domingo, 24 de junho de 2012

INSTRUMENTOS DE PUNIÇÃO



“O Senhor fez todas as coisas para determinados fins, e até o perverso para o dia da calamidade” Provérbios 16:4.
                   Não pensemos ser o Senhor o criador do mal. O Senhor não criou perversidades, porquanto Dele emana toda boa dádiva e todo dom perfeito. O homem se tornou ímpio e pervertido desde que deu as costas para o bondoso Criador, a fim de ouvir a blasfema voz da serpente em pleno lugar de paraíso no Éden.
                   O Senhor não é o autor das maldades praticadas pelo homem no pecado, mas Ele simplesmente se utiliza do perverso para o cumprimento de Seus santos e justos propósitos. O perverso não trabalha inutilmente neste mundo. Ele é talhado e moldado como uma arma eficaz nas poderosas mãos do Senhor dos Exércitos. Para ilustrar, os homens tomam um facão, punhal, pau, pedaço de ferro, ou qualquer outra coisa semelhante para se defender ou para atacar um inimigo. E quão importantes são esses instrumentos quando usados adequadamente! O Deus de Juízo tem também Seus instrumentos de vingança. Notemos que o arrogante e perverso Faraó nem cogitava ser um desses instrumentos nas mãos divinas. Moisés corajosamente ergue sua voz perante o monarca e profere as seguintes palavras ordenadas por Deus: “...Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu Nome seja anunciado em toda terra” (Romanos 9:17).
                   Glória ao Senhor! Ele Reina! Reina com justiça, retidão e juízo. A maldade dos homens neste mundo fica registrada como um meio de Deus em exibir Seu Poder, e assim proclamar que em demonstrar o poder da Sua Ira Ele é Santo e Justo tanto quanto Seus atos de misericórdia salvando pecadores. Grande foi a arrogância de Senaqueribe rei da Assíria. Chegou ao ponto da blasfêmia. Mas eis que o esclarecimento veio do Senhor em resposta às orações do rei Ezequias, mostrando que as poderosas façanhas do orgulhoso rei Assírio matando pessoas e tomando reinos foram planejadas na eternidade. Deus estava usando aquele homem com seu exército como instrumento de vingança contra várias nações. Não demorou muito para vir o julgamento sobre Senaqueribe e seu exército (Isaías37).
          Homens brincam com suas perversidades sem conhecer que aquele que reina nos céus e na terra é o Senhor dos Exércitos. Ele chamou o pagão Ciro de “ meu ungido” pelo menos uns cem anos antes dele nascer (Isaías 45:1), e o título de “meu servo” é dado a Nabucodonosor que foi um dos homens mais perversos da história (Jeremias 25:9). Os planos traiçoeiros de Judas contra Jesus e a maldade das autoridades (Atos 2:23) foram planejados dantemão. Enfim, tudo e todos estão cumprindo os propósitos eternos do Senhor para que Seu Glorioso Nome seja glorificado e seus eleitos sejam beneficiados eternamente. Chegará o dia quando a vingança completa de Deus acontecerá e este reinado de perversidades sob a liderança de Satanás terá o seu fim, para a glória do Senhor e júbilo eternal de todos os remidos.
         “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”

Nenhum comentário: