sexta-feira, 1 de junho de 2012

O NOVO HOMEM EM CRISTO (2)



Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” Miquéias (6:8).
         INTRODUÇÃO (continuação)
         Caro leitor coloquemos nossos corações nessas benditas palavras do grande Deus. Samaria estava completamente afastada de Deus e as maldades do reino do norte destilavam de forma letal sobre Jerusalém. O orgulho derivado das maldades erguia uma religiosidade diluída com iniquidade, por isso as ameaças de Deus por parte dos profetas eram constantes e satanás acumulava seus falsos profetas, na tentativa de frustrar os desígnios do amor eterno. Mesmo assim as ricas misericórdias do Senhor eram exibidas nas palavras que saíam das bocas dos Seus servos, como vemos em Miquéias e em Isaías. Que comunicação fantástica! Que amor glorioso por seres ingratos e profanos! Que revelação tão clara! Como brilha a graça em plena escuridão da lei!
         Meu intuito é mostrar nesse verso como o homem deveria ser perante Deus e como somente a graça pode produzir o NOVO HOMEM EM CRISTO. Ele mostra isso claramente: “...que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus”. Nesse verso brilha as intenções de Deus, seus objetivos graciosos e como tudo é encaminhado para que Seus planos eternos sejam cumpridos na cruz. Percebemos como as Escrituras mostram a inutilidade da lei em transformar o homem; como somos obrigados a encarar a cruz; como vemos nosso merecimento do inferno e que caso nossos olhos sejam abertos veremos o abismo escancarado perante nós.
         Nessas meditações em Miquéias 6:8 teremos três assuntos básicos, e almejo construir esses ensinos tendo essas três lições como colunas fortes, erguidas sobre a Rocha da salvação oriunda da cruz. Para que compreendamos como o homem deveria ser perante Deus, veremos estas lições:
         1)      O HOMEM EM RELAÇÃO A SI MESMO – TRANSFORMADO: “...que pratiques a                 justiça...”.
         2)      O HOMEM EM RELAÇÃO AO SEU PRÓXIMO – AMOROSO:       “...que ames a                        misericórdia...”
         3)      O HOMEM EM RELAÇÃO A DEUS -   PIEDOSO: “...e andes humildemente com            teu Deus
         Então, meu trabalho agora consiste em construir a casa espiritual nesse incrível verso. Convido o amigo leitor para que juntos vislumbremos as maravilhas da graça! Quando consideramos Miquéias 6:8 à luz da nossa condição natural no pecado, toda nossa vaidade é queimada como papel e tudo vai ao desespero. O que Deus requer de pecadores, caídos em Adão é impossível de ser alcançado! É poderosa a força gravitacional do pecado que nos impele para o abismo. Não há nenhum sinal de justiça e a própria lei constantemente vem exibir nossos trapos de imundície (Isaias 64:6).
         Nessa condição tão triste e vergonhosa, ainda avançamos corajosamente no mal; ainda somos curtidos pela vaidade, pelas luxúrias ocultas e pelas maldades continuamente praticadas contra nosso próximo. Continuamente queremos lambiscar a glória que pertence a Deus, a fim de viver na euforia da fama e do prestígio mundo, querendo agradar a carne e os pensamentos. Continuamente satanás extrai as maldades de nossos corações, canalizando-as pelos nossos lábios e usando-as em detrimento de nossos semelhantes. Nossos caminhos mostram a tortuosidade do nosso viver, porquanto olhamos para trás e nada, absolutamente nada de caminhos retos. Mesmo assim queremos festas, risos, aplausos, saúde e prosperidade para avançar mais e mais. Para onde? O enganoso coração afirma que estamos subindo os degraus da glória; descemos o abismo sem perceber, porquanto satanás nos fez subir em seu alto monte de vanglória. Ah! Que coração enganoso! Os inimigos nos cercam, nos elogiam, nos enchem de vã esperança mundana e sobrecarregam nossos corações das farturas terrenas.
         Então, para onde olhar? Onde está nossa esperança? Estamos cercados pelas trevas da lei! Sentimos os terrores de Deus que abalam o monte Sinai! Para quem apelar? O evangelho da glória de Cristo aparece e mostra o que o doce Cordeiro amado veio fazer! O que Ele conquistou na cruz! O Pai e o Filho estão trabalhando (João 5:17) incansavelmente em operar neste mundo as maravilhas da nova Criação (2 Coríntios 5:17)! Cada pessoa salva é prova dos milagres da graça!
         Caro leitor, Não fique amedrontado com a exposição do evangelho da glória de Cristo! Não fique surpreendido ante seu completo fracasso; se o merecimento do inferno for presenciado. O Salvador está perto de toda alma aflita! Cristo está perto quando o pecador chega ao pó, ao desespero! Ele ouve as súplicas de uma alma em desespero, porque o ministério Dele é salvar perdidos (Lucas 19:10)!







        
                           





Nenhum comentário: