terça-feira, 26 de junho de 2012

O NOVO HOMEM EM CRISTO (19)



Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8).
         O HOMEM EM RELAÇÃO AO SEU PRÓXIMO - AMOROSO:        “...que ames         a misericórdia...”
         Prezado leitor, já passamos pela primeira parte da exposição desse texto. Ó quanto espero que essas verdades estejam enchendo os corações de alegria, diante dessas verdades eternas exibidas da soberana graça! Temos visto em Miquéias que aquilo que a lei jamais pode nem poderá fazer, a graça realiza transformando o perdido e fazendo dele alguém justo, amoroso e piedoso.
         Caro leitor gastei um bom tempo tratando da justificação, porquanto é o tema central do evangelho bíblico; é a mensagem gloriosa da cruz; é o brado da pregação bíblica, anunciando a triste condição do homem, que tudo o que ele produz não passa de trapo de imundície (Isaías 64:6). O evangelho começa com a perfeita justiça! O evangelho desnuda o homem, leva-o ao pó, ao desespero e é nessa circunstância de arrependimento e confissão que Deus mostra a perfeita justiça do Senhor Jesus, como uma veste branca, mais alva do que a neve para cobrir e aceitar o pecador perante Ele como sem culpa.
         O segundo assunto depende do primeiro, porque ninguém poderá cumprir a exigência de Deus: “...que ames a misericórdia...”, sem que primeiro tenha sido justificado, a fim de praticar a justiça. Noutras palavras, amar a misericórdia é um ato da justiça. O leitor atento e cauteloso vai perceber que tudo cairá por terra se tentarmos inverter a ordem. Ninguém consegue amar a misericórdia, sem que tenha primeiramente conhecido o poder da justiça. A razão é que Deus não está pedindo para amar as pessoas, mas sim a misericórdia. Toda tentativa de amar nossos semelhantes, sem que antes tenhamos conhecido o poder da justificação é obra da carne e manifestação da soberba usando disfarce religioso.
         Creio que devo uma explicação melhor aos meus leitores. Quando homens e mulheres são desarmados de qualquer justiça própria; quando homens e mulheres chegam ao pó, como vermes diante de Deus; quando homens e mulheres reconhecem que nada podem, que são culpados, que realmente são dignos e merecedores da eterna condenação, então eles ficam sabendo o que realmente significa misericórdia. Quando homens e mulheres têm seus olhos espirituais abertos para contemplar a cruz, onde o cordeiro puro foi atingindo pela fúria do fogo da Ira de Deus; quando homens e mulheres estão certos que o inocente Senhor ocupou o lugar deles ali, morrendo em lugar de ímpios, profanos e atrevidos pecadores, então eles ficam sabendo por experiência própria o que realmente significa misericórdia.
         Digo mais, que o evangelho moderno que disfarçadamente entrou nas igrejas anula completamente o significado de misericórdia. Os crentes modernos largamente desconhecem o Deus que na bíblia se manifesta como o Deus que lida com os homens na base de Sua compaixão: Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia” (Romanos 9:16). Milhares de corações têm recebido uma paz que não vem de Deus, mas sim dos homens: “Dizem continuamente aos que desprezam a palavra do Senhor: Paz tereis...” (Jeremias 23:17).
         Veja caro leitor, o evangelho da justiça humilha o homem, para erguê-lo do pó e viver na plena consciência de foi alcançado pela compaixão de Deus. Os santos de Deus são homens e mulheres que agora enxergam seu próximo com misericórdia. Homens e mulheres visitados pela tão grande salvação sabem o que é o homem em Adão, assim como conhecem o homem em Cristo. Eles sabem o que significa a escravidão do pecado; sabem o que realmente significa a condenação; sabem onde poderiam estar, caso não fossem salvos, lavados e purificados pelo sangue de Cristo.

Nenhum comentário: