sexta-feira, 29 de junho de 2012

SOMENTE O SÁBIO PODE ENTENDER



Os caminhos do Senhor são retos; os justos andam neles, mas os transgressores neles tropeçam”.  (Oséias 14:9).
                No meio da tremenda poeira religiosa em que vivemos nos dias atuais ocasionada pela confusão do ecumenismo, devemos saber que os verdadeiros crentes têm o discernimento dado pelo Espírito para que eles sejam sábios no viver a fim de conhecer o que significa ser crente em Cristo e de como viver como genuíno crente em Cristo. O verso lido, o último do livro do profeta Oséias, traz três lições preciosas que nos mostram tal verdade:
                A primeira trata dos Caminhos do Senhor: “Os caminhos do Senhor são retos” O termo “caminho” na bíblia sempre se refere à vida prática, de obediência a Deus conforme Ele norteia Seus Santos através da Sua Palavra. A Palavra de Deus define bem esses caminhos como sendo “Retos”. Não há meio de torcer a vida cristã; não tem como fazer um caminho melhor, mais adaptado para o crente; não há meio de arrumar um caminho melhor. A frase, também, mostra quem é o Senhor desses Caminhos. Ele é o Santo Deus e revela isso na Sua lei Santa, Justa, Boa e inalterável. Ninguém pode mudar o imutável. O Eterno Senhor é o mesmo; o Santo Deus revelado na Sua Palavra inspirada é o mesmo e o será para sempre.
                A segunda lição aparece como uma lição óbvia para a mente santificada dos salvo: “Os justos andam nele”. Somente os Justos podem andar por caminhos retos. Que tremenda verdade para as frustradas tentativas de Satanás em corromper os retos caminhos do Senhor! O fato é que tem milhares que estão andando pelos Retos Caminhos do Senhor. Quem são Eles? São os justos! Eles foram justificados pelos méritos do Sangue Remidor (Romanos 5:9); eles são aqueles que agora estão em perfeita paz com Deus como resultado da Perfeita Justiça que lhes foi imputada (Romanos 5:1). Andam por esses Retos Caminhos porque Deus, pela força da Sua Graça lhes tornou retos no viver. Eles amam a justiça e odeiam a iniqüidade.
                A terceira e última lição surge como tremenda advertência para aqueles que ousam imitar o verdadeiro cristianismo. “Mas os transgressores neles cairão”. A verdade é que é impossível andar nos caminhos retos se a retidão de Cristo não estiver implantada na alma. Sem a segurança que há no sangue remidor toda tentativa do pecador em viver como crente é inútil. Pode ser membro de uma igreja evangélica, mas não passará disso no tocante ao seu viver, porquanto vai viver como um transgressor lá fora. O cantar belas músicas; o sentir emoções que são traduzidas como vindas de Deus; o conhecer passagens e versos da bíblia; o vestir-se de belas roupagens evangélicas, nada disso muda o coração do transgressor. Ele é transgressor da lei de Deus no coração e isso é revelado no seu viver no lar, no serviço, na escola, na rua, no falar e no pensar.
                Só tem uma solução para o pecador: “Arrependei-vos e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...” (Atos 3:19).
A minha esperança Jesus ta em Ti
Com Tua Justiça coberto me vi
Porque no Teu Sangue, deveras, eu cri
Espero em Ti, só em Ti!

Nenhum comentário: