terça-feira, 15 de maio de 2012

O NOVO NASCIMENTO (4)



         Em verdade, em verdade vos digo, que se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” João 3:3.
         Amigo leitor, estou tentando esclarecer a necessidade do novo nascimento, para que nenhum ouvinte fique enganado pelo poder da mentira. Alguém poderá dizer: Mas Deus não quer somente que alguém seja bonzinho? Guarde a lei? Que seja religioso; que procura andar certinho com seus negócios; que tenha sua religião e faça o que sua religião quer? Amigo, a natureza humana, caída no pecado é capaz de realizar tudo isso. Mas não deixa de ser algo da natureza humana. O homem pode ser educado, polido, treinado, disciplinado, amansado, ter padrão etc., mas não é nada mais do que algo do próprio homem. A sua natureza pecaminosa, transgressora continua ali, separado de Deus, e pronto para se enlamear no pecado. Certo homem pegou um filhote de pantera passou a criar a fera em sua casa, domou, amansou, ela cresceu como se fosse o seu bichinho de estimação. Um dia ele estava dando comida para o animal em sua própria mão, e havia em sua um corte pequeno que estava sangrando, a fera lambeu o sangue, e o que aconteceu? Todo o seu instinto selvagem voltou naquele momento para matar seu próprio dono.
         Eu pergunto: aquela fera deixou de ser fera? Não! Assim também é natureza humana. Está guardado no seu coração todo o anseio, toda paixão, toda ânsia pela pecado. Numa ocasião própria ele solta as cobras que estão lá dentro. O profeta Jeremias declara: “enganoso é o coração e desesperadamente corrupto”. Amigo, o Senhor Jesus não veio reformar o velho homem caído no pecado; não veio para remover os entulhos e mostrar que o homem tem algo de bom nele não é esse o ensino bíblico; nada há de bom no pecador, mas somente pecado, transgressão, engano, rebelião contra o Deus Santo. Tal é a situação do pecador por natureza.
         Amigo leitor não te gabes de tua religião, de tua honestidade, de teus feitos, de tuas atitudes boas para com teu próximo. O Senhor declara que teu estado é de rebelião contra o Senhor da Glória. É a misericórdia de Deus que te segura bem forte porque o teu anseio é pelo pecado; os prazeres da carne e dos olhos, e a soberba da vida estão lá dentro enjaulados em teu coração, e Satanás usa o mundo para te atrair; ele sabe qual armadilha ele pode usar contra ti. Não fiques pensando que tu não és um escravo, porque é fato bíblico que tu és. Pode ser que tu não vives subordinado a um pecador notoriamente feio, mas tem aqueles pecados pintados de cores lindas; pecados elegantes, bem trajados; pecados que todo mundo pratica. É certo que tu atiras um beijo aqui e ali para este e aquele pecado; é fato que às ocultas o teu coração planeja isto e aquilo; é fato que não há um temor de Deus vivo em ti. Vê o que acontece quando tu estás sozinho; quando tu estás conversando; quando tu ligas a tua televisão; vê o que sai da tua boca quando tu estás irado.
         Ah meu amigo, é profundíssimo o poço do pecado. A natureza humana é transgressora e rebelde contra a lei de Deus, e pensa que não sofrerá o castigo de seus pecados. Ah meu amigo, tu queres que Deus te desamarre para que tu dês vazão a todo instinto pecaminoso? Ah Ele não fará isso, porque Ele bem sabe quão mal é coração, e o quanto tu podes praticar de abominação contra os teus semelhante. Que desolação! Que quadro triste! É trágica a situação, e quem pode mudar a natureza humana? Quem pode mudar o coração do homem? É certo que o arrogante coração vai procurar os seus próprios meios, mas é impossível mudar a natureza pecaminosa. Nós não podemos fazer um elefante voar; não podemos fazer do rato um gato; não podemos fazer do maribondo abelha. O apóstolo Paulo, vendo a sua trágica situação no pecado, clamou: “Miserável homem que eu sou, quem me livrará do corpo desta morte?”.
         É preciso nascer de novo. “Necessário vos é nascer de novo”, é preciso tornar-se nova criatura. Oh que o consolado leve tal verdade precioso no mais profundo de teu ser amigo ouvinte. Quero ir mais adiante para dizer que a natureza do homem é assim sempre desde a sua concepção até a sua morte; sua natureza é assim em qualquer circunstância, que na saúde, na enfermidade, na pobreza vivendo em favela, ou na riqueza, vivendo nas glórias materiais; quer na cultura ou na ignorância; quer estando só ou no meio de seus amigos.
         Amigo leitor, vou adiante para dizer que a natureza humana é maligna, rebelde e transgressora em qualquer nação. Em qualquer lugar deste mundo vemos as marcas do pecado. Em Romanos Paulo declara que “não há justo nem sequer um”. Quero aprofundar um pouco mais neste estudo para dizer que o pecador sofre as conseqüências de seus próprios caminhos tortuosos. Ele luta para tornar-se uma vítima dos males da sociedade, mas sofremos o resultado de nossa rebeldia, de nossas más atitudes; de nossos maus caminhos, e não raro, jogamos a culpa sobre os outros. Queremos que a culpa de nossos pecados fique sobre os nossos semelhantes.
         Amigo, estou certo que o Espírito Santo pode abrir teu coração para escutar esta verdade para o bem de tua alma; é para que tu enxergando o teu estado diante do Senhor, com teus olhos espirituais abertos, tu possas clamar ao Senhor: Senhor, tem misericórdia de mim. É para que tu vejas a Jesus o socorro bem presente na angústia; é para que seja achado entre os leitores alguém com sede da água da vida; um faminto do pão da vida. Neste vale de escuridão, de espessas trevas do pecado, a corda da misericórdia está pendurada para o pecador que está vendo o perigo em que se encontra.
         Amigo leitor, não desejas tu correr agora para esse refúgio de segurança, de abrigo eternal? Queres continuar segurando em galhos podres? Queres permanecer no engano? Queres estar debaixo dessa terrível sentença que paira sobre as almas pedidas? Queres continuar em tua impenitência? Queres continuar saciando com mentiras que Satanás apresenta? Não queres hoje deixar que o Espírito Santo use a lei Bendita para revelar a maldição do pecado em que tu estás? Em que estás confiando? Em tua religiosidade? Ah que engano! No teu batismo? Na tradição de teus pais? Ah amigo, quem disse que o Senhor tem essas soluções frágeis humanas para ti? A tua natureza continua a mesma, mesmo em tua religião.
         Só há um abrigo seguro para o pobre pecador, é no sangue remidor vertido no calvário; Deus tem o perdão no sangue vertido. É com alegria, com regozijo, com gozo no meu coração, que te digo que hoje, agora mesmo Ele pode e quer salvar o pecador contrito, quebrantado. Queres agora a tua salvação eterna? Queres fugir, escapar da Ira Vindoura? Queres ser livre da condenação certa que está diante de ti? Então, neste momento, clama ao Senhor para que Ele tenha misericórdia de ti e te aceita perdoando os teus pecados e te purificando de todas as tuas iniqüidades.   

Nenhum comentário: