ajuda a entender essa diferença. Assim como a luz difere da escuridão, o Deus da bíblia contrasta com o pecado. A luz explica aquilo que é verdade. É na luz que podemos ver. O Deus da bíblia é o Deus de toda verdade. Não há engano, manipulação, dolosidade, falsificação, embuste, traição e tudo o que assemelha a essas coisas em Deus. Ele se apresenta em Sua Palavra como o Deus de toda verdade. Notemos a linguagem de Cristo quando Ele convida os pecadores: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida”. Isso reflete a verdade a respeito de Deus. É assim que acontece quando nos aproximamos da bíblia para lermos e aprendermos dela. Vemos ali puramente a verdade que nos ilumina, que nos liberta.
         O pecado é o lado oposto, porquanto no pecado é somente escuridão, o que significa que o reino do pecado é um reino de mentiras, ilusões, vaidades, e coisas semelhantes. O viver no pecado é escuridão aqui e será na eternidade. Satanás é o pai da mentira e mantém os homens iludidos e enganados em suas mentiras. Somente Cristo pode arrancar o pobre pecador das trevas do pecado para a maravilhosa luz do Reino de Deus.
         Amigo, digo mais que o Deus da bíblia é Justo e o pecado é injustiça. Que diferença impressionante. A bíblia fala a respeito desse Deus que comunica com os homens através de Sua Bendita Palavra, que Ele é um Deus Reto, Justo. Não há parcialidade nesse Deus; não há suborno nesse Deus; não há acepção de pessoas. Ele julga com justiça. O Trono de juízo Dele é chamado de Trono Branco porque a brancura na bíblia reflete o caráter santo desse Rei do Universo. A bíblia mostra a maneira como Deus lida com justiça e que nessa justiça nunca há qualquer indício de tropeço, não há qualquer sinal de mancha que venha deturpar seu caráter Santo. Sua lei é justa lei; seus mandamentos são inteiramente justos; seus preceitos são puramente justiça; suas obras são manifestadamente justiça; sua salvação é derivada de um coração justo; seu reino é um reino de justiça e Sua criação inteira foi feita em perfeita justiça.
         O pecado é por outro lado injustiça. O homem no pecado tem que ficar em silêncio, emudecido perante o Deus da bíblia porquanto todos os homens foram pesados nessa justa balança divina e todos foram achados em falta. O pecado é injustiça porquanto quer destronizar ao Deus único e verdadeiro para elevar e dignificar a criatura, e com isso a injustiça promove o mal e a desgraça, como podemos ver na manifestação de crueldade de uns para com os outros neste mundo.
         Amigo vou mais longe para afirmar que Deus é a própria vida. Ele é a fonte da verdadeira e eterna vida. Encaremos a criação, pois ela é apenas uma ilustração lindíssima da grandeza do criador. Na criação vemos o poder de Deus, a grandeza de Deus, a bondade de Deus, a suficiência de Deus e em toda essa exibição de glória vemos a vida de Deus. Ele é a vida Nele mesmo e em nada depende de outrem para ser o que Ele é. Deus não precisa buscar alegria, prazer, felicidade, riqueza, etc. porque Ele já é tudo isso Nele mesmo. Nós os seres criados dependemos Dele em tudo para viver nossa breve existência terrena. Toda criação depende desse Grande Soberano Criador para todos os detalhes da vida, conforme a mensagem do Salmo 104.
         O pecado é exatamente o contrário, porque, enquanto Deus é a vida, o pecado produz a morte. A presença do pecado no mundo e em todo o universo trouxe essa penumbra de horror e toda criação experimenta os horrores e tragédia da morte. Os homens iludidos e enganados pelo próprio poder do pecado pensam que há vida no pecado, por causa do gosto de prazer que o pecado tem em  seus efeitos momentâneos, mas esse gosto do pecado não passa de ser o veneno que é colocado para o prejuízo e conseqüência desastrosa na existência humana. O pecado diz no íntimo que a verdadeira felicidade no viver consiste em buscar satisfação nos desejos carnais e mentais, mas os resultados são funestos, porque quando os homens pensam que estão vivendo, na realidade estão sendo amoldados para se tornarem não homens, mas sim animais irracionais. Quando semeiam vento não sabem que estarão ceifando tempestade conforme a linguagem do profeta Oséias.
         Vou adiante em meus argumentos para afirmar que Deus é amor e o pecado é ódio. O Reino de Deus é um reino de amor e todos podem ver a exibição desse glorioso amor de Deus em toda infinitude da sua criação. Todos nós comemos e bebemos desse amor; todos nós respiramos desse amor; toda boa dádiva e todo dom perfeito desce lá do reino de um Deus revestido de bondade, num amor que dia após dia está derramando sobre suas criaturas. A manifestação de glória do amor de Deus foi quando enviou Seu Filho para ali na cruz morrer em lugar de pecadores culpados e merecedores da condenação eterna, mas o amor de Deus providenciou que em Cristo Seu Filho amado, homens e mulheres salvos se tornassem participantes eternamente do Seu Reino de amor celestial.
         O pecado traz consigo o ódio. Onde o pecado está ali está a tragédia, a desconfiança, a ausência de respeito, a inveja, a ofensa, a crueldade, as atitudes monstruosas conforme podemos ver em nossos dias. Amigo, Deus tem ódio, sim, mas do pecado em todas as suas manifestações porque Ele sendo um Deus Santo não pode tolerar o mau. Homens e mulheres que estão vivendo no pecado vão ter ódio de Deus no coração; serão inimigos do Deus Santo e Justo e lá no íntimo, não somente vão negar as Escrituras como também vão negar a autoridade de Deus em suas vidas. Em suas práticas pecaminosas vão sempre negar a existência do próprio Deus.
Mas o Grande Deus da Palavra afirma e reafirma Seu intenso ódio contra o pecado e Ele comunica tal verdade em Sua revelação escrita. No Salmo 7 afirma que Seu furor contra o pecado é um furor contínuo. Isso significa que não há um segundo sequer que Deus tenha qualquer atitude amistosa com o pecado, pelo contrário Ele está realmente em pé de guerra contra toda e qualquer manifestação de iniqüidade que por parte dos anjos como por parte dos homens. Eu sei o quanto os homens no pecado brincam com Deus achando que eles podem fazer o que fazem e que não haverá qualquer punição pelos seus erros, mas o que vemos é que sempre em ocasião de julgamento Deus concede tempo e espaço permitindo que os homens se afundem em suas práticas pecaminosas para depois marcar sua vingança de forma horrível. Foi assim que aconteceu em Sodoma e Gomorra. Aquele povo vivia normalmente em suas práticas malignas sem que houvesse qualquer sinal de juízo, até que veio a punição do céu e não houve remédio algum para livrar a população das duas cidades.
Homens e mulheres brincam com o pecado como que desafiando o Deus Vivo sem imaginar que estão brincando com o Todo Poderoso. O ódio Dele resulta em fogo. Foi isso o que Ele falou para a nação de Israel quando foi advertida por Jeremias por causa do viver errado e maligno daquele povo contra Deus e sua lei e conseqüentemente contra o próximo. Ele diz para aquele povo através do profeta: “O fogo que acendeste na minha ira nunca se apagará”. Ao viver no pecado é como se a pessoa estivesse riscando fósforo onde tem jogaram gasolina ou outro qualquer combustível. O fogo começa logo e vai diretamente na alma do pecador e dali permeia todo seu viver e o seu ambiente.  O furor de Deus contra o pecado é um furor eterno. Aqui neste mundo sempre estamos fugindo de qualquer sofrimento, mas quando se refere a Deus o castigo que vem Dele é eterno porque Ele é eterno.
O pecado causa vergonha e dor aqui, a vergonha proveniente do furor de Deus é chamada de vergonha eterna. O fogo resultante da sua ira é chamado de Fogo Eterno; A prisão do Deus eterno é prisão eterna; o castigo Dele é castigo eterno. E não há quem possa escapar dessa fúria de Deus por si mesmo. Deus trata o pecado como algo imundo da mesma maneira que tratamos uma nojenta barata. Ainda mais, o Deus Santo está irado todos os dias contra o pecado. Cada dia e cada momento há tremenda guerra do Deus Santo contra o pecado. Não fiquemos a pensar que Deus mudou e que mudará no tocante ao pecado. Sua fúria é tremenda contra aquilo que age contra sua natureza. Nós podemos ver o que está ocorrendo até mesmo na criação, como a criação geme angustiada por causa da presença do mal. Que tal verdade venha trazer temor e tremor aos corações dos ouvintes a fim de que o Senhor nos conceda livramento em meio a essa ameaça de juízo que paira sobre nossa nação. Ainda há esperança porque o Deus da bíblia é o Deus de compaixão e Ele se inclina para nós quando clamamos por sua misericórdia.
Amigo ouvinte  tenho ainda mais um assunto que creio ser de muita importância aqui, é que o mesmo Deus que tanto ódio desponta contra o pecado ao ponto de mostrar aos homens através da bíblia a realidade do inferno e Lago de fogo, esse mesmo Deus tem providenciado um meio para derrotar o pecado de uma vez por todas. A providência suprema e definitiva foi mostrada ali na cruz do calvário na morte do Filho de Deus. Foi ali que Cristo Jesus desferiu o tremendo golpe que derrotou para sempre o pecado. Foi ali que aquele que nunca conheceu pecado se fez pecado; foi ali que o autor da vida sofreu a morte voluntariamente para surpreendê-la na insofismável ressurreição que sacudiu todo poder do inferno e de todos os serviçais do pecado.
Eis que temos agora a vívida prova dessa suprema e triunfante vitória do Senhor quando agora podemos ver que Ele está resgatando pecadores tirando-os das garras do pecado e libertando-os para servi-Lo. Sim amigo, o poder do pecado foi completamente anulado pela vitória do Filho de Deus na cruz do calvário. O reino deste mundo, do diabo, do inferno emudeceu, silenciou-se ante essa verdade, e satanás está preocupado porque o império dele está sendo despojado quando o Salvador Bendito arranca de lá as almas que Ele em sua Graça está salvando.


        
        


Nenhum comentário: