terça-feira, 12 de junho de 2012

FILHOS POR CRIAÇÃO OU FILHOS POR GERAÇÃO



Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o Senhor é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim” Isaías 1:2
        Que impressionante diferença entre a Lei e a Graça! Na lei os filhos de Deus são filhos por criação, mas na Graça os filhos são por geração. A diferença é nitidamente grande. Na lei vemos Deus dizendo: “Criei filhos”. O triste resultado logo aparece: “Mas eles estão revoltados contra mim”. Por quê? A resposta é simples: a lei não pode produzir o que somente a Graça Abundante o faz. Quando Deus fala com a nação de Israel no Velho Testamento, Jeová baseia tudo na aliança feita na lei dada por Moisés. A lei jamais teve nem terá qualquer poder para mudar o homem, por isso eis o resultado escabroso visto naquela nação rebelde nos dias do profeta Isaías, ao ponto de ser comparada com Sodoma e Gomorra (Isaías 1:9).
                A lição que a Poderosa Graça nos traz no Novo Testamento é completamente diferente: “Se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Deus faz no homem o que jamais a lei fez ou fará. Deus opera o novo nascimento e isso é feito segundo a vontade Dele e não do homem. A salvação de um pecador nos moldes bíblicos é um novo nascimento, e somente Deus pode fazer e Ele assume o que Ele faz: “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:13).
                Como satanás tem jogado confusão na mentalidade evangélica em nossos dias! A igreja hoje mais parece um orfanato do que a “família de Deus” (Efésios 2:19). O evangelho moderno não passa de ser uma atividade social, uma tentativa inútil de tornar o ser humano melhor. A lei de Deus, em toda extensão do Velho Testamento, prova claramente que não tem jeito de mudar o homem. Não existe organização capaz de transformar o coração humano, porquanto “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto” (Jeremias 17:9). O homem nasceu de um Adão caído (Romanos 5:12), e prossegue na vida indo de mal a pior, longe de Deus e odiando a Deus no coração.
                Deus não é vovô, Ele é Pai de homens e mulheres nascidos de novo pelo absoluto poder da Sua Palavra (1Pedro 1:23-25). Ele não toma os filhos do Adão caído para criá-los a fim de padronizá-los aos estilos bíblicos. Não! Deus está gerando homens e mulheres pela obra vivificadora da Palavra e do Espírito Santo, dando um novo coração, santificado e justificado, para que? Para que eles neste mundo proclamem as virtudes daquele que lhes chamou das trevas para Sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9).
                Sem o novo nascimento, o homem é maligno, pervertido, enganoso e enganado, mesmo dentro de uma igreja, mesmo carregando uma bíblia consigo, mesmo cantando louvores, mesmo aprendendo a orar. Não demora muito para revelar o que ele é mundano, desobediente a Palavra da Verdade e pronto para revoltar-se contra Deus e contra os Retos Caminhos do Senhor.
                Qual a resposta para pecador? “Arrependei-vos e convertei-vos, para serem cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19). É para uma alma cansada e oprimida que o Senhor comunica Sua Gloriosa Salvação.        

Nenhum comentário: