terça-feira, 5 de junho de 2012

A GRANDEZA DE DEUS



Porque assim diz o Alto, o sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar; mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos” Isaías 57:15.
        Os homens precisam saber que a ignorância acerca do Deus da bíblia somente traz prejuízo nesta vida e na eternidade. Toda nossa miséria é resultado da ausência do conhecimento de Deus conforme nos é revelado nas Escrituras, especialmente no que tange a Sua grandeza. Quando os homens rebeldes pensam que estão na felicidade, na realidade estão se afundando mais e mais no orgulho próprio, para descobrir tardiamente sua ruína. Duas lições principais a respeito de Deus são destacadas nesse verso de Isaías. A primeira trata da Grandeza desse Deus. A segunda revela Sua misericórdia. Nesta meditação focalizarei apenas a Grandeza do Senhor conforme o texto lido.
        Na primeira lição algumas palavras são usadas para expressar a Glória do Senhor. Ele aparece como O ALTO. Tal palavra mostra que o lugar onde Ele ocupa é absolutamente inatingível. Aqui no mundo homens lutam e conseguem ocupar o lugar de outros que se acham em proeminência. Mas quanto ao Altíssimo, Seu lugar é completamente inatingível. Ninguém, nem anjos nem homens consegue atingir o Altíssimo.
        A segunda palavra que aparece é SUBLIME. Ela vem como resultante da primeira. Já que Deus é o ALTO, é óbvio que é SUBLIME. Essa sublimidade de Deus é vista na criação: “Os céus proclamam a glória de Deus...” (Salmo 19:1). Tudo no universo depende Dele e tudo funciona segundo a força de Sua Palavra (Hebreus 1:2). Por causa da sublimidade de Deus os anjos lhe dão louvores, os remidos O temem e o amam e os rebeldes são aterrorizados.
        Ele também é aquele que habita a ETERNIDADE. Ele é continuamente chamado de o ETERNO. Deus não faz aniversário, porquanto Ele não está subordinado ao tempo como nós estamos. Ele é o grande EU SOU. Segundos, minutos, dias, meses, anos, milhares de anos, etc., representam absolutamente nada para aquele que habita, não no tempo como nós pobres mortais, mas sim a ETERNIDADE.
        No tocante à Sua grandeza vemos ainda no verso outra expressão: “que tem o nome de SANTO”. A Santidade do Senhor é verdadeiramente o destaque em toda revelação bíblica, e isso é o que mais importa que o povo crente saiba, a fim de que todo aquele que professa o Nome do Senhor venha a andar em constante temor. Sua lei revela o que significa a santidade do Senhor. O povo de Deus traz em seu coração esse desejo por santidade no propósito de agradar-Lhe em tudo.
        Na Sua Ira Ele revela o ódio que tem contra o pecado em toda sua manifestação. Homens e mulheres que hoje estão sentindo plena liberdade de viver como querem, agradando e satisfazendo as suas paixões carnais, devem saber que o Deus Santo odeia o pecado e que nada ficará fora do alcance do Seu justo e reto juízo.
        Arrependei-vos e convertei-vos, para que sejam cancelados os vossos pecados...”
(Atos 3:19)
                                      

Nenhum comentário: