quarta-feira, 2 de maio de 2012

A VERDADEIRA SALVAÇÃO (7)



Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9)

A VERDADEIRA CONFISSÃO
         Prezado leitor estou mostrando os perigos que rondam e prendem aqueles que não tomam o caminho da sincera confissão de seus pecados para receberem mediante a Graça a gloriosa e eterna salvação conquistada por Cristo Jesus o Cordeiro de Deus ali na cruz do Calvário. A mensagem da salvação é a mensagem central das escrituras, porquanto Cristo Jesus se entregou a Si mesmo para salvar o Seu povo e desarraigar os salvos deste mundo perverso, (Gálatas 1:4). Estou mostrando aqui o que acontece com aquele que tomado pelo orgulho na alma foge dessa confissão salvadora. Mostrei aqui que o pecado continua a reinar no coração e dali desse trono administra seu viver. Mostrei que a ausência da confissão genuína faz com que a maldade continue no coração e tem tendência a aumentar, podendo levar o homem a práticas cruéis e pervertidas contra o seu próximo. Também afirmei que tal atitude faz com que o homem se torne na vida um fugitivo da luz, sempre se ocultando nas trevas por não querer encarar a verdade.
         Amigo, este assunto é por muito profundo para que paremos aqui. Precisamos conhecer o que a Palavra de Deus mostra a respeito do caminho tão agradável à carne, aos olhos e à soberba da vida pelo qual transita a alma impenitente que não se curva pela fé perante o Salvador Bendito para achar Nele o verdadeiro descanso para sua alma.
         Digo e afirmo que há também o perigo do pecador defrontar-se com uma falsa experiência de conversão. Acontece isso com muitos que dão as costas para a verdade bíblica, pois terminam caindo como peixes numa perigosa rede de uma conversão que nada tem a ver com a conversão genuinamente bíblica. Ora, foi assim com Faraó o famoso monarca Egípcio quando foi fustigado pela vara dos castigos de Deus através das pragas. Por duas ou três vezes o rei deu uma impressão que tinha se convertido ao Deus de Israel, mas logo que passava a angústia das pragas, eis que seu coração voltava a revelar-se que nada tinha a ver de transformação de vida, que não passava de ser um obstinado pronto a lutar e guerrear contra Deus.
         É assim com milhares que por causa de circunstâncias difíceis que atravessam dão por período de tempo uma impressão de que houve conversão genuína. Acontece com muitos que estão à busca de uma cura; outros que estão atrás de alguma prosperidade; outros que são movidos por um período forte de desespero no viver em decorrência de problemas na família ou em outro aspecto da vida. Mas ninguém pode se ocultar de Deus, e ninguém pode ludibriar a Deus. Ele mesmo afirma que enganoso é o coração e desesperadamente corrupto.
         Quero aqui tomar como ilustração a vida daquele homem que fora a Jesus procurando saber como poderia obter vida eterna (Lucas 18). Era um homem rico, um príncipe que subira a essa posição mediante o esplendor da riqueza. Aparentemente era uma alma que buscava paz que não conseguia achar, nos muitos bens que possuía; Parecia ser uma alma com sede e fome da verdade, pressurosa por achar a verdade como se fosse um tesouro. Só que aquele homem desconhecia a realidade da pessoa de Cristo. Para Ele Jesus não passava de ser um excelente e notável homem religioso; para ele Jesus não passava de ser um poderoso Mestre da religião judaica. Ele desconhecia Jesus como o Senhor Jeová encarnado, aquele que fora enviado pelo Pai ao mundo com a finalidade de trazer salvação, verdade essa prometida desde o Velho Testamento. Ele desconhecia a realidade daquela poderosa pessoa que estava perante ele, que era aquele que conhecia perfeitamente tudo a respeito da natureza humana e que jamais poderia ser ludibriado pelas ciladas promovidas pela ardilosa habilidade humana em enganar.
         Ele chegou a Jesus com a pergunta: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida Eterna?” É bem perceptível que aquele homem em nada estava com desejo na alma de conhecer a salvação providenciada do céu para o pecador. Ele era, sim, um ricaço que usava a religião como manto para se disfarçar e se manter preso à idolatria financeira. Era um amante do dinheiro que sentia o impacto da ausência daquilo que a prosperidade financeira jamais pode proporcionar à alma. O céu dele era aqui e desprezava no coração o lar celestial preparado por Cristo para os salvos. É notável a maneira como ele se apresenta a Jesus como um zeloso praticante da lei, pois ele mostrou a Jesus que fazia tudo o que a lei mandava desde a sua mocidade. Ele em nada sabia onde estava exatamente aprisionado ao pecado; desconhecia onde era visto por Deus como um idólatra que servia a riqueza como se estivesse adorando uma imagem de escultura. Cristo foi exatamente no cerne do seu pecado; Cristo mexeu exatamente no santuário do seu coração onde estava erguido o seu ídolo, quando lhe ordenou que fosse e abandonasse seu amor ao dinheiro para segui-Lo. Aquele homem se afastou triste, por que? Porque ficou decepcionado com a verdade tão dolorosa apresentado pelo Senhor. Era um obstinado no caminho errado que se escondia na religião. Não é exatamente assim com milhares, especialmente em nossos dias quando o mercado religioso é grande e fornece muitos esconderijos para aqueles que fogem da verdade salvadora?
Meu amigo, não tem um lugar tão perigoso para a alma do que a religiosidade falsa. O melhor para o pecador é sair de mãos para o alto de seu esconderijo e assim se apresentar perante o Sol da misericórdia do Deus que salva. A face desse Deus brilha em forma de compaixão para socorrer os aflitos.
Vou mais adiante para mostrar que há um perigo maior adiante no caminho da revolta, da rebelião tomado pelo pecador que não se arrepende para ir a Cristo em confissão, e achar nele a salvação eterna de sua alma. Satanás aparece como um deus nesse caminho. Ele chega para lhe abraçar e assim apresentar-se como seu amigo e como alguém que está pronto a lhe ajudar. Ele como pai da mentira chegará ao seu coração cheio de lisonjas, mostrando que tudo está errado por fora e que você é a vítima da situação. Você não verá os laços armados por ele no caminho por onde você está transitando em sua rebelião contra Deus. Ele poderá trazer aos seus ouvidos um evangelho adocicado do gosto que você quiser. Ele poderá levar-lhe a cair nas malhas de uma mentira que parece ser verdade, e você até mesmo sentir-se-á muito bem e que agora é alguém realizado na vida. Ele dará recursos ao seu coração para apaziguar a consciência culpada, e lhe levará a acreditar que Deus de fato está agora impressionado com seu viver e com seus atos.
Meu amigo, você transita num mundo perigoso, enganador, cruel, destruidor, e você desconhece seus verdadeiros inimigos, e eles aparecem em sua frente como se fossem amigos, mas os interesses deles estão voltados em lhe usar para as finalidades malignas e depois vão rir e debochar diante de sua miséria eterna. Satanás é o grande ladrão que armazena seus tesouros neste mundo para construir aqui seu reino anti Deus e ele se utiliza dos homens para serem seus escravos. É isso que você quer?
Vou mais longe em meus argumentos para mostrar o quão perigoso é para a alma desviar-se do caminho certo a fim de tomar um rumo incerto e tão perigoso. Digo e afirmo que quando o homem está indo pelo caminho errado, ele poderá fazer coisas extraordinárias que servirão para compensar seus erros. Por exemplo, ele estará pronto a fazer grandes sacrifícios religiosos. Ele está pronto a dar grandes quantias de dinheiro tendo em vista o receber alguma bênção que lhe proporcionará meios de uma vida melhor aqui.
Meu amigo, poderia aqui gastar muito mais tempo para lhe apresentar tantos e tantos perigos que aparecem como verdadeiros exércitos entrincheirados contra sua alma. Não tem ninguém que pode lhe socorrer neste vale da sombra da morte. Maldito o homem que confia no homem. Nem parente, nem amigo, nem religião, nem santo, nem oração, nem dinheiro podem lhe oferecer socorro eterno à sua alma. Essas coisas não passam de ser como palha seca perante o fogo.
Tem um amigo verdadeiro e justo, é o Deus da bíblia. Ele é aquele que estende seu socorro para a alma aflita e atribulada que lhe invoca o Nome. O Deus da bíblia vai diretamente aos seus ouvidos para mostrar Sua riquíssima misericórdia estendida para aquele que está desamparado na alma. O Deus da bíblia em nada necessita de você nem de mim. Em nada Ele precisa de qualquer ajuda, de qualquer dinheiro. Em nada Ele necessita dos homens para ser o Deus Glorioso. Ele estende a Sua misericórdia aos pecadores porque Ele quer fazer e porque é livre para fazer isso. Ele é o Oleiro, nós somos pobre barro, e não adianta querer erguer o queixo contra Deus, pois não passamos de meros vermes.
Ele levanta somente os caídos; ele estende seu socorro ao que se vê amargurado no pecado. Ele conhece o soberbo, Ele bem sabe o que está oculto no coração do homem e da mulher rebeldes contra a verdade revelada. Ele não se deixa escarnecer, pois é bem claro que aquilo que o homem semeia é aquilo que vai colher. O melhor para você agora é se apropriar do Grande e Eterno Salvador que na cruz conquistou eterna e gloriosa salvação que agora está ao seu alcance.
        







Nenhum comentário: