sábado, 23 de junho de 2012

DUAS PODEROSAS PERGUNTAS



“Que homem há, que viva e não veja a morte? Ou que livre a sua alma das garras do sepulcro?”
         O mundo de hoje parece crer que tem obtido resposta para tudo, mas quando depara com a morte e a eternidade a perplexidade entra em cena afirmando a ignorância e inútil labutar do homem neste mundo passageiro.
         A primeira pergunta é como pode o homem escapar da morte? “Que homem há que viva e não veja a morte?...”. Aí está a morte. Ela é a mais poderosa força inimiga dos homens. Ela não olha idade, nem cultura, nem condição social, nem raça. A morte não é comprada, nem tampouco ludibriada, pois está realizando neste mundo seu macabro trabalho de servir ao inferno.
         Outro detalhe, a morte é a mais tangente resposta quanto ao pecado. O salário do pecado é a morte, e quem neste mundo não foi atingido por ela? Não há e nem pode haver alguém que viva e não veja a morte. Por meio do pecado ela atingiu a todos. Ela ri e zomba de todas as tentativas de sobrevivência, ela faz com que tudo nesta vida seja avaliado à luz da eternidade. Após a sua partida deste mundo que diferença fará se você teve carro, ou não; se teve uma bela casa, ou morou num casebre; se comeu filet mignon todos os dias ou apenas arroz e ovo frito.
         O único poder capaz de vencer a morte é a vida, assim como as trevas só podem ser derrotadas com a entrada da luz. Então, a resposta é que não há quem viva e não veja a morte. O que acontece com nossa tão breve existência? Somos aqui ludibriados com os entretenimentos mundanos a fim de que jamais vejamos os perigos eternais que rondam nossa alma. Nossos esforços aqui visam alcançar aquilo que aqui ficará, porquanto nada levaremos.
         A segunda pergunta é como escapar do sepulcro: “... Ou que livre a sua alma das garras do sepulcro?”. A palavra “sepulcro” na linguagem hebraica nem sempre se refere ao lugar onde é depositado o corpo, mas sim o lugar para vai a alma. Deus se ocupa com o destino da alma e não do corpo. E o lugar de uma alma não salva é o Sheol, o terror eterno do inferno (Marcos 9:42-48). Não há poder, nem humano nem angelical capaz de livrar o homem desse destino tão horrendo. Não há oração, dinheiro, penitência, rogo, ou qualquer outra tentativa.
         Damos glória a Deus pelo tão grandioso vencedor, Cristo Jesus. Ele se tornou homem para que provasse a morte por todo homem (Hebreus 2:9). Todos os grandes heróis deste mundo morreram, mas Cristo venceu triunfante e eternamente a morte (Atos 2:23, 24). A morte não pôde reter o Autor da Vida no sepulcro. Também venceu aquele que tinha o poder da morte, o diabo (Hebreus 2:14) e arrancou da horripilante morte sua arma de vitória (1Coríntios 15:54), a fim de que os salvos pudessem ser livres para sempre da tirania da morte eterna.
         Cristo venceu a morte para que aqueles que Ele salva jamais caiam no inferno: “para que não pereçam” (João 3:16). E você, meu amigo, sua esperança está no Filho de Deus agora, arrependendo de seus pecados e crendo Nele como seu Senhor e Salvador. Sendo assim você jamais verá a morte para sempre.



Nenhum comentário: