quinta-feira, 31 de maio de 2012

JESUS É JEOVÁ - O GRANDE EU SOU (4 e 5)



Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós” (Êxodo 3:14)

         Prezado amigo, notável é a manifestação do grande JEOVÁ a Moisés. Depois de quarenta anos sumido do seu povo escravizado, morando no meio dos midianitas, eis que o Deus de Israel aparece para aquele que seria o elemento humano usado para a retirada do povo de Deus da escravidão egípcia.
         A maneira como Deus atraiu a atenção de Moisés foi interessante. A presença de Deus estava numa chama que ardia numa plantação e a planta não era consumida. O ensino para Moisés era que para Deus o fogo que ardia no meio da nação não consumia o povo de Deus, porque o grande JEOVÁ estava no meio do Seu povo. Era incrível, mas Moisés estava perante o Deus que apareceu para Abraão, Isaque e Jacó! Deus chamou Moisés para que ele fosse e falasse com Faraó sobre a saída do povo de Deus!
         Moisés estava assustado e extremamente tímido ante a majestosa presença. Foi quando perguntou sobre o Nome de Deus, caso o povo perguntasse a respeito. A resposta foi muito clara, o nome de Deus passado para Moisés foi: “EU SOU O QUE SOU”. Eis aí o significado do nome JEOVÁ: “EU SOU O QUE SOU”.  É exatamente esse o Nome que Jesus atribui a Si mesmo quando se dirige aos Judeus: “Em verdade em verdade vos digo: Antes que Abraão existisse, EU SOU” (João 8:58). As palavras do Senhor Jesus eram dirigidas aos homens que conheciam bem a história do Velho Testamento, por essa razão pegaram pedras para apedrejarem o Senhor, afirmando que Ele estava blasfemando.
         Prezado amigo, a expressão “EU SOU O QUE SOU”, é a tradução do termo hebraico JEOVÁ. É o nome que Jesus atribui a Si mesmo, portanto o Filho de Deus é JEOVÁ, o Filho que foi manifestado em carne. Mas esse Nome indica as atividades do Senhor em relação aos homens.          EU SOU O QUE SOU         é a assinatura do Senhor. O que o pecador precisa, o Filho de Deus é. EU SOU a vida, a ressurreição, a luz do mundo, o salvador, o caminho, a verdade, o Senhor dos Exércitos, o Todo – Poderoso, o Deus conosco, o Senhor da glória, etc.
         É esse o glorioso Salvador dos perdidos que veio ao mundo para buscar e salvar (Lucas 19:10)! É esse grande EU SOU que agora comunica aos perdidos o perdão, a remissão e a reconciliação com Deus. É esse grande EU SOU que o Pai apontou para ser o JUIZ naquele grande dia. Portanto, quão necessário é que os homens e mulheres agora se arrependam, antes que seja tarde demais.

JESUS É JEOVÁ – SUA GLÓRIA (5)
 “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo”. (Isaías 6:1)

         Sem dúvidas, foi aterrorizante a visão que Isaías teve da Glória de Jeová! Abalou profundamente sua vida e trouxe-lhe grande transformação, porque foi perante essa visão da glória que Isaías pode compreender seus próprios pecados e o drama da iniqüidade da nação de Israel. Afinal, como poderia ele levar uma mensagem de compaixão àquele povo, sem que experimentasse a compaixão de Deus em sua própria vida?
         Quem foi essa pessoa cheia de glória vista pelo profeta? Quem era essa pessoa assentada sobre um alto e sublime trono? Quem era esse ser glorioso perante o qual Isaías achou que cairia na perdição eterna ao perceber sua própria miséria? Se compararmos Escritura com Escritura perceberemos que Isaías estava tendo uma visão do Senhor Jesus Cristo antes da Sua encarnação.
         Ora, das Pessoas da tri-unidade bendita Cristo é aquele que se manifestou aos homens. Ninguém pode conhecer o Deus vivo a não ser por meio daquele que desceu do céu e revelou Deus em carne. Portanto, Isaías estava tendo uma visão de JEOVÁ, o Filho, antes que este viesse ao mundo. Isaías estava contemplando o mesmo que Pedro, Tiago e João viram por ocasião da transfiguração do Filho de Deus quando subiu ao monte.
         Para confirmar que Isaías viu Jesus, JEOVÁ 700 anos antes que nascesse, tomemos a passagem de João 12:39-41: Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías: Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou.
         Notemos bem que o texto afirma que Isaías viu a Sua glória, e dele falou. Portanto, Isaías contemplou JEOVÁ, o Filho! Isaías presenciou a glória daquele um dia iria se humilhar e descer até a indignidade humana a fim de que pela Sua morte e ressurreição conquistasse uma tão grande salvação para homens e mulheres arrependidos. Foi diante dessa majestosa presença que Isaías pode ver sua própria miséria; que tinha uma boca suja. Era um homem imoral, corrompido no falar, e era assim porque seu coração era sujo juntamente com toda nação. Mas foi ali que Isaías alcançou a purificação dos seus pecados e pode assim ser salvo.
         Amigo, a salvação de sua alma vem desse grande JEOVÁ, o Autor de uma tão grande salvação para os pecadores!


        

Nenhum comentário: