quinta-feira, 28 de junho de 2012

O NOVO HOMEM EM CRISTO (21)



Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8).
         O HOMEM EM RELAÇÃO AO SEU PRÓXIMO - AMOROSO:        “...que ames         a misericórdia...”
         Caro leitor devo prosseguir comentando esse incrível verso de Miquéias 6:8. Ele mostra que é na impossibilidade da lei que a graça mostra seu inaudito desempenho de transformar o homem e fazer dele alguém transformado: “...que pratiques a justiça...”, amoroso: “...que ames a misericórdia...” e piedoso: “...e andes humildemente com teu Deus”. O ensino desse verso segue o roteiro bíblico dos atos soberanos da salvação de Deus e já pude mostrar que tudo começa com a salvação que justifica o pecador.
         O assunto que nos chama a atenção é o efeito transformador da salvação, porquanto a alma justificada, salva, perdoada, visitada pela misericórdia do Alto há de tornar-se uma pessoa misericordiosa: “...que ames a misericórdia...”. Note bem que não está tratando daquilo que o mundo pode fazer no homem, mas sim daquilo que somente a operante graça realiza. O mundo religioso consegue produzir os homens segundo os princípios deste mundo. O mundo consegue exibir o que tem de melhor, para a admiração do próprio mundo. O mundo se encanta e aplaude suas conquistas religiosas, seus atos de bondade e fraternidade, mas a realidade é que o mundo inteiro, com toda sua organização não passa de ser um exército de homens e mulheres em plena guerra contra Deus, na tentativa de estabelecer um paraíso humanista aqui na terra. Todos estão mancomunados na inútil tentativa de “romper as ataduras e quebrar as algemas” (Salmo 2:3) colocadas pelo rei do céu, a fim de impedir que eles avancem em suas maldades.
         Mas o poder transformador da misericórdia de Deus faz do homem alguém misericordioso: “...que ames a misericórdia...”, porque primeiramente conheceu justiça. Quem não conheceu a perfeita justiça de Cristo mediante o sangue, trazendo-lhe paz com Deus (Romanos 5:1), pode estar certo que não sabe o que significa misericórdia no viver. A alma que humilhada no arrependimento sabe bem que é o que é pela graça; que não tem onde se gloriar, senão na cruz; já lançou fora todos os seus trapos, tudo o que havia confeitado com o barro. O homem que entendeu a misericórdia sabe bem que Deus tratou com ele de uma maneira imerecida; que Deus o abraçou com compaixão e o purificou de tantas imundícies.
         A alma justificada e santificada por Deus e para Deus pode agora entender que antes vivia encharcada de orgulho porque era um fanático seguidor do príncipe deste mundo. A alma visitada pela misericórdia do Salvador bendito não está mais em guerra contra Deus; toda rebelião foi atirada por terra. Um Saulo perseguidor de Cristo está agora caído perante o Rei da glória e pode agora sentir-se acolhida nesse amor eterno, como uma ovelhinha amedrontada diante do terror que antes jamais presenciara.
         Então, quem conheceu a misericórdia de Deus poderá amar a misericórdia! Um coração cheio de misericórdia pode olhar o mundo lá do alto; poderá ver que homens e mulheres estão cegas, caídas, escravas de satanás e mortas em seus delitos e pecados. A misericórdia de Deus em corações santificados faz com que homens e mulheres possam olhar para o mundo, não com desdém, não com desprezo, mas sim com compaixão, porque foi desmanchado todo orgulho que antes era revelado na busca pelos seus direitos.
         Caro amigo, você entendeu essas verdades em sua vida? Um dia seu orgulho foi quebrado e esmiuçado pela visitação de Deus? Um dia pode entender que era um condenado, réu merecedor da justa e eterna Ira de Deus? Um dia sua boca foi aberta e você pela fé pode invocar o Nome do Senhor para ser salvo? Se esta mensagem tem chegado com poder ao seu coração para que você seja salvo, aleluia! O meu objetivo é que esta santa verdade encontre almas ansiosas e anelantes pela poderosa eterna e graciosa salvação conquistada por Cristo ali na cruz!

Nenhum comentário: