sexta-feira, 8 de junho de 2012

O NOVO HOMEM EM CRISTO (8)



Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8).
O HOMEM EM RELAÇÃO A SI MESMO – TRANSFORMADO: “...que pratiques a justiça...”
         Caro leitor, todo meu esforço consiste em mostrar que as exigências de Deus em relação ao homem, vistas na lei são cumpridas na força soberana da graça. O que a lei jamais poderá fazer, eis que Deus está operando mediante a vocação do evangelho, a fim de transformar homens e mulheres e encher seus corações do temor ao Senhor. No texto de Miquéias vemos o homem relação a si mesmo: “... que pratiques a justiça...”. O homem em relação ao seu próximo: “...ames a misericórdia...”, e o homem em relação a Deus: “...e andes humildemente com teu Deus”.
         Tenho me esforçado na explicação do primeiro tema: O homem em relação a si mesmo. Deus requer justiça, não bondade. Deus não está pedindo favores, nem sacrifícios, nem obras religiosas dos homens. O problema do homem está no fato que sua alma não é reta nele, seu coração é corrompido e revoltado contra Deus desde a sua concepção (Salmo 58:3). Por fora sua disposição para a maldade é vista em sua soberba; seu orgulho muitas fica vezes encoberto da palha de justiça própria. Deus em Sua palavra mostra a triste condição do homem, sua culpa e condenação; declara que não há justo, nem um sequer (Romanos 3:10); afirma que ninguém será aceito perante Deus, a não ser que esteja coberto com a justiça de Cristo (Romanos 5:1). Homens e mulheres são advertidos pelos terrores da lei acerca da condenação, da maldição e do merecimento do juízo.
         Mas, eis que a mensagem do evangelho convida homens e mulheres à humilhação. Caro leitor, o caminho mais humilhante para o homem é despir-se da sua justiça própria e apresentar-se perante o Salvador bendito. A luz da glória de Cristo brilha com intensidade no evangelho; os olhos de fogo do Senhor sondam os corações e mostram a rebelião oculta do coração. Não tente buscar outros meios! Não pense que há alternativas para ir a Deus! Não há outro caminho em direção ao céu, senão o caminho cruz! O homem só será chamado de Bem aventurado se tiver suas iniquidades perdoadas e seus pecados cobertos (Salmo 32:1).
         Portanto, caro leitor lance fora suas vestes de justiça própria! Lance fora tudo aquilo que você tem usado na tentativa de disfarçar-se perante o Senhor! Achegue ao Senhor espiritualmente nu, apresentando ao Senhor suas culpas e da necessidade de perdão e de purificação de seus pecados! Amigo, contemple a cruz! Contemple o amoroso Salvador que se entregou a Si mesmo, a fim de livrar perdidos do castigo eterno, tão merecido! Considere todas as suas desculpas religiosas como farrapos, usados na tentativa de buscar atalhos! Lembre-se que todos os pecadores já foram pesados na justa balança divina e foram achados em falta, e que a condenação eterna está estampada na face de todos pela manifestação da morte (Romanos 5:12).
         Caro leitor, na tentativa de expressar bem em palavras a importância desse tema, digo e afirmo que seu viver não será transformado; não conseguirá viver para a glória de Deus se não for a Cristo para obter o perdão e purificação de seus pecados! Vou mais além para afirmar que você não terá aptidão nenhuma para andar em santidade, vivenciar o amor de Deus nem andar num viver piedoso, se seus pecados não foram cobertos pelo sangue e aceito por Deus como perdoado e purificado.
         Caro leitor, toda força do mal, do mundo, de satanás e da carne concentra-se em administrar doses poderosas de engano em sua alma! O mundo está carregado das névoas do orgulho do pai da mentira e você não tem visão espiritual para enxergar essas coisas! Levado pelo vendaval do engano, você não consegue perceber que a religiosidade atual é adornada de superstição, humanismo e outros perigos letais para sua alma.
         Corra amigo, agora! Fuja das lisonjas do pai da mentira! Fuja dessa alegria banal produzido pela nova era! Aproveite agora, pois o caminho da cruz está aberto e o Salvador está perto!

Nenhum comentário: