sexta-feira, 29 de junho de 2012

O NOVO HOMEM EM CRISTO (22)



Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8).
         O HOMEM EM RELAÇÃO AO SEU PRÓXIMO - AMOROSO:        “...que ames         a              misericórdia...”
         Caro leitor, somente os salvos podem transmitir um viver de misericórdia neste império onde reina a mentira e escravidão ao pecado. Homens e mulheres que um dia foram abraçados pelo poder salvador de Deus; que foram lavados e purificados de suas imundícies e arrancados da situação de réus condenados, a fim de serem agora filhos de Deus e herdeiros com Cristo, somente eles podem olhar com compaixão seus semelhantes, a fim de amá-los.
         Preciso desenvolver esse tão importante assunto. No trato com nossos semelhantes aqui neste mundo, somente a misericórdia nos levará à forma correta. Primeiramente, vamos olhar para eles com a visão bíblica do coração de Deus. Se afastarmos do Deus das Escrituras certamente tomaremos caminhos errados e humanistas no tratamento com as pessoas. É aqui que poderemos lembrar do profeta Jonas. Ele odiava os Assírios porque era um povo perverso. Jonas desejava que as punições de Jeová caíssem sobre a cidade de Nínive. Jonas não tinha medo de pregar lá. Ele sabia que seu Deus era um Deus de compaixão. Jonas não desejava outra coisa, senão que o fogo da fúria divina caísse sobre aqueles ímpios e pervertidos. Mas, eis que Deus mostrou ao profeta que era um Deus de compaixão infinita, por isso derramou do céu as bênçãos do arrependimento àquela cidade de forma inaudita.
         Deus estava ensinando a Jonas que seu ministério profético não era para derramar fogo da ira sobre aqueles instrumentos da punição de Deus. Jonas precisava saber que apesar da Ira e dos castigos de Deus sobre homens e mulheres que vivem no pecado, o Senhor é riquíssimo em misericórdia e compaixão e que se deleita em mostrar isso aos pecadores. O leitor lembra quando os discípulos queriam que o Senhor mandasse fogo do céu contra os Samaritanos, somente porque eles não os receberam bem. Mas eis que o Senhor afirmou que não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las (Lucas 9:52-56). Que lição de misericórdia!
         Paulo conheceu o significado de misericórdia em sua própria vida. Aquele que antes era um implacável perseguidor e feroz inimigo dos crentes teve sua vida completamente transformada quando foi salvo. Aquele que respirava ameaças e mortes aos crentes, agora passou a respirar amor e compaixão pelo seu povo, mesmo sendo perseguido e ameaçado de morte. Agora não levava consigo espada, chicotes, cordas ou algemas. As armas da milícia em suas jornadas estavam num coração carregado de amor pelos judeus e gentios. Seu coração estava realmente consternado da compaixão de Deus, ao ponto de desejar ser um maldito de Deus, no afã de que seu povo pudesse ser salvo (Romanos 9:1-3).
         Caro leitor conheçamos o Deus da bíblia; conheçamos como foi que ele nos recebeu, como estendeu Seu cetro de graça sobre nós. Conheçamos o amor infinito do Senhor na cruz; conheçamos aquele que sendo rico se fez pobre, se humilhou até à nossa miserável condição, a fim de nos levar a Deus. Isso é misericórdia! Caro leitor, se você é um crente em Cristo, seu traje espiritual é de misericórdia; tudo o que você tem foi porque recebeu da graça. Não podemos esquecer que fomos achados na miséria; que fomos encontrados atirados na sarjeta do pecado, mortos para Deus e marcados para ser atirados na fornalha da Ira, no dia da Ira.          Temos agora as vestes brancas, mas elas são de Cristo em nós! Temos completa aceitação perante Deus, mas fomos aceitos no amado (Efésios 1:6)! A decisão foi Dele, não nossa em nos aceitar! Foi Ele quem nos amou quando nós O odiávamos e queríamos estar distante na lama da iniquidade. Foi o Rei da Glória que veio aqui nos buscar, quando decididamente queríamos estar curvados perante o príncipe deste mundo como seus escravos e filhos (João 8:44).
         Então, caro leitor, será que a essa verdade faz você ir ao pó? Será que pode entender que nosso viver e andar neste mundo consiste em respirar misericórdia em favor da multidão que nos cerca? Que o Senhor venha abrir os olhos dos meus leitores! Talvez haja alguém que agora está compreendendo o que significa a salvação de Deus! Talvez haja alguém agora no pó do arrependimento! Eis aí perto de você o Salvador cheio de compaixão que está pronto para salvar!


Nenhum comentário: