domingo, 13 de maio de 2012

A TRISTE DECISÃO DO PECADOR (1)


"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas; qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16.
         INTRODUÇÃO
         Amigo leitor creio que este verso lido de Jeremias é um dos mais impressionantes versos do texto sagrado, especialmente porque demonstra a riqueza da misericórdia do Deus da Bíblia, o qual, de todas as maneiras procura mostrar aos homens o caminho da salvação. O verso demonstra também a plena disposição do coração humano em rebelar-se contra o Deus vivo de maneira bem disposta, evidenciando assim o que toda Escritura apresenta a respeito da natureza de todos os seres humanos, que é corrompida e depravada (Salmo 51:5). Para você, que verdadeiramente tem vivo temor e respeito pelo livro santo, esta série de mensagens neste verso há de proporcionar-lhe grande alegria e regozijo por estar caminhando pelas “avenidas e ruas de ouro” da verdade bíblica. Toda palavra de Deus é pura, e faz bem ao que anda retamente (Miquéias 2:7).
         O propósito em pregar neste verso é justamente para levar ao que tem fome e sede de justiça, o conhecimento da verdadeira obra salvadora, que o glorioso Deus da revelação bíblica conquistou para os perdidos. Eis o brado divino: “Ó vós os que tendes sede, vinde às águas" (Isaías 55:1).  Que as mensagens apresentadas neste verso não sejam a veemência de minhas palavras, mas sim, que seja a doçura do coração de um Deus vivo, o qual almeja a salvação do perdido. Ao abrir as páginas sagradas você estará escutando a voz de Deus falando poderosamente ao seu coração, se de fato seus olhos espirituais estiverem abertos para a gloriosa palavra. Que os seus ouvidos estejam surdos para a voz do homem, e verdadeiramente abertos para escutar a terna voz do Salvador a lhe convidar. É para que seja travado um maravilhoso encontro entre o Deus vivo e uma alma atribulada e aflita, a qual está carregando sobre os ombros o peso do pecado, por isso anda cansada e oprimida (Mateus 11:28). Afinal, o que vemos nas Escrituras é Deus dirigindo aos pecadores, convidando-os ao banquete da salvação.
         Então, voltemos ao texto de Jeremias 6:16. Sei que preciso dar pelo menos uma pequena informação a respeito do livro escrito inspiradamente pelo profeta Jeremias. Nos dias desse homem de Deus, a nação de Israel estava numa situação de tremenda decadência espiritual. O povo parecia ser muito religioso; fazia basicamente tudo o que a religião judaica exigia, e quem olhasse por fora nada teria a dizer contra o povo. Mas, o grande conhecedor do coração humano; o Deus que tudo vê e que nada passa despercebido de seus olhos, esse Deus sabia de toda triste situação que corrompia a sociedade. A religião daquele povo era apenas uma formalidade externa, o cumprimento dos deveres externos da lei, e isso o povo fazia especialmente para um alivio de consciência. Mas o Grande Deus que enxerga o homem no coração, que sabe perfeitamente bem a diferença entre o que é verdadeira adoração a Ele, e o que é hipocrisia, o grande Jeová, envia seus servos, os profetas, para advertir o povo e convidar todo povo ao arrependimento.
         Um pouco mais de cem anos antes Ele enviara o profeta Isaías. Quem já leu aquele maravilhoso livro pode perceber a linguagem divina contra a liderança de Israel e contra todo povo, e afirmando que iria punir a nação caso não houvesse arrependimento. Jeremias foi chamado para pregar ao povo no limiar do juízo; faltavam poucos anos para que Deus enviasse os Caldeus, a fim de que aquele povo tão terrível invadisse Jerusalém e a destruísse completamente.
         Para o amigo poder entender, Jeremias pregou para um povo em decadência espiritual e sua mensagem foi uma transmissão de um coração compassivo e longânimo do Senhor Deus. Deus chamou Jeremias, um homem que a graça o dotou de um coração extremamente emocional. É por isso que ele é normalmente conhecido como o “profeta chorão”. Deus passou o seu sentimento de compaixão para o profeta, a fim de ele pudesse pregar exatamente o que emanava das entranhas de misericórdia de Deus diante da dureza e da rebeldia daquele povo e das autoridades civis e religiosas.
         Se o amigo leitor estiver com sua bíblia aberta no livro do profeta Jeremias, no cap. 6, acompanhe, por favor, enquanto tento conduzir por alguns versos desse cap. Em primeiro lugar veja os avisos do juízo divino no verso primeiro. Deus está mandando os Benjamitas fugirem, porque do norte viria o mal. O perigo oriundo do norte refere-se ao povo caldeu. Se você tem mapa bíblico veja como babilônia fica exatamente ao norte de Jerusalém. No verso 8 veja como Deus está convidando a cidade inteira para converter, abandonando o pecado e voltando para a disciplina de Deus. Deus está como que gritando: "Aceita a disciplina, ó Jerusalém e volta de coração arrependido para mim". Estou dando apenas uma pequena visão do contexto a fim de poder conduzir o amigo leitor num caminho de luz e de convicção enquanto estiver pregando no verso 16.
         Veja no verso 8 como Deus se apresenta como o Senhor dos exércitos, e quando o Senhor manifesta-se como o SENHOR DOS EXÉRCITOS, é sinal de guerra. Passe agora para o verso 10 e o amigo pode ver algo impressionante nesse verso. Parece que é o profeta quem está falando, mas não é. É uma das pessoas da trindade bendita quem fala em nome de Jeová. Veja a tristeza desse Deus porque o povo tinha vergonha da palavra Dele. Olhe o final do verso 10: “... eis que a palavra do Senhor é para eles cousa vergonhosa." Veja amigo, a essência de uma apostasia geral é vista quando a palavra de Deus está sendo desprezada.
         Quero passar também pelo verso 11: ”Eis que estou cheio da Ira do Senhor; estou cansado de a conter." É o próprio Deus falando! Jeová falando por Jeová.  “Jeová” é o título dado ao Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo. Ali vemos essa  pessoa da divindade está falando. É o Senhor Jesus, o Rei da Glória, antes de sua encarnação! Mas o que importa aqui é que Deus é quem está falando. Agora passe para os versos 13 e 14 onde o Senhor ataca a liderança religiosa do povo sob o comando dos profetas e dos sacerdotes. Deus diz que eles estavam curando  superficialmente a ferida do povo, dizendo paz, paz, quando o povo não estava em paz, pelo contrário, cada um vivia em seus pecados e nem sequer sentiam vergonha daquilo que cometiam.
         Deu para o amigo leitor ter uma pequena noção do quadro espiritualmente caótico do povo de Israel naqueles dias quando Deus chamou Jeremias para o ministério de pregar Sua palavra. Então, tendo dado um passeio em volta do texto lido, resta agora contemplar o verso 16, porque esse verso aparece como um verdadeiro raio de luz no meio da densa escuridão; em meio a uma pronunciação de juízo, eis que aparece a doce mensagem de convite ao pecador. Esse passeio periférico nos dará condição de entender a mensagem que o Senhor nos expõe no verso 16 do cap. 6.

Nenhum comentário: